Como melhorar seu posicionamento no Google.
O Google é hoje uma das ferramentas mais importantes no marketing digital, funcionando a partir de um algoritmo complexo com mais de 200 critérios de rankeamento para páginas.
Neste artigo vamos apresentar um pouco sobre o funcionamento dessa ferramenta imprescindível para o trabalho de marketing digital, apresentar alguns desses fatores utilizados pelo Google e te ajudar a melhorar o seu posicionamento na plataforma.
Influência no número de cliques
O seu ranking, ou colocação, na plataforma Google influencia drasticamente nos cliques recebidos por páginas.
Com uma posição melhor, o seu tráfego orgânico se expande, trazendo um crescimento claro para os seus negócios.
Porém temos que avisar previamente que essa lista não é uma verdade absoluta: o Google nunca afirmou que utiliza todos esses 200 fatores de rankeamento.
Porém, em atualizações e declarações feitas pelo buscador, já declarou que algumas delas são reais. Essas declarações provavelmente foram feitas para impulsionar o mercado e amadurecer as ações de SEO.
O que fez com que essa lista fosse criada foram os próprios profissionais de SEO, a partir de pesquisas tanto práticas como teóricas, esses profissionais vivem tentando desvendar os mistérios do algoritmo do Google.
Ou seja, sobre essa lista de critérios podemos dizer que alguns deles são comprovados e outros são frutos de pesquisas e observações de profissionais de SEO.
Ainda assim, cada item merece a atenção do leitor.
5 principais fatores que MELHORAM no rank do Google
A lista de 200 critérios é muito extensa, vamos citar nesse artigo somente alguns dos que julgamos mais importantes em nossa experiência com SEO.
- Responsividade
O Google anunciou, em abril de 2015, que páginas responsivas a aparelhos móveis ganham melhores posições nas buscas realizadas em dispositivos móveis. Isso é muito importante considerando que em 2018, 52% no tráfego da internet foi feito a partir de aparelhos móveis.
- Palavra-chave no título
O uso da palavra-chave é essencial na otimização, e o título é um dos fatores mais importantes do SEO, então sempre lembre de inserir sua palavra-chave nele.
- A palavra-chave sendo a frase mais utilizada no documento
Uma palavra-chave deve aparecer com frequência dentro do texto, ajudando na percepção do buscador como sendo o assunto do texto. Mas cuidado, é aconselhável que sua repetição não supere a porcentagem de 2% em cima do número total de palavras do conteúdo.
- Quantidade de Conteúdo
Nem sempre menos é mais, um artigo com mais palavras pode cobrir o que os artigos curtos e superficiais não podem. Normalmente um bom artigo terá entre 600 e 800 palavras, assim garantindo uma posição melhor no SERP.
- Velocidade do carregamento da página
Acredite se quiser, o Google analisa a velocidade de carregamento da sua página e leva em conta esse fator para classificação. Recomenda-se que a velocidade de carregamento do site seja de 2 segundos.
Esses foram 5 fatores para a melhora no rank, agora citarei 5 fatores que podem te rebaixar:
Fatores que te rebaixam no ranking do Google
- Conteúdo copiado
O Google identifica facilmente o conteúdo original e rebaixa o posicionamento de quaisquer páginas que tenham copiado ele. Isso também vale para imagens dentro da página.
- Erros de HTML
Códigos HTML muito desorganizados mostram para o Google que a página não possui qualidade, é sempre bom organizar bem o funcionamento interno do seu site para garantir que isso não se torne um problema.
- Erros ortográficos
O Google valoriza os sites que não possuem erros ortográficos ou gramaticais em várias línguas, inclusive em Português.
Ele leva em conta que sites mal escritos podem ser um sinal claro de SPAM.
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LINKS QUEBRADOS
Links levando a páginas inexistentes ou imagens que não carregam são um sinal claro de que o conteúdo da página está defasado ou que é de má qualidade.
- Inatividade
Páginas que apresentam por períodos extensos mensagens de manutenção ou erros internos de servidor e página não encontrada (Erro 500 e 404 respectivamente) vão cair no posicionamento.
Em casos mais extremos a página pode simplesmente deixar de ser indexada.
O valor de uma consultoria
Caso seja novato na área, é sempre bom passar por uma consultoria SEO antes de lançar textos ou páginas novas na rede.
Esse tipo de serviço poderá verificar previamente qualquer fator que vá te prejudicar perante o rank do Google e com certeza trará uma quantidade elevada de cliques para sua página, aumentando o tão desejado tráfego orgânico.
Mesmo sem o controle total do algoritmo do Google, um bom consultor sabe que ações tomar para melhorar seus conteúdos e seu site, de modo que mostre bons resultados a curto e longo prazo.
E como já foi falado anteriormente, melhorar sua posição nos buscadores é essencial para o crescimento do seu tráfego de forma saudável, natural e longínqua.