A abertura foi ontem dia 6/ 3 na cidade de Não-me-toque RS: Com 182 estandes de produtos coloniais, artesanato, plantas e flores, o governador José Ivo Sartori e o secretário do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, inauguraram, nesta segunda-feira (6), o Pavilhão da Agricultura Familiar, na 18ª Expodireto Cotrijal
O pavilhão conta com uma área de descanso para as famílias e algumas opções de alimentação, preparadas na hora pelos expositores.
Com 182 estandes de produtos coloniais, artesanato, plantas e flores, o Pavilhão da Agricultura Familiar na 18ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, foi inaugurado pelo governador José Ivo Sartori e o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, nesta segunda-feira (6). Em 2016, o faturamento chegou a R$ 956 mil durante os cinco dias da feira.
No total, 113 municípios estarão representados no pavilhão, que conta, em seu interior, com uma área de descanso para as famílias e algumas opções de alimentação, preparadas na hora pelos expositores. Sucos, pães, biscoitos, salames, queijos e cucas são alguns dos itens mais vendidos no pavilhão.
O governador também visitou, na Emater, a estação Caminhos da Soja, uma viagem pelo tempo e pela história da soja, que há mais de um século é cultivada no Rio Grande do Sul e deve atingir marcas recordes de produção, nesta safra. No espaço, é possível ver equipamentos, como a trilhadeira e o saraquá, além de cenários que remetem à produção e à industrialização de soja, cooperativismo, variedades e criação de organismos de pesquisa, como a Embrapa, e de campanhas para incentivar o plantio do grão no país.
Sartori também esteve nos espaços da Embrapa, onde foram apresentadas cultivares de soja e triticale, por exemplo, além de visitar os espaços da Cotrijal na feira, acompanhado de secretários, deputados e representantes do setor.
Fórum Bandeirantes
No fim da manhã, o governador participou do Fórum Bandeirantes de Ideias, na Casa da Cotrijal, que reuniu representantes do setor do agronegócio e autoridades, em reunião-almoço. Sartori saudou os 60 anos da cooperativa e a importância do setor na economia do Rio Grande do Sul. “A força do trabalho da Cotrijal e do movimento cooperativo aponta caminhos. E nós estamos trabalhando para colocar o Rio Grande nos trilhos do desenvolvimento”, concluiu.
Fonte: portalgovrs/noticias agricolas