Aumento da inflação faz com que brasileiros busquem ganhar dinheiro online, estimulando a procura por renda extra na internet.
Depois de mostrar sinais de recuperação, a economia brasileira voltou a sofrer com a recente paralisação dos caminhoneiros, motivada pelo aumento do preço da gasolina e do diesel.
A greve, que afetou o abastecimento em todo o Brasil, puxou para cima os preços, sobretudo dos alimentos:
O preço da batata aumentou 17,5%, as hortaliças, 4,1% e o leite ficou 2,6% mais caro.
Alguns vilões reapareceram
Mas, segundo o IBGE, os maiores vilões que impulsionaram o índice da inflação de maio para 0,40% foram a energia e, claro, os combustíveis.
Outro fator limitador das finanças do brasileiro é o desemprego.
Ainda antes da greve dos caminhoneiros, os números não poderiam ser considerados positivos.
Mesmo com o recuo do índice do desemprego para 12,9% no trimestre encerrado em abril, o país ainda tem 13,4 milhões de pessoas sem trabalho, segundo dados da pesquisa Pnad Contínua do IBGE.
As consequências ainda vigentes da greve dos caminhoneiros, e a instabilidade gerada pela eleição que se aproxima atrapalham qualquer sinal de otimismo para esse ano.
Proteção e aumento da renda
Diante da alta dos preços, da inflação e da consequente queda do poder de compra do salário.
Isto quando há salário, a população tem buscado cada vez mais por opções de renda extra, e as alternativas mais práticas podem estar na internet.
Com pouco ou nenhum investimento inicial, muita gente tem explorado suas competências e talentos no mundo digital, que não exige deslocamento ou experiência prévia.
Opções que vão desde a associação a plataformas de marketing de afiliados, até a venda de materiais de conhecimento.
Os chamados infoprodutos, como e-books, videoaulas e diversos outros produtos têm auxiliado o equilíbrio das contas de muitos lares no país.
As maiores redes de varejo do país têm programas de afiliados, entre elas Americanas, Magazine Luiza e Submarino.
O cadastramento pode ser feito diretamente em seus sites.
Marketing de afiliados é a principal alternativa de renda extra na internet
Uma modalidade para a obtenção de renda extra online que vem crescendo e conquistando milhares de pessoas, é o marketing de afiliação, que chega a receber até 20 mil novos inscritos no Brasil a cada mês, segundo dados do Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados (IBM Afiliados). Neste tipo de atividade, o afiliado recomenda um produto ou um serviço aos amigos e usuários em geral através de blogs, sites e redes sociais. Como retorno, o afiliado recebe comissão que varia de 5% a 20% do valor das compras realizadas.
Como ganhar dinheiro online com marketing de afiliados
Diversas empresas oferecem plataformas em que é possível se inscrever para fazer propaganda de serviços e produtos em troca de comissões. Donos de sites, blogs, páginas ou perfis populares em redes sociais, canais no Youtube e produtores de conteúdo online em geral podem recorrer a essa alternativa para monetizar seus espaços na internet. O site de apostas esportivas 188bet é um bom exemplo, sendo uma das principais empresas a estimular o marketing de afiliados no Brasil.
A remuneração nesses casos pode variar de acordo com a modalidade de cobrança estipulada no momento do acordo entre as partes.
As mais comuns são:
- CPC (Custo por Clique)
- CPA (Custo por Ação)
- CPL (Custo por Lead válida)
- CPM (Custo por Mil Impressões)
- CPF (Custo por Formulário)
- CPV (Custo por Venda)
Mais plataformas de afiliados
Além dos programas de afiliados do varejo tradicional, existem plataformas especializadas nesse tipo de trabalho e renda extra, entre elas:
- A Lomadeeé a maior plataforma de afiliação do Brasil, com a mais ampla variedade de produtos para divulgação online.
- A Sephoraé uma plataforma que paga comissão por vendas de produtos de beleza.
- A Hotmartdesenvolveu cinco sistemas de rastreamento, para assegurar o pagamento de comissões sobre vendas de mais de 50 mil produtos disponíveis.
Outras opções tradicionais de renda extra ainda têm fôlego na web
A chance de trabalhar junto a uma empresa como o 188bet em pleno ano de Copa do Mundo pode ser atrativa para alguns, mas um pouco intimidadora para outros. Pessoas de outras áreas, sem ligação com a comunicação ou à produção de conteúdo, ainda contam com uma série de possibilidades de renda extra online em 2018.
A boa e velha revenda de produtos, por exemplo, pode ser uma alternativa prática para quem leva jeito para as vendas. Grandes marcas como Magazine Luiza, Natura, Avon e Ultragaz contam com programas de revenda online.
Outra das formas mais comuns de ganhar dinheiro na internet é com a prestação de serviços. Posições que muitas vezes são terceirizadas como secretariado, relacionamento com clientes e atendimento ao consumidor, tem se tornado um dos campos mais promissores na internet. As alternativas de plataformas e modalidades de serviços são diversas.
O trabalho online é tendência
Trabalhar online em busca de renda extra ofertando conhecimento também se tornou tendência.
É possível lucrar tanto produzindo conteúdo, quanto revendendo cursos, palestras e workshops online.
Investir tempo e energia em atividades como o marketing de afiliados, ou qualquer uma das outras, não serve apenas para períodos de crise.
O fim do momento turbulento do Brasil ainda não está no horizonte, mas quando ele chegar, as novas habilidades digitais dos brasileiros podem se tornar mais um propulsor do desenvolvimento econômico do país