Home / Dicas / Professores dão dicas sobre como escolher a carreira na área de TI

Professores dão dicas sobre como escolher a carreira na área de TI

Tão presente no dia a dia, a Tecnologia da Informação (TI) evoluiu muito depressa nos últimos anos e está em toda a parte. Um estudo da Associação Brasileira das Empresas da Software mostrou que a indústria nacional de TI ficou em 7º lugar no ranking mundial e 1º lugar no ranking de investimentos na América Latina. O mercado de trabalho e oportunidades na área são extremamente promissores e atraem interesse de jovens que estão decidindo que carreira seguir, mas que, muitas vezes, se deparam com uma questão: diante de tantas possibilidades, o que escolher?

“É um mundo à parte e, se levarmos em consideração também a comunicação de dados, percebemos que a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está presente em diversos temas, desde minúsculos sensores e controladores do tamanho de uma cabeça de alfinete, nas denominadas redes de sensores, até centros de processamentos de dados, constituídos de dezenas de supercomputadores, além da computação em nuvem, passando por smartphones, tablets, computadores, smartwatchs. Tudo isso constrói sistemas corporativos, cidades inteligentes, carros conectados, entre muitas outras coisas”, explica Denis Gabos, coordenador do curso de Tecnologia em Redes de Computadores do Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

Não é necessário um esforço muito grande de imaginação ou de observação para perceber a quantidade e variação de atividades e carreiras profissionais que existem dentro dessa ampla área denominada TI. “Além disso, graças a algumas características de estudo, conhecimentos necessários e habilidades que os profissionais adquirem, uma porcentagem muito grande deles tem condições de atuar em mais de uma dessas áreas de atividade mencionadas, ou seja, é muito comum serem polivalentes. Além disso, a TI está presente, literalmente, em qualquer tipo e tamanho de empresa, e até em nossas residências”, lembra Gabos.

Para completar, pensando nos momentos atuais, como em períodos de crise, a TI é sempre convocada para otimizar processos, reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade, ou seja, na área não há crise, ou se há, a proporção é muito menor.

Para ajudar na escolha de que área seguir, os professores dos cursos de tecnologia do Centro Universitário Senac esclarecem as diferenças de cada curso. A instituição, que acaba de receber a nota máxima no recredenciamento do Ministério da Educação (MEC), disponibiliza mais informações sobre o vestibular no portal www.sp.senac.br/vestibular. As inscrições estarão abertas até 22 de novembro e a prova acontecerá em 5 de dezembro.

Bacharelados x Tecnólogos

A primeira escolha importante é quanto ao tipo de curso: Bacharelado é a formação superior tradicional em que o aluno terá contato com diversas disciplinas teóricas e práticas dentro da área escolhida, são cursos de 4 a 5 anos que dão uma visão mais ampla, possibilitando ao concluinte do curso atuar em diversas áreas. Os três principais bacharelados em TI são os de:

Ciência da Computação – com um viés mais matemático-computacional propõe soluções para problemas complexos. “Seu celular não saberia traçar a melhor rota para casa, se não fosse o trabalho de um cientista da computação”, exemplifica Danielle dos Santos Mingatos, coordenadora do curso.

Sistemas de Informação – tem disciplinas mais voltadas para os sistemas de TI das empresas, de modo que os formandos possam organizar os processos, analisar e propor o aperfeiçoamento de sistemas existentes e gerenciar equipes de desenvolvimento nos mais diversos níveis.

Engenharia da Computação – oferece uma formação generalista, crítica e reflexiva, com visão sistêmica e interdisciplinar de sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos. O curso é voltado tanto para a indústria como para o setor de serviços, para o atendimento das necessidades informacionais, computacionais e da automação de organizações.

Os de Tecnologia são cursos de menor duração (2 a 3 anos), com um foco definido em uma determinada área. Não devem ser confundidos com cursos técnicos, pois são cursos superiores reconhecidos pelo MEC, e após a conclusão o aluno pode ingressar em uma pós-graduação ou em um mestrado.

As graduações tecnológicas oferecidas no Centro Universitário Senac são:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas –  o profissional é capacitado para analisar as necessidades de uma empresa e traduzí-las em um sistema computacional, documentando, desenvolvendo e testando, independentemente se é para uso local ou para acesso via web e dispositivos móveis.

Banco de Dadosem todos os sistemas os dados ficam armazenados em um local específico chamado Sistema Gerenciador de Banco de Dados o que exige um profissional especializado, com conhecimento teórico e prático para administrar e garantir a segurança e disponibilidade destes dados.

Sistemas para Internetuma tendência do mercado é desenvolver estes sistemas em uma plataforma web, que exige alguns conhecimentos específicos de arquitetura de programação e design. “Um e-commerce ou um site de banco são exemplos de sistemas desenvolvidos por este profissional”, explica o coordenador do curso Thiago Claro.

Redes de Computadoresatualmente sistemas funcionam distribuídos e interligados. Para que as informações do banco cheguem até o celular, um tecnólogo de redes de computadores precisa projetar e administrar uma estrutura de equipamentos e softwares específicos.

Gestão de TItodos os computadores e sistemas de uma empresa formam um conjunto chamado Infraestrutura de TI que precisam ser gerenciados, de forma que permaneçam sempre em perfeito funcionamento. Este curso desenvolve habilidades com base nos princípios da Ciência de Serviços.

Jogos Digitaiso segmento de jogos exige um profissional da computação especializado neste tipo de desenvolvimento, que abrange também design e construção de roteiros. Estes jogos podem ser empresariais, educacionais ou de entretenimento, como os que temos em celulares ou consoles.

 

About Agência Canal Veiculação

Função: Agências e Canais Cadastrados | Sobre o autor: Material veiculado através da mídia parceira e canal associado. O OverBR não se responsabiliza pela veracidade do conteúdo deste artigo ou canal quando não certificado e acompanhado devidamente da Fonte ou Agência Publicitária, bem como a assinatura do seu Autor. Qualquer divergência de conteúdo ou Autoria, procure imediatamente nossa Redação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*