As especializações de um advogado criminal
Nos dias atuais, vemos anualmente vários profissionais formados em Direito entrando no mercado e muitos deles na área criminal, atuando como advogado criminal ou advogado penal.
O que diferenciará cada um deles será a capacidade de entender realmente o seu papel perante a sociedade, em especial, aqueles que se tornaram advogados criminalistas.
Áreas de especialização de um advogado criminal
O formado em Direito com especialização em direito penal poderá exercer o ofício no direito privado ou público, assim como correspondente.
Eles podem optar pela área criminal pública por meio de concurso público para delegados de polícia civil ou federal, promotor, juiz, defensor público, perito criminal, investigador, entre outros.
Já aqueles que optam por atuar no âmbito do direito privado, fazem defesas das pessoas que tiverem cometido ações englobadas no Direito Penal brasileiro.
Exame e carteira da Ordem
A atuação do advogado criminal no âmbito do direito privado será na defesa do autor ou réu, seja para provar a inocência ou culpa de determinado crime que não tenha cometido.
De todo modo, para atuar, o profissional deverá ter posse da Carteira emitida pela Ordem dos Advogados do Brasil e para obtê-la é necessário fazer duas fases, uma prova objetiva, passando fará a prova discursiva.
Freelancer
A advocacia por correspondência é aquela em que o profissional atuará como um freelancer, isto é, somente quando requisitado, seja para realizar alguma diligência ou até mesmo atuar em alguma ação criminal.
Inclusive, a atuação deste advogado freelancer pode ser para fazer protocolos de petição, despachos de peças processuais junto aos juízes, assim como também acompanhamento em delegacia de polícia ou até mesmo realizar cópia dos autos.
O Profissional é apto para
Portanto, um profissional do Direito que queria atuar na área criminal, poderá optar por fazer concurso público para ser juiz, promotor, defensor, delegado de polícia civil ou federal, investigador, entre outros, assim como também atuar como advogado criminalista ou até mesmo prestar serviços como autônomo ou freelancer.