5 tendências para o setor de tecnologia em 2025
De low-code a gamificação em cibersegurança, e outras tecnologia são Tendências da revolução que digital estão redesenhando os principais setores corporativos, com inovações que prometem ampliar a eficiência, produtividade e segurança das empresas
Segundo estudo do Gartner, as tendências tecnológicas estratégicas para 2025 incluem agentes de IA autônomos e plataformas de governança ética. Isso significa que avanços em inteligência artificial, automação e a própria segurança da informação devem transformar o ambiente corporativo nos próximos anos.
Essas inovações trazem novas possibilidades para aumentar a eficiência operacional, responder a demandas por sustentabilidade e criar experiências mais imersivas e conectadas. CIOs e líderes de TI devem acompanhar de perto essas tendências, avaliando como elas podem moldar os negócios e impulsionar as estratégias digitais das organizações.
Confira abaixo algumas das tendências que devem moldar o setor de tecnologia em 2025.
Inteligência artificial e low-code
A aceleração da transformação digital tem sido um dos principais vetores de crescimento no mercado global de tecnologia, e o desenvolvimento low-code está no centro dessa revolução. Rui David, head de digital da Mirante Tecnologia, observa que essa abordagens (Tendências) “não apenas democratiza o desenvolvimento de software, mas também capacita áreas de negócio a criarem soluções rapidamente, reduzindo os ciclos de entrega de produtos”.
Empresas brasileiras estão intensificando o uso de low-code para atender a demandas complexas de forma mais ágil e eficiente. No Brasil, cerca de 69% dos CIOs já utilizam essa tecnologia, enquanto 31% expressam interesse crescente, conforme pesquisa da OutSystems. Rui destaca que projetos de alta complexidade estão sendo entregues em tempo recorde graças a essas plataformas, o que representa um salto na produtividade e na eficiência das equipes envolvidas.
Além de low-code, outras inovações tecnológicas e Tendências prometem transformar setores variados. A Mirante aposta fortemente em inteligência artificial (IA) para 2025, já tendo desenvolvido um framework que incorpora ferramentas de IA para acelerar a produtividade, sem substituir as pessoas.
Esta cocriação das pessoas com a IA está sendo aplicada para automação de processos e otimização de recursos, especialmente em áreas como segurança de dados sensíveis e eficiência operacional. “Acreditamos que o futuro da tecnologia vai requerer ainda mais colaboração entre soluções ágeis e sistemas baseados em inteligência artificial. O impacto será profundo. Podemos citar, por exemplo, a área da saúde, onde devemos ter desde diagnósticos médicos mais precisos até a automação inteligente em tempo real”, finaliza Rui.
ERP: o centro estratégico da transformação digital
Em 2025, o ERP (Enterprise Resource Planning) continuará a evoluir, consolidando-se como uma peça central para a gestão estratégica das empresas. Segundo a Zucchetti, multinacional italiana de softwares de gestão, os sistemas ERP têm deixado de ser apenas ferramentas de controle operacional para se tornarem plataformas inteligentes, capazes de integrar diferentes áreas do negócio e oferecer análises preditivas baseadas em dados. “Estamos observando uma crescente demanda por ERPs que se destacam pela capacidade de adaptação às necessidades dos clientes, que muitas vezes tem processos específicos e também pela integração com tecnologias avançadas, proporcionando conectividade e eficiência aprimoradas”, afirma a diretora da frente de ERP na Zucchetti Brasil, Raquel M. Coser de Oliveira.
Essa transformação é impulsionada pelo aumento da complexidade nos negócios e pela necessidade de tomar decisões rápidas e assertivas em um ambiente cada vez mais dinâmico. “As empresas precisam de soluções que conectem todos os pontos da operação, desde finanças e logística até experiência do cliente, gerando insights em tempo real para otimizar a performance”, complementa a executiva. No contexto de 2025, o ERP será um habilitador essencial para a transformação digital de empresas de todos os portes, especialmente na busca por competitividade e escalabilidade.
Um exemplo dessa evolução é a Mik Especialista, solução baseada em IA generativa integrada ao ERP WK Radar, da WK. Lançada em 2024, a ferramenta permite que gestores consultem dados financeiros de empresas diretamente por aplicativos de mensagens, transformando o ERP em um consultor estratégico disponível 24 horas. “A Mik Especialista em Finanças responde a perguntas complexas de forma humanizada. No WhatsApp ou no Telegram, você pode simplesmente mandar um áudio, falando do jeito que sempre fala no dia a dia, e ela entende tudo. Não precisa de linguagem técnica ou formalidade”, explica Marcio Tomelin, Diretor de Produto e Mercado da WK.
