Como escolher a plataforma de automação de marketing ideal para o seu negócio
Você sabia que as empresas que começam a usar uma plataforma de automação de marketing registram um aumento de 10% no seu faturamento nos primeiros 6 a 9 meses de uso da ferramenta?
No entanto, isso não significa que qualquer plataforma de automação de marketing é o suficiente para que o seu negócio comece a faturar mais.
É necessário escolher a ferramenta certa para poder colher esses benefícios.
Quer saber como escolher a plataforma de automação de marketing ideal para o seu negócio?
Então veja as seguintes dicas listadas abaixo!
Verifique a facilidade de utilizar a plataforma de automação de marketing
Muitas plataformas de automação pecam ao serem excessivamente complexas.
Elas contam com funções excelentes e podem produzir resultados devastadores.
No entanto, apenas os seus desenvolvedores conseguem usá-la.
Um software é dividido em duas áreas: a parte “mecânica”, na falta de uma palavra melhor, e interface.
Na parte “de dentro”, na mecânica, praticamente todos os softwares de automação de marketing são excelentes: executam as tarefas com perfeição e trazem bons resultados.
No entanto, é na parte da interface que as coisas mudam.
A interface é a única parte em que o usuário interage.
Se ela não for simples e intuitiva, não será possível utilizar a ferramenta ao máximo.
Por isso, busque uma plataforma de automação que tenha uma boa interface de uso e que seja simples de usar, sem grandes dificuldades.
Pesquise se a plataforma tem função de e-mail marketing
Um dos instrumentos básicos de uma plataforma de automação de marketing é a possibilidade de trabalhar com e-mail marketing para empresas.
A lógica é bem simples: a ideia é que o software de automação perceba quando o usuário executa determinada ação no seu site ou ative algum gatilho bem específico na sua estratégia de marketing.
Quando isso acontecer, a plataforma precisará acessar o seu banco de e-mails para enviar uma mensagem para o usuário, caso ele esteja registrado na sua lista de e-mails.
Por exemplo, suponha que sua empresa venda impressoras, papel e tinta para as máquinas.
Quando um consumidor (que já comprou papel com você anteriormente e, portanto, você já tem o e-mail) entrar para ver algumas das tintas, mas não compra, é possível disparar o e-mail oferecendo desconto de 10% nas tintas se ele comprar em 24 horas.
Busque por integração com outros sistemas usados na sua estratégia
Uma estratégia de marketing atua em diversas fontes.
Além do e-mail marketing, você também deverá produzir Marketing de Conteúdo, ter uma presença online, atuar com anúncios patrocinados, marketing de influenciadores e muito mais.
Em cada uma dessas frentes, você provavelmente usará um software diferente.
O Wordpress, por exemplo, é o melhor para gerenciar conteúdo no seu blog.
Mas ele não faz anúncios no Google e nem tem função de automação de marketing.
Por isso, é essencial que a sua plataforma tenha integração com todos os diferentes sistemas que você usar.
Assim, é possível compartilhar dados e estabelecer uma estratégia ainda mais precisa e detalhada.
Pense no orçamento que você tem disponível para o software
Uma plataforma de automação de marketing tem um custo, claro.
É necessário comprá-la da empresa que a desenvolveu e, provavelmente, pagar uma mensalidade pelo serviço disponível.
Cada plataforma específica terá um custo e, por isso, você deverá ter em mente o orçamento disponível para pagar o software enquanto ele não começa a dar lucro na sua estratégia.
Lembre-se de calcular o custo mensal do software, uma vez que a maioria dos sistemas conta com mensalidades para a sua utilização.
Pesquise sobre o suporte disponível na plataforma
Apesar do número de pessoas que querem aprender a programar ter subido, nem todos nós somos proficientes no desenvolvimento de softwares.
Por isso, é comum ter dúvidas ou não conseguir usar todas as funções de uma plataforma de automação de marketing.
Portanto, pesquise qual a qualidade do suporte disponível na plataforma antes de assinar contrato e começar a usá-la. Fale com usuários ou pesquise quais os depoimentos reais de quem já provou aquele sistema e teve problemas.
Opte por uma plataforma de automação de marketing com relatórios
A automação de marketing é um sistema que funciona basicamente a base de dados específicos.
Em poucas palavras, a automação é como um robô: ela será tão eficaz quanto a qualidade de dados inseridas nela.
Por isso, é essencial que a sua plataforma de automação de marketing tenha a capacidade de produzir relatórios completos sobre as ações realizadas.
Quanto mais precisos e detalhados forem os relatórios, mais eficaz será a estratégia, pois você terá mais informações para estabelecer gatilhos.
Por exemplo, se você não souber que 5.000 pessoas entram em uma landing page específica do seu site, mas somente 25 assinam o formulário dela, então nunca saberá que a sua taxa de conversão é de apenas 0,5% e que algo está muito errado na página.
Seguindo essas dicas, ficará muito mais fácil para você escolher uma boa plataforma de automação de marketing e começar a colher os benefícios de utilizar essa ferramenta na sua estratégia de comunicação.
E aí, pra você, qual é a melhor plataforma de automação de marketing? Conte pra gente abaixo!