3 motivos para adotar (ou não) o Pix Parcelado
Nos últimos anos, o Pix se consolidou como uma das formas mais práticas e populares de pagamento no Brasil, revolucionando as transações financeiras pela sua agilidade e ausência de tarifas para pessoas físicas. No entanto, mesmo em fase de homologação, a introdução do Pix parcelado trouxe uma nova dinâmica para o sistema, oferecendo a possibilidade de dividir o pagamento de compras de maneira instantânea.
Especialista em tecnologia financeira destaca pontos a considerar na hora de utilizar a nova funcionalidade
Segundo Renan Basso, fundador e diretor de negócios da MB Labs, grupo especializado em consultoria e desenvolvimento de aplicativos e plataformas digitais, os bancos e o varejo precisam andar lado a lado quando o assunto é a nova funcionalidade do Pix. “Acredito que o varejo será um dos setores que mais irá atrair clientes interessados em parcelar suas compras no pix. O parcelamento já é um velho conhecido do brasileiro que tem por hábito e necessidade comprar os mais variados produtos a prazo e o pix chega como mais uma alternativa – além do cartão de crédito –, para viabilizar os parcelamentos”, destaca.
![Pix parcelado](https://overbr.com.br/wp-content/uploads/2025/02/PIX.jpg)
De acordo com a pesquisa da Koin, 35,8% dos consumidores que utilizam o Pix Parcelado preferem a alternativa porque consideram que ajuda a gerenciar melhor o orçamento, enquanto 31,1% utilizam essa opção para minimizar impactos financeiros no curto prazo. O fato é que a modalidade está em alta e não sai das rodas de discussão, isso devido ao grande impacto na vida financeira de milhões de brasileiros e também por se tratar de uma alternativa interessante para aqueles que não têm um cartão de crédito.
Pensando nisso, Renan destacou três motivos para adotar (ou não) o Pix Parcelado.
São eles:
Limitação do valor de crédito:
O Pix parcelado pode ser uma ótima solução para compras de baixo valor, mas para transações de maiores quantias, o sistema ainda impõe limitações. O valor disponível para parcelamento vai depender da análise de crédito da instituição financeira que oferece o serviço e pode ainda ser baseado na disponibilidade de limite do cartão já existente.
Possibilidade de benefícios:
Ao contrário de outros métodos de parcelamento, como o cartão de crédito, o Pix parcelado pode oferecer condições de pagamento com juros mais baixos ou até mesmo sem juros, e dependendo da instituição financeira ou da plataforma utilizada, podem oferecer benefícios, como descontos e quantidade de parcelas. Isso pode ser um grande atrativo para quem está buscando uma alternativa mais barata para dividir suas compras.
Risco de endividamento:
Como qualquer tipo de parcelamento, o Pix parcelado pode acabar gerando um risco de endividamento para o consumidor. A facilidade de dividir um pagamento em várias parcelas pode, paradoxalmente, fazer com que as pessoas gastem mais do que poderiam ou compram itens sem avaliar corretamente o impacto no seu orçamento futuro. Neste caso, a orientação do especialista é optar pelo parcelamento apenas quando for realmente necessário e, ainda assim, correlacionar as compras parceladas para que estas não se conflitem e haja surpresas nos meses subsequentes.
Sobre o Grupo MB Labs
Fundado em 2013 por Renan Basso e Marcello Marabita, o Grupo MB Labs é um ecossistema de empresas especializadas em consultoria e desenvolvimento de aplicativos e plataformas digitais, que oferece ao mercado soluções que integram design, tecnologia, estratégia, e engenharia de software com uma gama de produtos e serviços digitais. Entre as empresas do grupo, estão: Bankeiro, plataforma whitelabel com foco no setor financeiro e fintechs; Engagx, super app corporativo focado em ensino e recursos humanos; e Talentow, plataforma de recrutamento e seleção para o tecnologia. Atualmente a companhia conta aproximadamente 320 colaboradores e mais de 300 projetos desenvolvidos por todo o Brasil.