Se você acaba se descrevendo como “criativo”, “organizacional” ou “eficiente” no seu perfil do LinkedIn, talvez queira repensar as palavras que usa e ver algumas dicas de como aproveitar o máximo desta incrível ferramenta profissional.
De acordo com uma nova pesquisa da rede social profissional, esses três rótulos estão entre as três “buzzwords” (palavra ou frase de efeito para impressionar) mais usadas este ano – e, consequentemente, totalmente ineficientes – pelos usuários norte-americanos do site. “No cenário econômico atual, você realmente precisa destacar-se da multidão para chamar a atenção de um gestor de contratações”, afirma a diretora do LinkedIn, Nicole Williams.
“Se está usando as mesmas palavras que todos os outros do LinkedIn, está-se misturando. As ‘buzzwords’ são realmente apenas palavras vazias. Ninguém está lhe dando atenção”.
Em vez disso, Nicole recomenda tirar um tempo para repensar como alguém se pode realçar pelo perfil e examinar a linguagem usada para isso. Conheça cinco truques que lhe podem permitir iniciar um ano bem-sucedido profissionalmente.
[box_dark]1. Mostre, não fale[/box_dark]
Como a competição é muito forte, Nicole diz que é especialmente importante evitar uma lista de tópicos sobre si e focar-se em mostrar às pessoas as suas qualificações e sucessos em vez de falar sobre os mesmos.
“Só porque uma palavra é uma ‘buzzword’ não significa que é preciso procurar por outra para substituí-la. Em vez disso, pergunte-se como pode demonstrar o que fez”, diz. “Em vez de se descrever como ‘criativo’, dê um exemplo que mostra como tem sido criativo – como desenvolveu uma campanha de sucesso que produziu grandes resultados”.
[box_dark]2. Retire todas as palavras “dispensáveis”[/box_dark]
Williams diz que a palavra “motivado”, que ficou em sexto lugar entre as principais “buzzwords”, é um ótimo exemplo de uma palavra “dispensável” – ou palavra que não adiciona nenhum valor ao seu perfil do LinkedIn.
“Não se tem muito espaço para causar uma boa impressão. Nenhum gestor de contratações procura que alguém se descreva como motivado porque eles supõem que isso seja algo que já se é”, diz.
A especialista recomenda analisar o perfil em busca desses tipos de palavras e substituí-los com exemplos mais concretos. A maneira mais fácil de encontrá-las, diz Nicole, é perguntar a si mesmo se o oposto dessa palavra é algo que poderia ser – como, por exemplo, “desmotivado”.
[box_dark]3. Mostre as suas capacidades[/box_dark]
Em vez de depender das “buzzwords” que achou dever usar, adicione as LinkedIn Skills (Capacidades LinkedIn) ao seu perfil para aumentar as chances de aparecer em resultados de busca quando outros profissionais precisarem de alguém como você para um projeto, recomenda Nicole.
A secção de Skills do LinkedIn permite pesquisar por conjuntos específicos de capacidades para determinar a sua popularidade, examinar profissionais e locais de destaque associados com essa capacidade, encontrar trabalhos e grupos relacionados, descobrir se uma capacidade em especial está mais ou menos em tendência, e mostrar no seu perfil aquelas que você possui.
[box_dark]4. Peça recomendações[/box_dark]
A diretora do LinkedIn sugere pedir recomendações de antigos gestores e clientes para dar às outras pessoas que vêem o seu perfil um sentido mais equilibrado de quem você é como profissional.
Quando pede uma recomendação de alguém, esteja certo de mostrar a razão porque a está a pedir, se é para conseguir mais clientes ou porque está à procura de um novo emprego, explica Nicole.
Um exemplo de escrever um pedido de recomendação pode ser algo como: “Brad, eu realmente agradeceria se pudesse dar-me uma recomendação quanto ao projecto da ABC em que trabalhei e que resultou em conseguirmos aumentar as vendas em 120%”, diz.
[box_dark]5. Se estiver com dúvidas, visite o site da empresa[/box_dark]
Como se tem um espaço pequeno para causar um grande impacto, Nicole aconselha a visitar o site de um potencial empregador para preencher os espaços deixados no seu perfil pelas “buzzwords” que entretanto removeu.
“Se está à procura de um trabalho e sem algumas palavras, vá até ao site da empresa em que está interessado para ver quais as palavras que eles usam para descrever os seus funcionários e a sua cultura”, explica. “Lembre-se apenas de ser objectivo e dar exemplos”.
Esperamos que tenha sucesso e que este pequeno espaço de dicas lhe seja bastante útil !!!