Como funciona o sistema de resfriamento da tocha no corte a plasma automatizado?
Os sistemas de resfriamento de tocha da máquina de corte a plasma são muito semelhantes aos utilizados nos motores automotivos.
Ou seja, ambos usam água e líquido refrigerante, uma bomba, mangueiras de resfriamento e um trocador de calor para remover a energia da fonte de calor.
Em uma tocha plasma, por exemplo, a fonte de calor é uma câmara de plasma que está situada dentro da tocha, onde a temperatura do arco pode chegar a 22.000 Fº.
Quando este número é transformado à celsius, fica claro que a temperatura é muito quente.
Para barrar o aquecimento crescente e, consequentemente, uma possível falha na máquina em função da alta temperatura, o resfriamento é realizado através da condução térmica.
Processo de resfriamento
A energia sai do arco em forma de raios ultravioletas intensos e, em seguida, o calor dirige-se para fora da tocha por meio do ar ou gás em movimento – no caso, o plasma.
Por fim, o sistema de resfriamento conduz, com o auxílio da água, o calor para longe da tocha.
Líquido refrigerante da tocha
O líquido refrigerante da tocha deve ser específico para o segmento, ou seja, não utilize os mesmo aditivos usados em motores de automóveis, pois eles causarão o efeito contrário e irão esquentar tanto a tocha quanto a bomba.
A principal dica para encontrar o líquido ideal é que ele deve ser anticorrosivo, ou seja, que evita a oxidação das extremidades da tocha e não conter álcool.
Outro ponto muito importante é que o líquido não conduza eletricidade, pois conduzindo eletricidade, ele pode causar danos irreparáveis no sistema.
Sempre opte por produtos que mantenham o sistema nas temperaturas ideais para a conclusão dos trabalhos, como ocorre com o líquido refrigerante comercializado pela Megaplasma, empresa de tochas e consumíveis.