Home Dicas Startup: Como fazer o seu negócio dar certo

Startup: Como fazer o seu negócio dar certo

por Paulo Fernandes Maciel
negócio

Startup: como fazer o negócio dar certo e ser sem dúvida o melhor para você.

startup brasil aceleradora
O Porcentual de sobrevivência ainda é baixo no Brasil.

O professor do ISAE — Escola de Negócio dá dicas para boa administração.

As startups continuam sendo as apostas do mundo dos negócios e vêm ganhando cada vez mais espaço e incentivo no Brasil.

No ano passado, a Financiadora de Pesquisas e Estudos (Finep), do Ministério da Ciência e da Tecnologia,

anunciou um plano para investir em pelo menos 50 startups no país que faturem até 3,6 milhões anuais (cada uma receberá até R$ 1 milhão).

Fomentar o mercado é essencial, porém, é preciso estratégia além do capital para sobreviver.

A pesquisa do Sebrae mostra que 50% das startups no Brasil morrem em menos de cinco anos.

Mesmo com toda a expansão o número de investidor anjo ainda é baixo e muitas vezes esses acabam por assumir a Startup ao invés de levá-la a um porto seguro.

Leia também: – Dez regras de ouro para startups

São vários fatores que levam a esse alto porcentual, mas há quatro principais.

Diz o professor de estratégia e inovação do ISAE — Escola de Negócio, Sérgio Itamar.

 

Startup – Quatro Principais Fatores que Levam ao Insucesso das Startups

Produtos pouco criativos, capital insuficiente/ausência de viabilidade do negócio, sócios sem sintonia e equipe despreparada.

“Ainda há uma falta de preparo do empreendedor para o mundo dos negócios.

Uma preparação adequada economiza muito tempo e dinheiro.

O empreendedor não pode negligenciar o estudo e a sua preparação como executivo, inclusive buscando experiências anteriores”;

Salienta o professor.

Como a startup já nasce com vocação para grandes proporções e alcance, os erros podem causar impactos significativos, salienta Itamar.

“Os erros de gestão e estratégia, na administração e no controle e prioridade de gastos e fluxo financeiro e no acordo com acionistas devem ser tratados com o devido cuidado”;

Comenta o professor.

Leia também: – IBM e Startup Farm buscam top startups de Blockchain

O que fazer

Sérgio Itamar frisa que o empresário que começou uma startup deve buscar em primeiro lugar uma organização de apoio a empreendedores.

O ISAE, por exemplo, conta com o programa Aceleradora ISAE Business, que apoia projetos e empresas de alunos com ações que incluem networking, capacitação e mentoria, realizada por profissionais, consultores e professores da instituição (todos os anos é aberta também uma vaga para a comunidade).

“Consulte empreendedores com experiência e aprenda o máximo que puder.

Um empreendedor de sucesso jamais deixa de aprender e buscar fontes de aperfeiçoamento.

Seja humilde em admitir e buscar oxigenio ao negócio, o conteúdo que lhe falta”;

É o que frisa o professor.

Itamar lembra: o empreendedorismo é, acima de tudo, uma postura.

“Então, apesar da importância indelével do preparo pessoal e das competências administrativas, é preciso realizar, fazer acontecer.

Não esquecer de seu papel na liderança e protagonismo nessa aventura pelo mundo dos negócios”.

Completa o especialista.

 

Startup – Entenda os Principais Conceitos

Startup tem como conceito uma empresa emergente e pode ser definida por uma empresa iniciante.

As startups são geralmente de base tecnológica (devido ao baixo custo de investimento) e são possuidoras de um espírito empreendedor.

Além disso, elas possuem uma frequente busca por um modelo de negócio inovador.

E esse modelo de negócio inovador que agregará valor às startups.

Modelo de negócio escalável, a partir de uma ideia inovadora e a baixo custo, define uma startup.

 

O vídeo abaixo do Saiba + da TVNBR elucida de forma mais clara o conceito de startup.

Ele traz uma entrevista com a Claudia Bonifácio, analista da unidade de atendimento coletivo de serviços do SEBRAE DF.

Confira a entrevista sobre startup:

 

Startup – Cases de Sucesso

Um grande case de sucesso é o aplicativo de transporte Uber.

Ele faz a intermediação entre motoristas e pessoas que necessitam de locomoção (e pagam por isto), é um grande case de sucesso.

Conhecido mundialmente, o Uber é remunerado através de percentuais de comissão pela intermediação entre motoristas e usuários.

Outro case de sucesso é o Cleaner.

Cleaner é um aplicativo especializado na otimização de funcionamento de computadores e dispositivos que usam o sistema operacional Windows, Android e Mac OS X.

O Cleaner é disponível de forma gratuita.

