Home Ecoverde Custos da poluição chegam a US$ 7,1 trilhões por ano

Custos da poluição chegam a US$ 7,1 trilhões por ano

por Plantão da Redação

Relatório apoiado e divulgado recentemente pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que os custos dos danos ao meio ambiente e saúde em razão da produção primária e o processamento feito em setores como a agricultura, silvicultura, pesca, exploração de petróleo e gás, mineração e utilidades chegam a 7,3 trilhões de dólares por ano.

No próximo dia 5 de junho, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados promove o Seminário Internacional Brasil/Argentina – “Indicadores de Saúde Ambiental para Metrópoles Saudáveis”. O encontro reunirá autoridades brasileiras e argentinas para discutir os progressos alcançados com o desenvolvimento do Programa Metrópoles Saudáveis e a identificação de novos rumos.

Custos – A maioria dos custos são derivados de emissões de gases de efeito estufa, 38%, seguido pelo consumo da água, 25%, do uso do solo ,24%, poluição do ar, 7%, poluição da água e do solo, 5%, e resíduos, 1%.

Para o presidente da Frente Parlamentar de incentivo à cadeia produtiva da reciclagem, o deputado federal Adrian (PMDB/RJ), a reciclagem é fator preponderante para diminuir esse montante. “A discussão sobre o reaproveitamento dos
recursos permite abrir novos caminhos e apontar novas soluções para a diminuição do impacto desses custos”, avalia o parlamentar.
Brasil – Sobre o Brasil, o relatório atentou para o fato de que 70% do desmatamento no país ser causado pela pecuária, utilizando dados de 2006 da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Devido
à magnitude do uso da terra para criação de gado no país e do alto valor dos serviços dos ecossistemas da terra virgem utilizada na América do Sul, o impacto da pecuária na região é especialmente elevada.

O deputado federal Adrian, autor do requerimento de criação do seminário, reforça que o encontro deve debater a degradação do meio ambiente e apontar novas soluções para minimizar os impactos negativos sobre a natureza e minimizar
os custos dos danos ao meio ambiente.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações