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Escritório de coworking um bom espaço de negócios

por Paulo Fernandes Maciel
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Como montar um escritório coworking? Entenda como funciona o espaço e como ganhar dinheiro com ele

O coworking vem se tornando uma tendência em todo o mundo, inclusive no Brasil, atualmente.

Isso se deve ao crescimento de empreendedores, microempresários, profissionais autônomos e liberais que necessitam de um local para trabalhar.

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Esses lugares costumam ser impecavelmente mobiliados e adaptados para o trabalho.

Quem aluga ou adquire um coworking já tem direito a uma estação de trabalho completa.

A sala de reuniões poderá ser utilizada já com água, energia, internet, câmeras de segurança, ar-condicionado de janela, impressora, entre outros equipamentos, onde o cliente ar-condicionado de janela​ não precisa se preocupar, bastando apenas levar seu laptop e outros acessórios básicos para trabalhar.

 

O que é coworking?

Um ambiente de coworking

Se você se interessou pelo tema, vamos explicar melhor sobre o assunto.

Coworking é um espaço compartilhado onde várias pessoas trabalham e dividem entre si os acessórios disponíveis no escritório.

Elas alugam o local e podem atuar em empresas ou áreas totalmente diferentes.

É um lugar onde muitas pessoas trabalham juntas, mas cada um com seu negócio ou suas atividades para desenvolver.
É um ambiente muito prático onde o cliente poderá escolher, inclusive, a quantidade de tempo que vai alugar o espaço, podendo ser de apenas algumas horas ou até meses.

A ideia é que o local seja de fácil acesso, com segurança e tenha estacionamento no local, para facilitar a sua vida e também a dos seus clientes.

 

Aprenda como montar um coworking

Se o interesse em montar um espaço de coworking despertou em você, saiba que ele pode render um bom retorno.

Com alguns passos, pode ser bem mais simples do que parece.

Uma sala de coworking com mobiliário

Confira:

1) Planejamento e pesquisa
Somente o espaço físico não é suficiente para montar um coworking.

É preciso planejar bem para definir como o lugar será montado.

Já tenha em mente que será preciso investir bem.

Um negócio dessa categoria costuma ser rentável, mas o custo é igualmente alto no início.

No entanto, se bem administrado, vale a pena.

2) Layout do imóvel
Você precisa definir uma “cara” para o seu negócio. Ao investir em coworking, é bom pensar em alguns detalhes importantes como:

● Mobília: as mobílias devem ser de qualidade, portanto, se possível, opte por modelos ergonômicos que ofereçam conforto e segurança aos profissionais que irão utilizá-los;

● Equipamentos: como trata-se de um ambiente de trabalho, o coworking nada mais é do que um escritório para profissionais das mais diversas áreas.

Além dos móveis, o espaço deve contar com equipamentos que dispensem preocupações para o inquilino.

Talvez a questão mais importante seja a temperatura, afinal, passar calor é insuportável.

Por isso, o ambiente deve estar bem climatizado e, nesse quesito, não se deve economizar dinheiro.

Para isso, um modelo de ar-condicionado de janela Consul, por exemplo, que é uma boa marca, é recomendado.

Além disso, a sala deve conter – obviamente – acesso à internet, impressora, entre outros itens indispensáveis;

● Decoração:​decorações discretas e do tipo “clean” são ideias para ambientes do tipo.

Objetos discretos, como quadros e plantas são indicados para criar uma boa harmonização do local;

● Iluminação: o local deve ser bem iluminado, claro, para que profissionais consigam trabalhar adequadamente e confortavelmente.

Além disso, as cores e a iluminação provocam diferentes sensações nas pessoas e, por isso, também influenciam no ambiente.

É importante atentar-se à essa escolha para que elas tragam estímulos positivos ao espaço;

● Área de convivência e eventos: como são espaços que costumam receber os mais variados tipos de profissionais, é interessante manter uma área de convivência tanto para trabalhar quanto para realizar reuniões.

Será um local de networking e de interação.

O espaço pode ainda ser reservado para a realização de eventos, como cursos, palestras e workshops.

3) Divulgação

Defina o seu público-alvo e invista em marketing para divulgar seu espaço e atrair outros profissionais.

A maior parte da divulgação pode ser feita através da internet.

Então, crie uma identidade e uma marca para o seu coworking, e faça um site dele.

Coloque na página todos os detalhes, com informações precisas, fotos e opções de contato fáceis.

Invista em divulgação para chegar até esse público criando campanhas de anúncios em sites de busca e nas redes sociais, utilizando o Google Adwords e/ou o Facebook Ads, por exemplo.

São meios de propagar o seu espaço na web de forma barata.

4) Planos de locação

Embora não seja aconselhável colocar o valor nas alturas, não desvalorize o seu imóvel e faça valer seu investimento.

No entanto, é importante flexibilizar o pagamento para os seus clientes.

Faça planos mensais, trimestrais, semestrais e até anuais.

Ofereça descontos progressivos, destacando o seu coworking e trazendo o profissional de volta para o espaço

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