Home Dicas [tutorial] Melhorar o desempenho de uma rede Wireless

[tutorial] Melhorar o desempenho de uma rede Wireless

por Agência Canal Veiculação

Há muito tempo, ter uma rede Wireless em casa deixou de ser um conforto e passou a ser uma necessidade. E a dependência por essa tecnologia torna-se cada vez mais evidente já que ela é utilizada tanto na vida pessoal, como profissionalmente, mesmo estando em um ambiente doméstico. Porém, nem sempre a instalação e configuração de uma rede Wireless são tão simples quanto parece.

Usuário precisa observar a tecnologia mais adequada, além de avaliar aspectos que podem obstruir o sinal

Ao observar alguns aspectos da tecnologia e do ambiente pode-se reduzir ou evitar problemas de conexão provenientes da rede Wireless. Marcos Passos, especialista em Wi-Fi da Nap IT, empresa brasileira especializada em consultoria de redes corporativas e integração de soluções em TI, oferece um passo a passo para auxiliar os usuários na obtenção de uma rede mais eficaz.

 

1 – Defina a cobertura de sinal Wireless

O recomendável é que se faça um rascunho da planta da casa, dando atenção especial a ambientes como banheiros, cozinhas, corredores, quantidade de paredes, elementos decorativos ou construtivos – como espelhos, colunas paredes com revestimentos –, entre o local onde fica o Access Point (AP) e ponto mais distante em que o usuário deseja ter sinal.

 

2 – Recomendações

Não instale Access Points em mesas pequenas e baixas a ponto de estarem próximas ao piso. A não ser que queira o sinal apenas para o local em questão, por exemplo, sua sala. Também não instale o Access Point atrás de TVs LCD, dentro de estantes ou armários. O AP deve estar livre e visível. O ideal é que o equipamento seja preso ao forro com a antena voltada para baixo.

 

Evite instalar o AP na parede ou em colunas, principalmente se forem limítrofes da residência, pois o sinal estará sendo desperdiçado. Não posicione as antenas externas de maneira inclinada, elas devem sempre estar em ângulo reto e, preferencialmente vertical. Espelhos podem atrapalhar na transposição do sinal Wireless. Portanto, uma parede espelhada é um obstáculo maior do que apenas uma parede por conter chumbo na composição.

 

3 – Avaliar interferências

Os equipamentos Access Point disponíveis no mercado operam, basicamente, em duas faixas de frequência: a de 2.4GHz e de 5GHz. Onde temos as diferenças básicas de maior abrangência e sensibilidade a interferências, e menor abrangência e menor sensibilidade à transferências, respectivamente.

Por ser a frequência padrão de mercado, a faixa de 2.4GHz possui uma saturação natural, principalmente em prédios, onde praticamente todos os moradores possuem um equipamento que opera nessa frequência. Essa faixa também sofre interferências causadas por outros equipamentos, como fornos micro-ondas e telefones sem fio.

 

A faixa 5GHz não sofre tanto com interferência, entretanto é menos capaz de transpor obstáculos, porém é muito específica, somado ao fato de que ainda não é padrão para todos os dispositivos.

 

Para uma análise de interferências em seu sinal, sugerimos que se utilize de programas gratuitos comoWi-Fi Analyzer para celular, ou INSSIDER para PC e verifique como as outras redes Wireless afetam seu sinal.

 

4 – Segurança

Para evitar que usuários não autorizados acessem sua rede, use senhas mais complexas, que contenham letras, números e caracteres especiais; use autenticação WPA 2 e Criptografia AES; troque a senha a cada 30 dias; cadastre os equipamentos que podem acessar a rede em seu Access Point, negando entrada a equipamentos estranhos, o que pode ser feito no “console” do dispositivo por meio de configuraçõesavançadas.

 

5 – Instalar ou mudar a posição do Access Point

O melhor é posicionar o Access Point de maneira que o sinal gerado tenha a melhor propagação, reduzindo o número de obstáculos que o sinal precisa atravessar. Os Access Points usados em residências são omnidirecionais, ou seja, propagam sinais para todos os lados.

 

6 – Troca de antena

Não são todos os Access Points que permitem troca de antena. Por isso, nem sempre é possível resolver problemas dessa maneira. Porém, nos aparelhos que possuem essa opção, primeiro verifique se a antena de seu equipamento possui ganho inferior a 5DBi e, caso se confirme, busque no mercado antenas de ganho maior, mas sempre tendo como premissa a aquisição de itens homologados ou original do fabricante.

 

7 – Troca do Access Point

As especificações técnicas do Access Point são muito importantes. Se já tiverem sido tomadas as principais medidas sugeridas anteriormente e o problema persistir, considere a troca do equipamento por outro mais moderno e potente. Recomenda-se equipamentos de grandes fabricantes e que possuam duas antenas, evitando os que possuem ganho de antena menor que 5DBi.

 

8 – Instalando Access Point adicional

Em um ambiente maior, é necessário aumentar a quantidade de Access Point para garantir a cobertura, pois, independente do equipamento e a adoção das recomendações básicas, existe uma limitação de cobertura. Nesses casos recomenda-se aquisição de mais equipamentos, os quais garantirão a cobertura de sinal em toda a área desejada.

 

Sobre a Nap IT

A Nap IT – Network Solutions é uma empresa brasileira especializada em consultoria de redes corporativas e integração de soluções em TI. Fundada em 2011, deu início a sua operação atuando dentro de um novo conceito, o Tuning de Rede, pelo qual a customização torna as tecnologias aptas a operarem em alta disponibilidade e com o máximo de performance disponível. A aplicação do conceito é realizada pela análise e configuração customizada dos equipamentos, para que a rede atinja seu potencial máximo, com alta performance e elevados níveis de estabilidade e segurança.

 

Na área de integração, associa qualidade e agilidade na prestação de serviços a tecnologias de ponta. A Nap IT ainda fortalece seu diferencial de qualidade pelo plano de certificações técnicas ministrado em seus consultores na linha das soluções Cisco. Com um portfólio completo de serviços, a Nap IT oferece ainda outsourcing, cabeamento estruturado, monitoramento de infraestrutura, certificações e venda. E nas soluções específicas para desempenho de rede, entrega gerenciamento de projetos e análise de rede; otimização, implementação e segurança de rede; e gestão de telefonia.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações