Home Dicas Do quarto de casa até um estúdio: como gravar podcasts

Do quarto de casa até um estúdio: como gravar podcasts

por Paulo Fernandes Maciel

Do quarto de casa até um estúdio: como gravar podcasts e vídeos com qualidade

O número de podcasts e vídeos postados nas redes sociais têm crescido de forma exponencial: essas formas de comunicação são uma tendência mundial e um verdadeiro fenômeno aproveitado tanto por pessoas como empresas.

Uma grande parte dos criadores desses podcasts e vídeos começam fazendo as gravações em sua própria casa por uma questão de economia e praticidade. Contudo existem certas limitações ao se fazer esse trabalho em casa.

A diferença entre fazer uma gravação em casa ou em um estúdio profissional são enormes. Quando abordamos o quesito tratamento sonoro em uma cabine acústica, as diferenças são claras e isso reflete diretamente na qualidade do som obtido.

podcasts

Quanto ao som

Nos estúdios profissionais encontramos paredes revestidas de materiais densos e materiais acústicos no chão e no teto garantindo que a energia sonora seja absorvida. O tratamento acústico de uma cabine profissional ou estúdio aumenta a qualidade sonora de um espaço, diminuindo a reverberação. 

Uma das maiores dificuldades quando gravamos em casa são os ruídos externos como o barulho de uma moto passando, o caminhão de lixo, barulho de alguma obra e muitos outros sons indesejáveis.

Por isso se for possível criar essa estrutura ou alugar um estúdio para fazer seus podcasts ou gravar seus vídeos – claro, se ele não exigir filmagens externas – essa opção é excelente e será refletida na qualidade do produto final.

Caso você queira fazer o investimento na construção de um estúdio, a contratação de uma empresa de revestimento acústico é fundamental. E as possibilidades de negócio atuais são diversas: além de poder gravar podcasts e vídeos para pessoas e empresas, também é possível ser um estúdio de música.

Como melhorar minha gravação em casa

Ao fazer as gravações em um home studio é preciso levar alguns pontos importantes em consideração como à reverberação e os ecos. Existem no mercado uma série de opções para adaptar o seu espaço para uma gravação caseira.

É claro que o seu “estúdio” não ficará igual a uma cabine acústica profissional, mas dependendo de suas pretensões pode ser uma boa opção por um tempo.

Isolamento

Muitos podcasters utilizam os conhecidos isolamentos tipo “caixa de ovo”, o que também pode ser feito com pedaços de espuma com o objetivo de amortecer o som.  O local ideal seria em um quarto relativamente pequeno onde tenha móveis, tapetes, cortinas e outros objetos que tornem o som mais macio.

Faça uma experiência gravando em vários cômodos de sua casa e veja aquele que oferece melhores resultados. Você também pode de acordo com seu orçamento comprar em empresas especializadas que trabalhem com tratamento acústico para estúdios alguns materiais específicos de revestimento acústico, como espuma acústica e outros materiais.

Depois de ter seu estúdio preparado de maneira caseira, chegou a hora do principal que são os equipamentos.

Equipamentos

O microfone, por exemplo, deve ter alguns recursos básicos como estabilizador e filtro pop além de um tripé. O computador utilizado para essa tarefa precisa ter uma placa de áudio que possibilite transformar o som analógico em digital e um software que permita a gravação e edição de som.

Uma mesa de som viria a calhar se estiver dentro do seu orçamento. Ela é extremamente útil caso você faça seus podcasts em companhia de seus amigos.  Alguns modelos de mesa de som permitem a conexão com um computador diretamente, não sendo preciso uma interface.

Outro item bastante importante é a câmera quando for gravar seus vídeos. A primeira opção, para aqueles que não dispõe de um orçamento mais folgado é utilizar a câmera do seu smartphone ou; dependendo da situação, a câmera do laptop.

Smartphones

É possível obter filmagens de boa qualidade utilizando as câmeras dos smartphones mais modernos. O resultado dos vídeos pode ser bem aceitável. Hoje inclusive existem smartphones mais avançados que gravam em 4K.

Não é preciso investir todo o seu dinheiro para comprar uma câmera que grave em 4K. Existem excelentes câmeras que apesar de não terem essa tecnologia fazem trabalhos excepcionais. Vá com calma e futuramente quando estiver capitalizado invista em uma boa câmera que tenha resolução 4K.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações