Como funcionam os carros movidos a hidrogênio?
Como as limitações da mobilidade com automóveis elétricos são extremamente conhecidas de todos;
Os fabricantes de automóveis estão trabalhando fortemente no sentido de oferecerem no mercado carros movidos a hidrogênio.
São vários os fabricantes que através de projetos piloto de longa duração, alguns com mais de duas décadas, lutam contra o lobby do petróleo e na energia.
A Toyota abriu as hostes neste campo com o lançamento do Mirai, seguindo-se agora a Honda com o Clarity.
Ou seja, os japoneses estão apostando com maior peso neste tipo de produtos amigos do ambiente.
O armazenamento do hidrogênio na sua fase gasosa é feito em tanques comprimidos;
Tal como acontece com o Gás Natural Comprimido utilizado em alguns carros em várias partes do mundo.
No automóvel, o armazenamento é feito da mesma forma,porem com tanques de menores dimensões;
Mas ainda assim ultrarresistentes a impactos, pressão e temperatura de forma a garantir a imprescindível segurança.
Para desencadear a reação química capaz de gerar trabalho, o hidrogênio é conduzido para uma espécie de caixa (célula de combustível) onde entra em contacto com o oxigênio captado através de entradas de ar de generosas dimensões.
Desencadeada a reação química é gerada corrente elétrica capaz de acionar o motor elétrico e fazer com que o carro ande.
Ou seja, qualquer carro FCV (Fuel Cell Vehicle), a sigla utilizada para designar o carro a hidrogênio;
É no fundo um automóvel movido a eletricidade gerada por hidrogênio.
A grande mais valia dos automóveis FCV face aos elétricos EV (Electric Vehicles) é que dispensa os tempos de recarregamento das baterias.
Pelo escapamento apenas sai vapor de água que não tem qualquer impacto no ambiente.
Face aos automóveis elétricos o consumo de hidrogênio é muito inferior face à descarga da bateria dos automóveis elétricos;
Já que a compressão do hidrogênio nos depósitos é muito grande.
Dado isto o automóvel consegue uma autonomia muito maior;
Consegue percorrer uma distância muito superior face aos que dependem de uma bateria.
O tempo de reabastecimento do depósito de hidrogênio de um automóvel é cerca de 3 minutos em postos apropriados, contrastando com as horas necessárias para recarregar a bateria num automóvel elétrico.
Fonte: Explain That Stuff
Legal se der certo; Pena que a água vai ficar cara (por ser combustível) controlada pelas distribuidoras e a sede no mundo poderá ser absurda!