Home Dicas Vírus no Roteador de Internet: Saiba Como se proteger

Vírus no Roteador de Internet: Saiba Como se proteger

por Paulo Fernandes Maciel

Vírus no Roteador de Internet? Saiba mais Sobre essa Ameaça e Aprenda a se Proteger

Este artigo sobre vírus no roteador foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog OverBr.

Atualmente, os vírus estão por todo lugar: na internet, em computadores, tablets, celulares…

Mas o que pouca gente sabe é que os roteadores também podem ser alvos fáceis de vírus e malwares vindos de hackers e pessoas mal intencionadas.

É uma ameaça invisível, que se instala sem que o usuário perceba e que pode causar muitos prejuízos, como o roubo de dados e direcionamento para sites falsos.

Quer saber mais sobre o como funcionam os vírus em roteador de internet e aprender a se proteger dessa ameaça? Então continue lendo!

Vírus no Roteador: Como Isso é Possível?

Em teoria, qualquer dispositivo que possua um sistema operacional ou esteja conectado à internet pode sofrer com vírus e ataques maliciosos. O roteador Wi-Fi é um dos componentes mais vulneráveis e é o que conecta você à internet.

Os vírus e outros programas maliciosos agem no DNS do roteador, mudando seu endereço e redirecionando o usuário para páginas falsas, onde golpes de extorsão podem ser aplicados.

O roteador pode ser infectado de duas formas: remotamente, sem interação com o usuário do roteador, e através da internet, onde o ataque envolve interação direta. O ataque remoto pode ser feito mesmo se o computador não estiver ligado, já que a ação é feita somente no aparelho de recepção e transmissão de sinal de internet.

Como Saber se meu Roteador está Infectado?

Saber se seu roteador está em risco ou já foi infectado não é tão simples, já que os “sintomas” são quase invisíveis.

Alguns detalhes que podem ajudar na hora de reconhecer uma invasão no seu roteador, como por exemplo a lentidão da navegação e o desaparecimento do cadeado de segurança de sites https.

Vale também dar uma olhada no controle do seu roteador: consulte o manual ou o entre em contato com o fabricante para isso.

Além disso, você pode verificar qual servidor DNS está sendo utilizado conferindo os números indicados. Se estiver ‘0.0.0.0’, significa que está tudo em ordem e que seu computador está utilizando seu provedor usual de internet. 

Como se Proteger?

Uma dica é resetar o aparelho, trocar a senha vinda do fabricante por uma nova e manter o firmware atualizado.

Além disso, é preciso manter um software de segurança multidispositivo ativo em sua máquina, para deixar o roteador e o restante de suas conexões livres de vírus e malwares.

E você? Como protege seu roteador de vírus e ataques de hackers? Compartilhe com a gente nos comentários!

Imagens: Adobe Stock (Rawpixel.com).

Você também pode gostar

Deixe um Comentário