Home Dicas [tutorial] Como proteger e configurar roteador D-Link

[tutorial] Como proteger e configurar roteador D-Link

por Agência Canal Veiculação

Neste mês repercutiu uma pesquisa que mostrava que roteadores sem segurança estão sendo utilizados como porta de entrada para hackers em vários países, inclusive no Brasil.

O risco bate à porta principalmente dos usuários que ainda não alteraram as configurações de segurança dos roteadores, usando ainda “admin” como login e senha de seus equipamentos. Para auxiliar quem não está acostumado a esses processos a D-Link, fabricante de soluções de rede, monitoramento e soluções de cloud computing para empresas e residências, aproveita para reforçar algumas dicas de segurança úteis:

  • Troque a senha de acesso padrão do seu equipamento, utilizando uma combinação forte, preferencialmente alternando com letras e números;
  • Mantenha o equipamento atualizado com a última versão de firmware;
  • Utilize criptografia WPA2 em rede wireless;
  • Mantenha desabilitadas as funções de acesso remoto via HTTP e Telnet caso não vá utilizá-las;
  • Habilite “Graphical Authentication” Captcha;
  • Habilite HTTPS;
  • Altere o número destinado à porta HTTPS.

A D-Link também alerta para outros riscos, como ataques que acontecem por malwares recebidos via e-mails, instalados nos dispositivos ao acessar sites ou fazer downloads. Para evitar isso, é importante seguir algumas orientações:

  • E-mails: Não abra e clique em links de pessoas desconhecidas;
  • Sites: Não entre em sites ou clique em links desconhecidos;
  • Download: Cuidado ao fazer um download, tenha certeza que o site/torrent/P2P em questão seja confiável;
  • Sempre use e mantenha o antivírus atualizado;
  • Use um Firewall no computador.

Se o seu roteador é D-Link, veja abaixo como alterar sua senha, além de outras dicas de segurança:

Altere a Senha

  • Para trocar a senha de seu roteador D-Link, é necessário fazer login nas configurações do seu dispositivo. Para isso, vá à barra de navegação do seu navegador e digite “http://192.168.0.1”. Em seguida, preencha os campos da tela de boas vindas com “Admin” em “user name” e deixe o espaço “password” em branco.

3050938585

Após acessar, é hora de trocar a senha. Na barra do início da página, selecione “Maintenance” e em seguida “Admin Setup”. Nesse espaço, é possível alterar a senha. Recomendamos uma senha complexa, com letras e números.

305093918

Filtre os endereços MAC

  • Filtrar os endereços MAC significa controlar quem tem acesso à rede sem fio. Para fazer isso, vá à tela inicial de configuração do roteador como antes, mas desta vez selecione “Advanced” na aba e selecione “Network Filter”. Em seguida, escolha a opção “Turn MAC Filtering ON and ALLOW computers listed to access the network”. Ao selecionar isso, você consegue controle para listar os computadores que poderão utilizar sua rede e encontrará esta tela:

rules

Agora, é só digitar o nome e o endereço MAC dos computadores que você autoriza usufruir da sua rede, sem esquecer-se de começar pela máquina que estiver utilizando para fazer tais configurações. Depois de listar, clique em “Save settings” no topo da tela.

Para facilitar ainda mais esse processo de configuração, a D-Link desenvolveu um aplicativo para celular, oQRS Mobile, com o passo a passo da instalação. Visite o site e veja a lista de equipamentos que suporta esse app, que está disponível no Google Play e na Apple Store.

Caso os consumidores tenham dúvidas e necessitam de ajuda a D-Link coloca à disposição seus canais de suporte:
Pelo site:
http://www.dlink.com.br/suporte

Por e-mail:
[email protected]

Pelo telefone:
Atendimento disponível de segunda a sexta das 8h às 17h
São Paulo e Grande São Paulo: 11 2755 69 50
GO: 4052 18 50 (Ligação Local)
Nordeste: 0800 70 24 104
Demais cidades: 4062 18 50 (Ligação Local)

Você também pode gostar

Deixe um Comentário