Home Dicas Saiba utilizar Inteligência Financeira para as compras de Natal

Saiba utilizar Inteligência Financeira para as compras de Natal

por Paulo Fernandes Maciel
Cesta compras Portal Termomecanica

A inteligência financeira é importante nas compras

O fim de ano se aproxima e, com ele, traz eventos importantes para a grande maioria das famílias brasileiras: as confraternizações de Natal e Ano Novo. Dezembro, mês que reúne estes eventos, é talvez a etapa do ano em que as pessoas ficam mais sentimentais, e isso acontece muito por conta do fechamento de mais um ciclo. Porém, esse lado emotivo também tem muita relação com as celebrações que marcam toda uma história. É o momento de relembrar fatos e períodos importantes que foram vividos. Tempo de presesentear parentes amigos e colaboradores; e a inteligência financeira deve ser levada em conta para evitar endividamento.

Mas, esse coração “mole” pode ser um grande problema. Isso porque tamanho sentimentalismo pode ser a brecha que faltava para que as pessoas abram a carteira de maneira desordenada, como se não houvesse amanhã. Uma compra para fulano aqui, um outro gasto impulsivo ali e, ao fechar a fatura do mês, percebe que o orçamento está estourado, perdendo assim quase que o total controle dos gastos no fim do ano. Por isso, a importância da Inteligência Financeira. E uma das maneiras de alcançar isso, é saber como usar o cartão de crédito de forma inteligente

inteligência financeira

De maneira resumida, é ela quem vai te ajudar a identificar e ter a noção de que você fez uma compra por impulso ou perdeu um pouco do controle de suas finanças. E, para um próximo começo de ano saudável, estar com saldo positivo pode ser fundamental. Por esta razão, é muito importante evitar o endividamento neste fim de ano, ainda mais em um momento em que a economia não é favorável, muito por conta da alta inflação e juros em elevação. Mas calma, podemos te ajudar. Acompanhe com a gente!

Dicas de inteligência financeira para as compras de Natal 

Antes de mais nada, não é que você tenha que deixar de lado seus costumes em presentear e realizar confraternizações de fim de ano, pelo contrário, você pode sim curtir esse momento, mas, desta vez, sem o risco de comprometer o orçamento. Nas linhas abaixo, vamos te ajudar a como organizar melhor suas finanças para estas celebrações e, o melhor, com dicas indispensáveis para a sua saúde financeira daqui para a frente, protegendo seu orçamento, confira: 

1. Analise o seu orçamento

Verifique todas as suas despesas, como Cartão de Crédito, contas de água, luz e afins. Não esqueça de incluir na lista alguns gastos que costumam aparecer no início do próximo ano, como a compra de materiais escolares, por exemplo. Muitas vezes ainda podem surgir despesas como o IPVA, IPTU e outros impostos. Aqui, é fundamental conhecer a fundo seus gastos e receitas antes mesmo de fazer qualquer compra para não perder o controle financeiro. Como fazer isso? Atualize sua planilha de gastos e, nela, relacione todas as receitas e despesas. Se você não tem o costume de fazer esse controle, comece o quanto antes, pois ainda há tempo.

2. Estabeleça um teto de gastos nas compras de Natal

Essa etapa depende muito da dica anterior, pois é necessário conhecer o orçamento disponível para, então, decidir o quanto poderá utilizar para comprar novos presentes. Portanto, com o orçamento em ordem, você consegue avaliar melhor a sua saúde financeira e o quanto tem disponível para as compras de fim de ano. 

Mas atenção: caso esteja com o orçamento apertado, ou com contas em atraso, priorize regularizar tudo. E mais, não gaste todo o seu 13º salário em presentes. Afinal, você terá outros gastos ao longo do próximo ano e esse montante poderá ser conveniente lá na frente. Então, se possível, guarde uma parte para fazer um investimento futuro ou rechear sua poupança.

3. Faça uma lista simplificada

Identifique quem você irá presentear. Mas não se esqueça, é tempo de economizar, proteger seu orçamento financeiro e, sempre que possível, poupar. Diante disso, nada de compras impulsivas e exageradas na hora de presentear as pessoas queridas. Além disso, reveja sua lista, e busque encontrar outras maneiras de manifestar seu carinho, como um cartão de Natal, uma visita, uma mensagem ou até mesmo um telefonema.

4. NÃO compre de última hora

Comprar às pressas nunca é uma boa ideia! Se possível, realize suas compras com bastante antecedência, mas de forma organizada. Isso, sem dúvidas, vai te ajudar a optar pelas melhores escolhas, além de contar com mais facilidade de negociação com o vendedor. E sem contar que, de última hora, você corre o risco de enfrentar lojas lotadas e, assim, perde a chance de escolher bem, economizar e negociar.

5. Aproveite as promoções

E, por fim, aproveite as ofertas que aparecem em lojas físicas ou na Internet. Avalie com muita atenção e cuidado para distinguir se o valor foi de fato reduzido ou se é apenas uma estratégia para enganar o consumidor. Quanto mais promoções você conseguir aproveitar, maiores serão as chances de dar melhores presentes com um valor mais em conta.

Boas compras de olho na inteligência financeira

Pronto! De agora em diante você já tem as informações necessárias para fazer boas compras de Natal e Ano Novo para agradar quem ama, e o melhor, sem gastar muito! Crie a sua lista, defina o seu orçamento e não sinta vergonha em negociar preços. Sem dúvida, seus familiares e amigos vão valorizar o seu gesto de carinho.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações