Representantes da IBM e de gigantes da tecnologia da informação entram com soluções para o agronegócio.
Três gigantes da tecnologia da informação marcaram presença no GAF Talks.
Evento realizado pela DATAGRO nesta quarta-feira (29), em São Paulo (SP), evidenciando que o agronegócio está no radar de empresas do porte de IBM, Microsoft e SAP.
Em suas apresentações, os representantes das multinacionais mostraram o que cada uma delas vem desenvolvendo com foco no agronegócio.
Ulisses Mello, diretor de pesquisa da IBM, falou de plataforma de inteligência artificial que a empresa está desenvolvendo para o agronegócio.
O sistema, por hora batizado de Watson da IBM;
Terá como função captar informações relacionadas ao agronegócio disponíveis em todos os bancos de dados online do planeta;
Fazer uma curadoria deste material, selecionando as fontes confiáveis via tecnologia da informação;
E entregar aos usuários recomendações sobre os mais variados assuntos, do plantio à comercialização de produtos agrícolas.
Mello apresentou um “preview” desta plataforma que na prática é uma espécie de FAQ [Perguntas e Respostas];
Sob o formato de um chat, onde o software interage com o internauta.
Já Franklin Luzes Júnior, COO da Microsoft;
Destacou o fundo de investimento capitaneado pela empresa em parceria com a Monsanto dedicado a investir em startups do agronegócio.
Segundo Franklin, agricultura de precisão, análises de dados, softwares de gestão, irrigação inteligente, serviços financeiros, captação de informações sobre animais são as áreas mais quentes para a atuação das agtechs.
Por fim, Luis Cesar Verdi, vice-presidente sênior da SAP, enfatizou que o crescimento de serviços de armazenamento de dados em nuvem será importante para democratizar as soluções de tecnologia da informação, fazendo-as chegar aos pequenos produtores.
De acordo com Verdi, nas questões de Big Data;
O compartilhamento de dados é um tema de grande conflito, que precisa ser bem debatido no setor.
O executivo da SAP mostrou, ainda, uma experiência que a empresa vem desenvolvendo nos Estados Unidos;
Com a fabricante de máquinas agrícolas John Deere, focada não na venda de equipamentos;
Mas sim na comercialização de serviços digitais para o melhor trabalho de plantio e colheita.