A solução elimina a necessidade de aplicativos adicionais, integrando-se ao fluxo de trabalho diário dos gestores. Além de economizar tempo, a Mik Especialista em Finanças oferece insights estratégicos e personalizáveis, preparando o ERP para o futuro da gestão empresarial. “Soluções que aplicam IA Generativa em diferentes áreas corporativas terão relevância ainda maior em 2025. Gestores de empresas não podem mais ficar de fora: a inovação é um caminho sem volta”, diz Tomelin.
Telefonia com Inteligência Artificial é mais uma das Tendências
A inteligência artificial (IA) tem ganhado espaço em muitas frentes no dia a dia das empresas, em especial em processos de atendimento ao consumidor, redefinindo como as interações ocorrem e tornando estes processos mais eficientes. Na SIPPulse, nossas plataformas de atendimento ao consumidor, introduzimos IA para aprimorar ou mesmo introduzir novas funções como, entre muitas outras, a análise de humor, que interpreta o tom da conversa com o consumidor para melhor atender; a automatização de processos de atendimento, permitindo respostas mais rápidas e precisas, e o uso da IA. para a análise do conteúdo das interações o que ajuda a qualificação dos principais eventos que geram a necessidade de contato do consumidor com a empresa.
“A IA pode transformar o processo de atendimento oferecendo automação e padronização em processos repetitivos e assim oferecendo uma experiência realmente personalizada, inclusiva e eficaz ao cliente além de oferecer informações mais qualitativas e completas para avaliação da experiência do usuário, não só com o atendimento em si mas o que levou o consumidor a contactar a empresa”, afirma John Kinney, Diretor Geral da SIPPulse. Essas mudanças apontam para um cenário onde o atendimento ao consumidor não ser apenas uma obrigação, mas sim uma ferramenta para melhor entender e estreitar a relação com o consumidor.
Automação de processos fiscais e redução de tarefas repetitivas, com uso de IA
Três tendências se destacam para 2025, para empresas que buscam melhorar a eficiência e a conformidade fiscal. De acordo com o CEO da Midas Solutions, Claudio Cesar Fernandes, a automação de processos fiscais, a integração de Inteligência Artificial (IA) e análise de dados, e a redução de tarefas repetitivas devem ser os pilares que moldarão a gestão fiscal no futuro próximo. Em 2025, espera-se que as empresas adotem soluções cada vez mais sofisticadas para automatizar tarefas repetitivas e que exigem grande volume de dados, como o processamento de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e).
A automação acelera o tempo de processamento, reduz erros humanos e o retrabalho, garantindo maior precisão na gestão fiscal e tributária. Outra tendência é a utilização da Inteligência Artificial (IA) e das ferramentas de análise de dados para aprimorar a conformidade fiscal. Com os desafios impostos pela Reforma Tributária, ferramentas baseadas em IA podem detectar inconsistências nos documentos fiscais, identificar padrões e até antecipar riscos de não conformidade. A automação, em conjunto com a IA e análise de dados, proporcionará maior controle sobre o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias, minimizando erros, identificando irregularidades de forma proativa e permitindo uma gestão mais transparente.
Gamificação na cibersegurança uma das Tendências que veio para ficar
Em 2025, a gamificação ganhará ainda mais força e se tornará uma das principais ferramentas para fortalecer a cibersegurança. Já está comprovado que métodos tradicionais e punitivos não promovem uma comunidade engajada em torno da segurança digital e, em muitos casos, acabam desmotivando os colaboradores a aprofundarem seus conhecimentos sobre proteção online.
Aval do Especialista
Segundo Vinicius Perallis, CEO da Hacker Rangers, uma plataforma SaaS 100% gamificada para conscientização em segurança cibernética, transformar treinamentos em experiências interativas não apenas engaja as equipes, mas também promove uma cultura de defesa proativa contra ameaças digitais. “Por meio de competições saudáveis e elementos lúdicos, é possível estabelecer uma nova cultura organizacional dentro das empresas, fortalecendo a segurança dos dados corporativos e, ao mesmo tempo, garantindo a conformidade com normas obrigatórias, como a LGPD e o Compliance”, finaliza.