FILE SOLO, exposição de arte eletrônica, segue no CCBB de SP até 18 de setembro.
Mostra do belga Lawrence Malstaf inaugura a modalidade FILE SOLO.
E que marca a expansão do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica;
Grande mostra ainda percorrerá os CCBBs de Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
São Paulo, agosto de 2017 – O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta até 18/09 A Poética da Imersão;
Exposição de arte eletrônica que inaugura a modalidade FILE SOLO do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica deste ano.
A individual do artista belga Lawrence Malstaf tem a tecnologia de ponta como inspiração e técnica e exibe trabalhos que estão na fronteira entre a arte visual e a performática, propiciando experiências sensoriais a públicos de todas as idades.
Desde sua primeira edição (2000), o FILE tem apresentado exposições coletivas, com o propósito de mostrar a diversidade de expressões da arte tecnológica e fornecer uma visão abrangente da produção de cada período, em diferentes países.
Neste período, vários artistas digitais desenvolveram produções consistentes e coesas na direção da inovação e da criatividade.
Neste contexto, o CCBB e o FILE criaram uma modalidade, FILE SOLO, que tem como objetivo mostrar um conjunto de obras de um único artista, explorando a relação interdisciplinar entre tecnologia e criatividade.
Dentre as obras, merece destaque a impactante Shrink, que consiste em duas grandes folhas de plástico transparente e um dispositivo que gradualmente suga o ar entre elas, deixando o corpo do performer embalado a vácuo e verticalmente suspenso.
O visitante do CCBB também pode vivenciar a experiência de ser embalado pelo mecanismo.
Um dos aspectos mais interessantes do trabalho de Malstaf é justamente este: criar experiências individuais para o visitante partir de salas e instalações sensoriais.
Outro destaque da mostra é Nemo Observatorium.
Nesta obra, o visitante entra em um ambiente cilíndrico transparente, senta-se em uma cadeira e o entorno começa a girar.
Partículas brancas começam a se movimentar em alta velocidade, criando no visitante a sensação de estar no centro de um tornado.
Enquanto isso, os visitantes do lado de fora contemplam o espetáculo.
Lawrence Malstaf – A poética da imersão conta com seis instalações interativas do artista belga, ocupando o térreo e mais três andares do prédio histórico do CCBB-SP.
“A arte digital e a transdisciplinaridade nas artes são campos recentes de conhecimento – datam dos anos 1990.
Mesmo assim, pode-se dizer que alguns artistas já constituíram uma trajetória consolidada neste segmento, como é o caso de Malstaf;
Que trabalha na inter-relação das artes visuais com a performance.
O caráter interdisciplinar e inovador de sua poética foi determinante para a curadoria do FILE SOLO”, explica Paula Perissinotto, organizadora do FILE.
SERVIÇO
FILE SOLO
Exposição: Lawrence Malstaf – A poética da imersão
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, (11) 3113-3651) | Térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares
Período da exposição: Até 18 de setembro de 2017
Horário: quarta a segunda, das 9h às 21h.
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
Evite filas e agende sua visita no site ou aplicativo da EVENTIM:
www.eventim.com.br
PATROCÍNIO Banco do Brasil
CCBB SÃO PAULO
Centro Cultural Banco do Brasil
São Paulo Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo-SP
Acesso ao calçadão pelas estações Sé e São Bento do Metrô
(11) 3113-3651/3652 | Quarta a segunda, das 9h às 21 horas