Como montar um escritório coworking? Entenda como funciona o espaço e como ganhar dinheiro com ele
O coworking vem se tornando uma tendência em todo o mundo, inclusive no Brasil, atualmente.
Isso se deve ao crescimento de empreendedores, microempresários, profissionais autônomos e liberais que necessitam de um local para trabalhar.
Esses lugares costumam ser impecavelmente mobiliados e adaptados para o trabalho.
Quem aluga ou adquire um coworking já tem direito a uma estação de trabalho completa.
A sala de reuniões poderá ser utilizada já com água, energia, internet, câmeras de segurança, ar-condicionado de janela, impressora, entre outros equipamentos, onde o cliente ar-condicionado de janela não precisa se preocupar, bastando apenas levar seu laptop e outros acessórios básicos para trabalhar.
O que é coworking?
Se você se interessou pelo tema, vamos explicar melhor sobre o assunto.
Coworking é um espaço compartilhado onde várias pessoas trabalham e dividem entre si os acessórios disponíveis no escritório.
Elas alugam o local e podem atuar em empresas ou áreas totalmente diferentes.
É um lugar onde muitas pessoas trabalham juntas, mas cada um com seu negócio ou suas atividades para desenvolver.
É um ambiente muito prático onde o cliente poderá escolher, inclusive, a quantidade de tempo que vai alugar o espaço, podendo ser de apenas algumas horas ou até meses.
A ideia é que o local seja de fácil acesso, com segurança e tenha estacionamento no local, para facilitar a sua vida e também a dos seus clientes.
Aprenda como montar um coworking
Se o interesse em montar um espaço de coworking despertou em você, saiba que ele pode render um bom retorno.
Com alguns passos, pode ser bem mais simples do que parece.
Confira:
1) Planejamento e pesquisa
Somente o espaço físico não é suficiente para montar um coworking.
É preciso planejar bem para definir como o lugar será montado.
Já tenha em mente que será preciso investir bem.
Um negócio dessa categoria costuma ser rentável, mas o custo é igualmente alto no início.
No entanto, se bem administrado, vale a pena.
2) Layout do imóvel
Você precisa definir uma “cara” para o seu negócio. Ao investir em coworking, é bom pensar em alguns detalhes importantes como:
● Mobília: as mobílias devem ser de qualidade, portanto, se possível, opte por modelos ergonômicos que ofereçam conforto e segurança aos profissionais que irão utilizá-los;
● Equipamentos: como trata-se de um ambiente de trabalho, o coworking nada mais é do que um escritório para profissionais das mais diversas áreas.
Além dos móveis, o espaço deve contar com equipamentos que dispensem preocupações para o inquilino.
Talvez a questão mais importante seja a temperatura, afinal, passar calor é insuportável.
Por isso, o ambiente deve estar bem climatizado e, nesse quesito, não se deve economizar dinheiro.
Para isso, um modelo de ar-condicionado de janela Consul, por exemplo, que é uma boa marca, é recomendado.
Além disso, a sala deve conter – obviamente – acesso à internet, impressora, entre outros itens indispensáveis;
● Decoração:decorações discretas e do tipo “clean” são ideias para ambientes do tipo.
Objetos discretos, como quadros e plantas são indicados para criar uma boa harmonização do local;
● Iluminação: o local deve ser bem iluminado, claro, para que profissionais consigam trabalhar adequadamente e confortavelmente.
Além disso, as cores e a iluminação provocam diferentes sensações nas pessoas e, por isso, também influenciam no ambiente.
É importante atentar-se à essa escolha para que elas tragam estímulos positivos ao espaço;
● Área de convivência e eventos: como são espaços que costumam receber os mais variados tipos de profissionais, é interessante manter uma área de convivência tanto para trabalhar quanto para realizar reuniões.
Será um local de networking e de interação.
O espaço pode ainda ser reservado para a realização de eventos, como cursos, palestras e workshops.
3) Divulgação
Defina o seu público-alvo e invista em marketing para divulgar seu espaço e atrair outros profissionais.
A maior parte da divulgação pode ser feita através da internet.
Então, crie uma identidade e uma marca para o seu coworking, e faça um site dele.
Coloque na página todos os detalhes, com informações precisas, fotos e opções de contato fáceis.
Invista em divulgação para chegar até esse público criando campanhas de anúncios em sites de busca e nas redes sociais, utilizando o Google Adwords e/ou o Facebook Ads, por exemplo.
São meios de propagar o seu espaço na web de forma barata.
4) Planos de locação
Embora não seja aconselhável colocar o valor nas alturas, não desvalorize o seu imóvel e faça valer seu investimento.
No entanto, é importante flexibilizar o pagamento para os seus clientes.
Faça planos mensais, trimestrais, semestrais e até anuais.
Ofereça descontos progressivos, destacando o seu coworking e trazendo o profissional de volta para o espaço