Dicas para escolher a melhor opção para a sua sala de estar
Na hora de escolher os equipamentos de áudio e vídeo para montar um home theater de qualidade, a dúvida é comum: comprar uma televisão ou projetor? “As pessoas costumam associar o projetor ao equipamento de apresentação que é utilizado em salas de aula e por isso acabam preferindo a televisão. Mas o modelo de cinema é bem diferente e pode ser uma opção muito melhor para uma sala de estar”, comenta Marcelo Fogaça, proprietário da Livemax.
Confira as dicas do empresário para auxiliar na escolha:
Custo benefício
O sistema do projetor de vídeo é formado pelo equipamento de projeção em si e por uma tela, em que a imagem é exibida. O tamanho da tela depende da distância entre ela e o projetor, que fica preso ao teto, mas pode atingir até 150 polegadas, um dos maiores tamanhos de televisão convencional. “Ao contrário do senso comum, o investimento para montar um sistema de projeção como esse é muito menor do que o valor de uma televisão do mesmo tamanho, apesar de precisar de dois dispositivos”, explica Marcelo.
Imagem
A projeção em um home theater funciona da mesma forma que em um cinema. A luz sai do projetor em direção da tela, a qual reflete a imagem natural, de qualidade e com um brilho natural, sem cansar a visão do espectador. “A televisão direciona as luzes para fora da tela, diretamente nos olhos do telespectador, o que deixa os olhos cansados”, comenta Marcelo.
Instalação
Para instalar uma televisão grande, é necessário ter espaço para que o transporte seja feito desde a loja até o ambiente onde ela será colocada. Em alguns casos, isso pode ser um problema, porque aparelhos muito grandes podem não passar pelas portas de uma casa, por exemplo. Já o projetor é um equipamento pequeno, fixado em um suporte no teto da sala. E a tela é de um material que pode ser enrolado, para facilitar o transporte independentemente do tamanho.
Mídias e áudio
Hoje em dia, as chamadas Smart TVs têm acesso à internet, aplicativos como Netflix, possuem a opção de imagem 3D e ainda permitem a instalação de televisão a cabo. Todos esses serviços também podem estar presentes em um projetor. “Apesar das televisões investirem muito nas novas tecnologias, elas possuem um sistema de áudio precário, com caixas embutidas pequenas. Já os projetores, além do acesso às novas mídias, permitem a utilização de um equipamento de áudio de qualidade, com caixas acústicas que reproduzem o som de maneira real. Isso faz toda a diferença enquanto assistimos um filme, por exemplo”, finaliza Marcelo.
[divider]
Sobre a Livemax
A Livemax abriu as portas em 2005 no segmento de equipamentos e serviços de áudio e vídeo, e com o tempo especializou-se em automação e cinema residencial. Com uma estrutura de 520 metros quadrados, a empresa disponibiliza um showroom completo para que o cliente tenha uma experiência de compra diferenciada e conheça os serviços de cinema residencial, áudio estéreo, som ambiente e automação. A loja também oferece fones, suportes para TV e projetores, cabos, telas de projeção e até aparelhos toca discos. Sob o comando do empresário Marcelo Fogaça, a Livemax é representante diamante da Som Maior, uma empresa pioneira na importação das melhores marcas de produtos de áudio e vídeo high-end, que está no mercado há 30 anos.