Refrigeração garantida
1.O ambiente
O ideal é manter o micro em uma sala com ar-condicionado. Os testes-padrão da indústria de computadores são feitos a 25ºC. No verão, com temperaturas chegando facilmente aos 30ºC, a vida útil das peças se reduz. Caso não haja a possibilidade de instalar um condicionador de ar, o indicado é colocar o PC em um local bem ventilado, longe da incidência de sol.
2.A posição
Às vezes aquele móvel tão bonito, que integra harmoniosamente o gabinete aos outros equipamentos, pode ser perigoso. Não deixe o micro muito próximo das paredes e dos móveis, prejudicando a dissipação do ar quente.
As distâncias mínimas recomendadas são:
10 cm nas laterais
15 cm na tampa superior
15 cm no fundo do gabinete
3.Os coolers
Cooler é o conjunto de dissipação térmica responsável pela diminuição do calor. Consiste basicamente em dois componentes: o microventilador, conhecido como fan, e o dissipador, responsável pela transferência de calor. Dissipadores de cobre são mais eficientes do que os de alumínio. Há também coolers que usam água (mais caros e poderosos), como um radiador, e os equipados com “heat pipes”, tubos com gás para resfriamento. Ao instalar os coolers no micro, cuide do seguinte:
Para cada cooler que empurra o ar para dentro do gabinete (sistema de ventilação), deve haver outros dois para sugar o ar quente para fora (sistema de exaustão). Isso faz o ar circular e evita que o PC se torne uma pequena estufa
Além do processador, a placa de vídeo exige atenção. As mais modernas e poderosas podem chegar a até 250 Watts de potência. Em alguns casos pode-se instalar um ventilador de 60 ou 80 milímetros na tampa superior, onde o ar quente tende a se acumular
4.Os sinais de problemas
Barulho ao ligar o computador, calor elevado ao encostar a mão sobre a parte de cima do gabinete ou atrás, próximo à fonte
A máquina desliga sozinha ou nem liga
O sistema operacional trava constantemente. Erros de memória na tela
O computador trava em meio a programas gráficos ou jogos, ou mesmo reinicia
5. Cuidados importantes
Não fumar ao lado do PC
Evite deixar panos, papéis ou revistas sobre o gabinete
Jamais coloque o micro em mesas com todos os lados fechados
É possível monitorar a temperatura do computador com os programas SpeedFan (www.almico.com/sfdownload.php/freeware) e Everest (www.everestsoftwareinc.com/shareware). Fabricantes das placas do micro,hoje, mandam junto com os softwares de instalação programas de diagnóstico.
O inimigo é o calor
Aquele joguinho que sempre rodou tranqüilamente no micro agora demora horrores para carregar. Quando se está bem no meio do vídeo, a tela fica escura e o PC reinicia. Abrir um programa gráfico, como o Photoshop, leva o dobro do tempo gasto antes. Estes sintomas podem ter vários diagnósticos, mas, nesta época do ano, é provável que o vilão seja um só: a temperatura.
Especialmente no verão, é fundamental ficar atento para a refrigeração do PC. Processador, placas, fonte e outras peças do micro geram muito calor – alguns chips da Intel chegam a gerar 130 watts de energia. Para manter a temperatura no interior do computador em um nível que não interfira na vida útil das peças, a principal arma é o cooler, um tipo de ventilador usado para resfriar os componentes.
Os micros mais simples vêm equipados com um cooler para o processador e outro para a fonte de energia. Mas, conforme o uso da máquina, é bom investir em outros ventiladores, seja para a placa de vídeo, o disco rígido ou até para funcionar como exaustor. É o que faz o técnico em manutenção de redes André Gomes, 20 anos, dono de um micro com processador Intel de 2.2 GHz e 2 GB de memória RAM. Adepto do casemodding – prática de embelezar e incrementar o micro – , ele tem um cooler na parte superior do gabinete, que retira o ar quente, outro na parte de baixo, para ventilar o ambiente, além de ventiladores no processador e no disco rígido.
– O cooler resfria a peça mas libera ar quente. Se não tiver um exaustor para retirá-lo, o ar fica dentro da máquina e aumenta a temperatura – diz.
Há três tipos básicos de coolers. O mais tradicional tem um microventilador, chamado de fan, e um dissipador de cobre ou alumínio, responsável pela tranferência de calor. Outros utilizam “heat pipes”, tubos de gás responsáveis pelo resfriamento do ar. O terceiro tipo, indicado para quem exige muito do PC – como jogadores intensivos de games – é o watercooler, um sistema com água. De acordo com o professor de hardware e sistemas de refrigeração Carlos Duarte, mais conhecido como Xandelly, a instalação mal-feita ou em local inadequado é uma das causas de problemas no verão.
– Um ambiente com pouca circulação de ar, a poeira nas peças e a falta de ventilação preventiva são os maiores inimigos do PC no calor – explica.
Na indústria, os testes de durabilidade das peças de computador são feitos geralmente a 25ºC, informa Ming Cheng, diretor técnico da Akasa, fabricante de coolers. Cada grau a mais significa redução da vida útil. E fique atento aos sinais de fadiga das peças.
– Quando o cooler está com algum defeito ou muito sujo, passa a girar mais rápido para atingir a mesma performance. Isso aumenta o ruído e pode ser um indicativo de problemas – afirma Ricardo Makiyama, gerente comercial Casemall, importadora e distribuidora de coolers.
1 comentário
O dissipador do meu notebook é de 12V a gás, bom o técnico disse que not estava rosetando, ao constar esse problema ´´terrível´´, Figo o fio vermelho do dissipador na USB de 5+ e o terra preto tb.
O cooler fica a numa rotação mais rápida e constante.
Gostaria de saber isso resolve.
Detalhe: O cooler não esquenta, e o mesmo tb só esquenta a 12v.
Vai queimar meu not…
2.0 Ghz Xeon intel.