Uma das melhores formas de atrair ainda mais clientes e a atenção do público para o seu negócio é por meio da otimização de site SEO. Através de um trabalho de otimização de mecanismos de busca, como o Google, essa estratégia SEO garante um melhor posicionamento do site da sua empresa entre os resultados de pesquisas orgânicas e aumenta a autoridade dos seus conteúdos pelo volume de cliques que eles recebem.
Assim como é importante estar atento a detalhes como autoridade, indexação e conteúdos, também é essencial avaliar a taxa de cliques nas estratégias SEO e Google Ads.
Métricas são importantes para sua empresa
Entender as métricas envolvidas no trabalho de marketing digital e de marketing de performance são muito importantes para a empresa criar e gerenciar anúncios, a fim de atrair mais consumidores e assim, consequentemente, vender cada vez mais produtos e serviços.
Quanto às características das métricas, não importa se a empresa está aplicando técnicas de SEO ou investindo em links patrocinados, mas sim se essas métricas estão sendo utilizadas para melhorar o desempenho e o sucesso das ações da empresa no âmbito do marketing digital.
CTR: Taxa de cliques
Você sabe o que é a taxa de cliques? A CTR (click-through rate, do inglês) é uma métrica essencial envolvida nos anúncios que funcionam conforme o esquema de custo por clique (CPC), o que pode ajudar as empresas a avaliarem os resultados e a eficácia das campanhas de anúncios.
Essencialmente, a taxa de cliques (CTR) de uma empresa indica qual é a porcentagem de pessoas que clicaram nos seus anúncios após vê-los. Essa taxa é calculada por meio da divisão do número de usuários que clicaram após ver o anúncio pelo total de impressões recebidas.
Como pode ser visto, a taxa de cliques é uma das métricas de anúncio mais cruciais e deve ser observada detalhadamente. Se a empresa estiver executando os anúncios em mecanismos de busca, ela também deve levar em conta outras métricas SEO para otimizar ainda mais o seu site. Uma consultoria SEO pode ser a solução para as empresas que queiram garantir a eficácia das métricas.
Qual a importância das taxas de cliques?
Como dito anteriormente, as taxas de cliques (CTR) é uma métrica crucial que deve ser feita por qualquer empresa que queira otimizar e profissionalizar ainda mais o site de seu negócio. Essas taxas são muito relevantes e dizem muito sobre o desempenho das campanhas de anúncio baseadas no custo por clique (CPC), nas quais a empresa paga apenas por cada clique no anúncio.
Uma alta CTR é uma boa indicação de que a campanha de anúncios da empresa está alcançando ainda mais o público-alvo. Uma CTR alta significa que a empresa segmentou as pessoas certas e que a oferta é atraente o bastante para garantir que uma grande porcentagem de usuários visualizadores dos anúncios cliquem.
Por outro lado, uma baixa taxa de cliques significa que os anúncios da empresa não estão sendo uma boa combinação para o público alvo. Se quando uma empresa estiver testando um novo anúncio e a CTR cair, os anúncios e imagens, provavelmente, não estão funcionando da forma esperada. Por isso, é importante a empresa estar atenta para ajustar os anúncios de forma rápida e eficiente.
Google Ads
O Google Ads é um serviço da Google que permite que as empresas anunciem seus produtos e serviços, de forma a alcançar quaisquer resultados de publicidade e atraírem cada vez mais clientes para os seus sites. Entre algumas das funcionalidades do Google Ads, está o ajuste dos anúncios com base nos resultados de busca.
Antes conhecido como Google AdWords, o Google Ads é a plataforma de anúncios da Google. Por meio dela, é possível criar anúncios de pesquisa em diversas plataformas como YouTube, Gmail e Google Playstore. Os anúncios se diferenciam em três tipos: os de Pesquisa, os feitos em sites e os feitos no YouTube.
A plataforma de anúncios da Google funciona como se fosse uma espécie de leilão, ou seja, os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques por usuários. No Google Ads, às vezes, nem sempre as maiores ofertas são as que acabam ganhando, ou seja, não é necessário pagar muito pelo anúncio, mas sim oferecer um anúncio de qualidade que atraia os usuários.
O Google Ads conta com um índice de qualidade, que é uma avaliação feita pela plataforma, que gera notas de um a dez. Esta nota, juntamente com o lance feito pelos anunciantes, é o que vai determinar a posição do anúncio segundo as palavras-chave e as segmentações definidas.
Entre os componentes do índice de qualidade do Google Ads, encontram-se a taxa de cliques (CTR), a relevância e a página de destino. Assim como na plataforma do Google em geral, é visto que a taxa de cliques no Google Ads também é um critério crucial de posicionamento de site entre resultados de busca.
Por isso, vê-se que é importante avaliar essa taxa nas estratégias de SEO e, também, de Google Ads,