A cada novo tuíte que você posta no dia, menor será a interação com a sua conta.
Essa foi a conclusão a que chegou o Social Bakers, após analisar 11 mil tuítes de marcas globais. A coleta de dados foi feita entre 25 de maio e 25 de junho de 2013.
O critério utilizado foi a Taxa de Engajamento, que herda de Engagement Rate a sigla ER. Ela diz respeito ao total de retuítes, respostas e marcações como favorito.
Ao longo do dia, a taxa de interação cai a cada tuíte. É o que se pode perceber na linha roxa do gráfico abaixo, que diz respeito à média de interação que cada tuíte recebe. O primeiro chama a atenção de 8% dos seguidores; o segundo, de 6%; e assim sucessivamente, até o 10º, que não alcança nem sequer 2% da audiência.
O estudo sugere que o limite seja de três tuítes por dia para quem quiser manter taxa de interação e alcance em equilíbrio.
A linha azul do gráfico (Total ER) se refere ao o total de interações ― respostas, retuítes e favoritos ― dividido pelo número de seguidores da conta. A tradução seria taxa de engajamento total.∞