Com o intuito de promover o uso consciente da Internet, a Ibema, terceira maior fabricante de papelcartão do país, lançou a campanha #usoenãoabuso para informar os colaboradores quanto a utilização correta da ferramenta no ambiente corporativo. Por meio de peças de caráter educativo, a iniciativa implementada em agosto resultou, em dois meses, na diminuição de 20% do tráfego.
“Em determinado momento, constatamos problemas na utilização da banda larga. O consumo havia aumentado muito, mesmo com uma velocidade adequada ao número de usuários e as necessidades da empresa”, explica Danilo Torres, responsável pelo departamento de TI. A área mapeou os “vilões” do consumo: Facebook e Youtube e, para restabelecer a regularidade do tráfego, a campanha #usoenãoabuso foi desenvolvida com o apoio do setor de marketing.
As peças contextualizam as situações de mau uso da internet mais comuns e informam quais seriam os modos corretos de navegação. A utilização excessiva das redes sociais, o download de filmes, e a visualização de conteúdo inapropriado, por exemplo, são temas abordados nos e-mails marketing enviados aos 800 colaboradores.
“Optamos por um estilo de comunicação leve e bem humorado. A política da empresa não restringe o acesso à internet, por isso esperamos que a campanha estimule os colaboradores a repensarem o uso da ferramenta”, afirma Juliana Gomes, responsável pelo marketing da Ibema.
Ibema – Fundada em 1956, a Ibema é fabricante nacional de papelcartão com produção anual de 90 mil toneladas. Instalada no município de Turvo, no Paraná, a fábrica da Ibema conta com uma área de florestas plantadas de mais de 3.900 mil hectares de Pinus, além de duas usinas hidrelétricas e uma Vila Comunitária. A sede administrativa está localizada em Curitiba e o centro de distribuição direta, em Araucária, conta com uma área útil de 10 mil m2. A empresa emprega cerca de 800 colaboradores e é certificada pela ISO 9000 e pela FSC (Forest Stewardship Council). Os produtos Ibema utilizam 100% de fibras virgens oriundas de florestas renováveis e são considerados os mais brancos do mercado. (Mais informações: www.ibema.com.br)