Saiba como criar um Chatbot Eficaz para WhatsApp corporativo com passo a passo
É possível impulsionar o seu negócio melhorando o atendimento e otimizando o tempo do time comercial com o uso do chatbot no WhatsApp. A automação das mensagens permite um atendimento imediato e 24h por dia, além de armazenar dados dos leads de forma automática e organizada. E o melhor de tudo, um chatbot eficaz possui opções gratuitas, como a CRM KOMMO.
Neste artigo selecionamos como utilizar de forma estratégica essa incrível tecnologia e como realizar o passo a passo da criação do chatbot para whatsapp.
Como impulsionar o seu negócio com o chatbot
Não tem como falar de crescimento empresarial e de impulsionar o negócio e as vendas sem falar sobre atendimento. O atendimento é o segredo para vender mais e com isso expandir a sua empresa.
Assim, atendimento de qualidade está na experiência do cliente e no sucesso do cliente. Se o cliente não fica satisfeito com o atendimento, dificilmente ele compra algo, o que impacta diretamente as vendas e o crescimento da empresa.
Como impulsionar o seu negócio com o chatbot
Passo a passo para criar um chatbot
Dessa forma, o sucesso do cliente também é o sucesso da empresa. Portanto, utilizar o chatbot permite que o atendimento da sua empresa melhore por meio da automação.
Chatbot e atendimento de qualidade: qual a relação?
O chatbot permite um atendimento de qualidade pois está disponível 24h por dia para a pessoa entrar em contato e receber uma resposta, assim, o atendimento é imediato, sem demora, sem fila, e sem se preocupar com feriado, final de semana ou horário comercial.
Chatbot e atendimento de qualidade: qual a relação?
Estamos em um mundo globalizado, as pessoas trabalham em diversas funções e horários, podem estar conectadas de qualquer lugar do mundo e vivendo no fuso horário de qualquer país. Assim, dependendo do segmento da sua empresa, muitas pessoas podem entrar em contato fora do horário comercial, e com isso, não tem nenhum colaborador que possa responder em poucos minutos.
É em situações como essa que o chatbot se torna um herói do marketing, coletando de forma automática os dados do lead, como nome e telefone, e respondendo a pessoa que enviou a mensagem.
No chatbot é possível configurar mensagens personalizadas e automáticas. Dessa forma, nenhuma pessoa que entra em contato com a sua empresa fica sem receber uma mensagem de saudação, e demais funções simples como: enviar um catálogo, explicar como um serviço funciona, agendar uma consulta e etc.
O chatbot além das mensagens de texto pode enviar vídeos, fotos e botões com direcionamento de resposta. Por exemplo, botões: “informações sobre x serviço”, “reclamação”, “agendar consulta”, “envio do catalogo”.
A pessoa que entrou em contato, seleciona um dos botões e com isso o chatbot envia a informação referente, a qual foi programada pela sua empresa, de forma personalizada, mantendo a comunicação da marca e de acordo com as estratégias.
Como criar um chatbot eficaz
A eficácia do chatbot depende da estratégia de comunicação da sua empresa, mas o chatbot pode ser implementado em diferentes etapas, podendo iniciar a conversa e depois avisar que o um ser humano vai dar continuidade ao atendimento ou mesmo após a finalização de um serviço, como forma de obter feedback.
As possibilidades são diversas, o chatbot é eficaz tanto no atendimento imediato, quanto na captação de leads e armazenamento de dados, quanto na validação de estratégias e feedbacks.
A principal regra para criar um chatbot eficaz é criar diferentes fluxos de conversas, para que chat tenha repertório de diálogos para responder o usuário que entrou em contato. Assim, organize os diferentes acessos até o chatbot, como: veio de rede social, veio do site, veio de landing page de conversão.
Além dos possíveis canais por onde o lead chegou até o chatbot, é importante esquematizar possíveis cenários de diálogo, como: agendar consulta, pedir catálogo, pedir informação sobre X serviço, X produto, X médico e etc.
Portanto, a eficácia do chatbot está em usar ao máximo, criar vários fluxos de mensagens e testar o que mais trouxe resultado para a sua empresa.
Gatilhos de chatbot
Os gatilhos de chatbot são orientações de disparos de mensagens conforme a interação do usuário com chatbot. Pois, um lead que está realizando o seu primeiro contato vai receber uma mensagem diferente de um usuário que já é cliente.
Mas, para o chatbot saber quando disparar determinada mensagem é necessário utilizar os gatilhos, os quais são configurados na aba de configurações. Os gatilhos de chatbot irão se pautar em três fatores: Quando isso acontece, Para todos os leads com, e Horário ativo.
Com base nisso, as configurações serão feitas, então quando X situação acontecer o chatbot vai enviar X mensagem. Já quando for Y horário, o chatbot vai enviar Y mensagem, e assim por diante, conforme as configurações de gatilhos feitas.
Isso permite um atendimento mais assertivo e satisfatório para o cliente e lead.
Passo a passo para criar um chatbot
O passo a passo exato varia conforme a plataforma escolhida para a criação do chatbot, mas no geral, existem 7 passos para a criação do bot, sendo eles:
- Defina a estratégia utilizada em cada etapa e o local onde o chatbot irá agir na conversa
- Desenhe os fluxos ou árvores de interações. São as situações de possíveis diálogos que o chatbot terá
- Os fluxos feitos, escreva os diálogos de cada um
- Selecione os canais onde quer publicar seu chatbot, conforme a estratégia
- Teste e Teste e Teste o chatbot. Previna bugs e erros
- Treine a Inteligência Artificial do seu chatbot fornecendo várias informações, ou seja, interaja com o chat em diferentes fluxos
- Com tudo rodando ok é hora de divulgar o chatbot e analisar os resultados
Agora você sabe os principais de criar um chatbot eficaz, a importância dessa estratégia para o atendimento e crescimento da empresa, e também, como criar um chatbot. Sucesso em sua estratégia e que você aproveite todas as funções disponíveis!