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O Marketing digital e a influência nos clientes

por Paulo Fernandes Maciel
marketing digital

O Marketing digital vem influenciando o comportamento dos clientes

O público não é mais o mesmo que há anos atrás. Agora não existe mais o famoso panfleto distribuído de forma intensa: é necessário pensar em formas mais elaboradas de se atrair determinado cliente. Para isso, desenvolveu-se o marketing digital que se trata de um conjunto de técnicas robustas que definem o comportamento de um persona através de pesquisas aprofundadas.

Neste contexto, insere-se também características como o SEO e também o copywriting. É importante prestar atenção desde o topo até o fundo de funil, que é quando ocorre a venda.

Dessa forma, é cada vez mais comum que as empresas criem blogs e comecem a aplicar as técnicas de SEO. E, claro, divulgam ainda mais os produtos. Imagine a Rock Content, em muitos textos que postam sobre o marketing digital, ao final dos artigos sempre comentam que realizam determinado serviço. Sendo assim, o leitor que busca uma solução para o problema poderá contratar. Essa metodologia é mais comum do que parece.

Rankeamento no Google

Outro exemplo é o MEUPC.NET que realiza a venda de peças de computador e, para atrair mais clientes, fazem reviews dessas peças e recomendam onde comprar. Consequentemente, o acesso do site vai além das pessoas que planejam somente comprar, mas também abrange aqueles que desejam ler o blog. Logo, o Google entende o domínio como relevante e auxilia para o rankeamento.

Era digital: o comportamento do consumidor mudou com o avanço tecnológico

Somente no ano de 2020, mais de 2 milhões de empresas surgiram e foram cadastradas. Há uma quantidade extensa de marcas disponíveis no mercado. Consequentemente, a disponibilidade de produtos é ainda maior. Desde os pequenos até os grandes empresários já pesquisam sobre formas de construir uma loja virtual: ela já se tornou um item essencial para acompanhar os comportamentos da modernidade.

Facilidades à mão

Com o advento da internet, é cada vez mais fácil ler informações e até mesmo acessar análises dos mais variados produtos. Por exemplo, O TEC8 aborda sobre reviews de itens de tecnologia enquanto o Portal da Diva fornece opções de análises sobre cremes, produtos de beleza e muitos outros. Já o Análise Loja aborda sobre experiências de compras e cupons de descontos em grandes varejistas.

As relações do cliente com a marca se tornaram democráticas. Vai além de uma simples compra: ele deve se sentir aceito, acolhido e bem vindo. O gatilho de identificação deve fazer parte nestes momentos já que aquele nome deve ter semelhanças com sua história de vida. Por exemplo, uma pessoa negra não deseja comprar de sites e marcas racistas e que são a favor da escravidão ou raça ariana. Alguém que possui a orientação sexual como homossexualismo, irá preferir por opções que apoiam a causa e podem até pagar o dobro do valor por isso.

As crenças e os fatores culturais influenciam sobre como o marketing digital iria atuar. Não basta criar milhares de panfletos de promoções: somente isso não será capaz de deixar sua marca conhecida.

O marketing digital está cada vez mais elaborado

Copywriting, Storytelling, SEO, Templates, uso de cores, pesquisa de mercado, topo e fundo de funil… todos esses termos estão cada vez mais presentes no vocabulário das empresas. Agora, é necessário criar interrogações sobre o comportamento do persona: saber qual é todo o seu processo de compra, entender porque largou o carrinho sem finalizar o pedido, compreender quais são as condições financeiras do mesmo. De nada adianta criar uma marca elaborada e robusta para venda em um bairro pobre, por exemplo.

O Marketing digital; Google ADS

Um dos fatores que vieram para revolucionar o marketing digital dentro das empresas é o Google ADS. Ele permite que se gaste somente com o público em potencial. Imagine que está pensando em vender camisetas da seleção brasileira. O público com maiores chances de comprar são as classes de direita ou amantes de futebol. Dessa forma, você redireciona a campanha somente para eles.

Com o marketing tradicional, o oposto ocorria: um panfleto poderia ser entregue até mesmo para uma pessoa que não teria chance alguma de comprar ou que odeia política e futebol. Ou seja, o dinheiro deste panfleto estaria indo de água abaixo.

Novas profissões

Novas profissões começaram a surgir com o intuito de organizar a situação em que se encontra o marketing digital. É preciso superar as demandas com novos profissionais, que ainda são escassos. Um exemplo clássico é o Social Media que, para muitos, não é considerado como uma profissão.

O especialista Social Media deve fazer a administração das redes sociais como criar publicações, responder comentários e dialogar com os clientes de uma empresa. Há ainda o analista de SEO que tem como objetivo alterar especificações do SEO de site para que ele apareça entre as primeiras pesquisas do Google

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