E a empresa é remunerada através de anúncios que rodam nos aparelhos dos seus usuários.

Startup – Dicas de Literatura

Se você pretende iniciar ou evoluir com sua startup, sugerimos a leitura de alguns livros que poderá auxiliar no sucesso do seu negócio.

 

O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas

Autor: Ben Horowitz / Tradutor: Marcelo Brandão Cipolla

Em O lado difícil das situações difíceis, Ben Horowitz, cofundador da Andreessen Horowitz e um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis – aqueles de que as faculdades de administração não tratam.

Horowitz, grande fã de rap, ilustra as lições empresariais com letras de suas músicas favoritas e fala a verdade nua e crua sobre os assuntos mais espinhosos, desde como demitir um amigo até saber o melhor momento para vender a empresa. Confira!

 

A Startup Enxuta

Autor: Eric Ries

Como os empreendedores utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas na vanguarda do empreendedorismo do século 21, Eric Ries criou uma abordagem revolucionária para a administração, que gerou um movimento que está transformando a maneira como os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados.

Esses princípios se aplicam a todos aqueles que procuram construir produtos verdadeiramente novos sem desperdício, que podem ser utilizados tanto por startups de empresas de garagem quanto por inovadores presentes nas grandes empresas.

Ries, que é empreendedor residente na Harvard Business School, também define desperdício como “toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes”.

Trazendo histórias da vida real e lições aprendidas de algumas das empresas mais dinâmicas da atualidade, o autor descreve um plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto. Confira!

 

De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício

Autores: Blake Masters e Peter Thiel / Tradutor: Ivo Korytowski

Para Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, como o Facebook, o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional.

O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social.

Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas. É mais fácil copiar um modelo que criar algo novo.
O progresso vem do monopólio, não da competição.

Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio.

E qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio.

Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto.

A competição destrói os lucros dos indivíduos, das empresas e da sociedade como um todo.

De zero a um:

O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício não oferece fórmula para o sucesso.

O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir.

Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1.

No livro, o autor revela como construir empresas que criem coisas novas.

Apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação:

Ensina você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados. Confira!

 

#VQD – Vai que dá!: Dez histórias de empreendedores que transformaram sonhos grandes em negócios de alto impacto

Autor: Joaquim Castanheira

Este livro reúne a origem de dez empreendedores que estão transformando o Brasil com o impacto dos seus negócios.
Qual seria o melhor sinônimo para “empreender”?

Quando ouve essa pergunta, Jorge Paulo Lemann, talvez o mais bem-sucedido empresário brasileiro, costuma responder:
“Vai que dá!” .

Essas três palavras traduzem o espírito dos empreendedores de alto impacto: um otimismo incurável, a paixão pelo negócio que criaram e a vontade contagiante de fazer acontecer.

Este livro reúne a origem de dez empreendedores que estão transformando o Brasil com o impacto dos seus negócios.

Suas histórias, comentadas por mentores que acompanharam de perto seus desafios, mostram que não há um trilho definido para o sucesso que possa ser explicado por teorias e manuais.

As trajetórias de cada um deles seguem um caminho próprio, que se cruzam apenas no brilho nos olhos com que cada um fala de sua jornada e de sua capacidade para resolver problemas da sociedade.

O exemplo desses empreendedores tem o enorme poder de inspirar e motivar aqueles que querem encontrar os seus próprios caminhos no mundo do empreendedorismo.

Para essas pessoas, Vai que dá! é leitura obrigatória. Confira!

 

A Revolução das Startups – O Novo Mundo do Empreendedorismo de Alto Impacto

Autor: Bruno Perin

Imagine você entrando em um super parque de diversões, são tantas possibilidades que até poderia se perder.

Assim, está o mundo do empreendedorismo de alto impacto hoje, são tantas oportunidades e consequências, que é normal ficarmos com aquela sensação de estar meio perdidos.

Este é o livro, que lhe mostra o que está acontecendo, como e por que agora é o melhor momento de você aproveitar tudo que existe neste universo.

Você compreenderá de uma vez por todas, o que são as Startups, suas principais características, por que elas são tão divertidas e os novos conceitos de empreendedorismo que trouxeram ao mundo.

Ainda, como são os novos ambientes dos empreendedores, suas ideias inspiradoras e como funcionam seus investimentos e competições.

A ideia é que as conversas daqui em diante sejam divertidas e inspiradoras.

E quando lhe perguntarem sobre essa loucura de novos negócios que mudam a nossa realidade, ou o impacto que algum app tem feito a sua vida, você diga:

“Claro, eu entendo bem deste universo, vem cá que te explico!”. Confira!

 

Você pode ler outros conteúdos sobre startup no OverBr.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações