Entenda quais são as diferenças entre rebite estrutural e semi estrutural
Os rebites começaram a aparecer na Alemanha, por volta de 1270. Naquela época, eram usados para unir as peças de óculos com lentes de grau. Fato é que o tempo passou e hoje estes elementos de fixação são indispensáveis em várias atividades, principalmente industriais. Seu uso é muito comum na mecânica, visando juntar itens como chapas, perfis e barras. No mercado, existem alguns tipos de rebites, entre eles destacamos hoje: o rebite estrutural e o rebite semi estrutural. Mas será que existem diferenças entre eles?
Entenda a ao longo do artigo!
Rebite estrutural
O estrutural difere-se do rebite comum, sendo ideal para fixação de elementos que exigem uma alta resistência a cargas dinâmicas, vibração e peso. Ele possui mandril com recartilhas e canais, e apresenta uma tecnologia que assegura o travamento do mandril ao corpo do rebite após sua aplicação, impedindo o cisalhamento e garantindo maior grau de hermeticidade. Além disso, tem grande durabilidade.
Com frequência, é empregado em setores da indústria automotiva, em carrocerias de ônibus e caminhonetes e também em equipamentos de aquecimento e refrigeração, gabinetes elétricos e contêineres.
Rebite semi estrutural
O rebite semi estrutural, por sua vez, segue um padrão intermediário entre o estrutural e o rebite de repuxo comum, com mandril liso. Sua estrutura interna proporciona um fechamento mais sólido e arredondado, características que dão uma boa aparência ao produto.
Vantagens da utilização de Estrutural
Custo-benefício:
Na fixação industrial, o valor é um aspecto extremamente importante. Os rebites, como Estrutural inox e rebite de repuxo estrutural, saem em vantagem por ter um ótimo custo-benefício.
Ecológico:
A rebitagem não gera fumaças e gases, o que colabora não só para a preservação do meio ambiente, como também para a saúde do trabalhador.
Qualidade:
A união de peças feita com rebites tem alta qualidade. Para executar o procedimento de forma correta, sempre verifique se o elemento de fixação é o mais indicado para o produto em questão e se a ponteira da rebitadeira está adequada.
Fácil instalação:
O processo de instalação de rebites, incluindo rebite grande, é simples e não exige grandes habilidades. Com a automatização das rebitadeiras, a tarefa torna-se ainda mais fácil e eficiente.
Ou seja, independentemente do modelo de rebite, estamos falando de um elemento de fixação extremamente benéfico. Mas, lembre-se sempre de optar por marcas reconhecidas neste segmento.