Ericsson lança guia de sobrevivência no trabalho para as próximas gerações
· Tecnologias móveis e digitais estão cada vez mais presentes na sociedade, nos negócios e na vida particular, mudando a forma como trabalhamos
· De acordo com o estudo do Network Society Lab, da Ericsson, funcionários precisam adotar novas habilidades para se manterem relevantes ao mercado
· Empresários precisam motivar seus colaboradores a ficarem em sua empresa quando esses ansiarem por trabalhos mais significativos
As tecnologias móveis e digitais estão crescendo cada vez mais em diferentes áreas da sociedade, dos negócios e da vida privada. Essas mudanças também impactam a maneira como trabalhamos e como o mercado se organiza. No estudo A Vida Corporativa da Próxima Geração Um Guia de Sobrevivência, o Networked Society Lab, da Ericsson, analisa essas mudanças e revela quais são as tendências mais importantes para o futuro.
Mikael Björling, especialista em Comportamento do Consumidor, da Ericsson, diz: Nosso intuito era saber como as pessoas se comportam nesse novo jogo.
Quais regras você tem que seguir como empregador e como funcionário? Então, nos reunimos com especialistas de departamentos de Recursos Humanos, líderes e formadores de opinião do mundo corporativo. Também visitamos pequenos e grandes negócios promissores nos Estados Unidos, para ver como eles organizam seu trabalho. Acreditamos que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são fundamentais para essa transformação e, para nós como empresa de tecnologia, é importante perceber as oportunidades e ser parte dessa mudança.
O estudo descreve o novo cenário empresarial como um ambiente vulcânico: um lugar onde há poucos lugares seguros. Nesse difícil mundo novo, entender e se adaptar a essas mudanças será crucial e haverá alguns desafios que as organizações deverão enfrentar.
Como ter sucesso como empregador:
Regra 1 Ter uma missão confiável e baseada em valores
As pessoas têm uma necessidade crescente por trabalhos significativos, que façam a diferença. Elas querem companhias que ofereçam respostas sobre as razões dela existir.
Essas tendências representam uma mudança significativa, onde valores, propósitos e objetivos se tornam mais importantes que dinheiro, títulos e tarefas.
Regra 2 Crie um ambiente de trabalho aberto e democrático
Valorizar o sentimento que une os funcionários de uma organização e que os mantém fiéis uns aos outros será a marca do trabalho do futuro, pois os funcionários cultivarão suas redes de contatos e definirão métodos de trabalho de acordo com sua própria experiência e preferência.
Regra 3 Quebre as barreiras organizacionais
Em uma época em que o trabalho pode ser feito de qualquer lugar, o significado do escritório mudou. Ele será um lugar de troca, pensado para melhorar a qualidade da interação que nele acontece. Os funcionários esperam que seu ambiente de trabalho se ajuste às suas necessidades individuais.
Como ter sucesso como colaborador:
Regra 1 Habilidades e relevância
Profissionais terão que adotar novas habilidades para se manterem relevantes e atraentes ao mercado. Trabalhar em ambientes transitórios aumenta a importância de definir e promover os talentos pessoais de maneira convincente. O mercado de trabalho está mudando constantemente e ter só um diploma não é mais suficiente para ter sucesso.
Regra 2 Seja mestre do marketing pessoal
Trabalhar em ambientes em constante movimento aumenta a importância de definir e promover talentos pessoais de maneira convincente. Os profissionais do futuro são: qualificados para iniciar projetos e criar microcentros, especialistas em demonstrar sua contribuição a um projeto específico de maneira convincente e talentosos administradores de sua marca pessoal.
Regra 3 Esteja sempre à procura de algo melhor
No futuro, o trabalho não significará manter-se em um emprego seguro ou fácil. As pessoas bem sucedidas serão aquelas que sempre buscam outras opções mais gratificantes e desafiadoras. Será comum aos profissionais se manterem sempre ativos em redes de recrutamento e estar constantemente se comunicando com sua rede pessoal de contatos.