Home Dicas 3 Dicas para Não Cair no Golpe da Falsa Live de Quarentena

3 Dicas para Não Cair no Golpe da Falsa Live de Quarentena

por Paulo Fernandes Maciel

A proliferação das lives, tem atraído espertinhos que aplicam o golpe da falsa live, cuidado!

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog  Over BR

Certamente você notou que, com a quarentena, as lives entraram em alta.

Diversos artistas e empresas utilizam as redes sociais para promover o entretenimento dos seus fãs.

Assim, aproveitam o isolamento social para produzir um conteúdo interessante, fazer shows, mostrar tutoriais, dar dicas e muito mais.

Além disso, durante as lives, diversos artistas arrecadam dinheiro para ajudar as mais variadas instituições durante a pandemia.

Porém, infelizmente, isso também é um alvo para os criminosos, que aproveitam a quarentena para aplicar golpes.

O mais recente deles é o “gatonet de lives”, em que os criminosos divulgam QR CODES e também contas falsas para receber doações que, em teoria, seriam destinadas às famílias que estão sendo prejudicadas pela pandemia.

Por isso, preparamos este conteúdo para você não entrar nessa roubada!

Vamos conferir algumas dicas para não cair no golpe da falsa live na quarentena?

1. Procure os Canais Oficiais para Doação

É essencial sempre procurar os canais oficiais dos artistas para doações. Quando você for acessar a live, confira sempre se o link é do canal direto da celebridade ou da empresa parceira.

O YouTube já tem agido para derrubar diversas contas “piratas”, tirando do ar os vídeos que replicam os conteúdos e violam os direitos autorais. No entanto, é sempre importante prevenir: só faça doações se for diretamente pelo link oficial do seu cantor ou da sua banda preferida.

Além disso, para confirmar se qualquer notícia é verdadeira ou falsa é muito simples: basta pesquisá-la no Google e ver se a mesma informação aparece em outras fontes confiáveis. Jamais clique em links duvidosos, está bem?

golpe da falsa live

2. Tenha Cuidado ao Compartilhar seus Dados Pessoais

Jamais compartilhe os seus dados (conta bancária, número do cartão, RG, CPF e outros) sem necessidade. Afinal, replicando essas informações você fica vulnerável e pode cair nos golpes das lives.

Da mesma maneira, desconfie sempre quando você receber um pedido de doação. Afinal, depois que você compartilhar os seus dados em uma plataforma que não é segura, os hackers podem utilizar suas informações para realizar empréstimos, compras e muitos outros envolvendo o seu CPF.

3. Invista em um Bom Software Antivírus

Um dos grandes segredos para evitar o ataque de cibercriminosos é investir em um software antivírus, com excelentes programas antimalware, promovendo a proteção completa de todos os seus dispositivos.

Você tem mais alguma dica para tomar cuidado com as lives da quarentena? Compartilhe com a gente nos comentários!

Fonte das imagens: Freepik.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário