Confira dicas para usar o Copilot no trabalho e maximizar sua produtividade e criatividade em 2025
Ferramenta de IA da Microsoft pode ajudar usuário a eliminar tarefas repetitivas, superar bloqueios criativos e liberar tempo para atividades mais significativas
São Paulo, 07 de janeiro de 2025 – A inteligência artificial está ajudando as pessoas a serem mais produtivas no trabalho. De acordo com o Índice de Tendência do Trabalho, divulgado pela Microsoft e LinkedIn em maio de 2024, três em cada quatro profissionais já usam IA no trabalho e 79% dos líderes concordam que a adoção de IA é fundamental para se manterem competitivos. O Copilot, ferramenta de IA da Microsoft, pode ajudar a aproveitar melhor o seu trabalho, agilizando tarefas repetitivas do dia a dia, apoiando em atividades complexas e liberando espaço para criatividade.
Seja no PC, celular ou navegador, é possível fazer pesquisas, resumir documentos, fazer análises de dados, entre outras tarefas. Além disso, os assinantes do Copilot Pro e do Microsoft 365 Copilot para clientes comerciais podem ter acesso aos recursos de IA Generativa diretamente do Word, Excel, Outlook e outros aplicativos de produtividade do seu dia a dia.
Confira algumas maneiras como o Copilot no trabalho pode ajudar a ser mais produtivo:
1 – Crie, edite e resuma conteúdos com facilidade
O Copilot pode ser um companheiro valioso para ajudar a superar bloqueios criativos ou mesmo ajudar na redação e revisão de alguns textos. Seja no Word ou no endereço copilot.microsoft.com, é possível redigir um rascunho com facilidade em poucos segundos. Basta escrever um prompt (comando) explicando seus objetivos e metas com o conteúdo, fornecendo contextos como o público-alvo e aspectos que deseja abordar, bem como definindo questões técnicas como limites de caracteres.
Exemplo de prompt:
o Redija um artigo técnico detalhado para engenheiros e cientistas ambientais, explorando avanços e inovações recentes em tecnologias de energia renovável, com foco em energia solar e eólica. Discuta os princípios científicos por trás dessas tecnologias, suas melhorias de eficiência e aplicações no mundo real. Consulte artigos de pesquisa recentes, patentes e relatórios do setor para obter informações precisas e atualizadas
O Copilot pode apoiar com um conteúdo que você tenha escrito anteriormente, podendo reescrevê-lo para ficar mais conciso, editá-lo com um tom mais profissional ou transformá-lo para uma escrita criativa. Outra forma de agilizar a tarefas do dia a dia é pedir que ele resuma conteúdos seja para você ou para compartilhar com outras pessoas via e-mail ou mensagens.
Confira algumas dicas de prompts e como o Copilot pode ajudar no Word e no navegador (Business Chat).
2 – Recapitule reuniões no Microsoft Teams e se mantenha informado
Ao voltar de uma folga ou férias, por exemplo, é possível pedir que o assistente resuma o que foi discutido enquanto você esteve fora ou em uma reunião que você não pôde participar. Basta clicar no ícone do Copilot no canto superior direito do Teams e pedir que ele apresente os “Destaques dos últimos X dias”.
Basta ativar a transcrição da chamada (para melhores resultados) e solicitar que o Copilot resuma o que foi discutido ou produza uma ata. É possível, ainda, fazer perguntas diretas sobre a reunião como, por exemplo, “O que foi discutido?”, “Que decisões foram tomadas?”, “Quais os próximos passos?”, entre outros.
Confira como usar o Copilot no Teams neste link.
3 – Resuma e-mails no Outlook e escreva mensagens no tom desejado
O Copilot no Outlook pode auxiliar a se manter sempre por dentro da sua caixa de e-mails e apoiar a encontrar mensagens específicas. Com o recurso “Resumo Por Copilot”, é possível ter um sumário com as principais ações de uma conversa em poucos segundos. Além disso, é possível usar o assistente de IA para fazer consulta aos conteúdos dos e-mails como, por exemplo, “Quais são as últimas mensagens de [nome da pessoa]?”, “Quais as ações devo tomar no e-mail aberto?”.
Outra forma de aumentar a produtividade no Outlook é usar o recurso “Rascunho com o Copilot”, que cria um primeiro esboço do e-mail. Basta digitar as orientações da mensagem que você deseja enviar e aguardar que o Copilot apresente uma primeira opção. O assistente de IA pode ainda ajudar a suavizar uma mensagem difícil, adotar um tom específico ou até mesmo a traduzir um e-mail para outro idioma utilizando a entonação desejada.
Confira como ser mais produtivo com o Copilot no Outlook neste link.
4 – Turbine sua análise de dados no Excel
Um dos grandes poderes da IA Generativa é a sua capacidade de fazer análises de dados e gerar insights. O Copilot no Excel eleva isso a outro nível, ajudando a obter mais dos dados não importando o seu nível de conhecimento. É possível pedir ajuda com fórmulas, adicionar colunas para comparar dados ou apoiar na edição de uma planilha.
O Copilot também pode ajudar a identificar tendências nos dados, indicar itens que estejam com baixo em um estoque de loja e fazer separação de grupos de valores. Tudo isso a partir de uma linguagem natural, como se estivesse perguntando a uma outra pessoa, colocando mais poder e eficiência na mão de cada indivíduo.
Confira neste link como o Copilot pode ajudar no Excel.
5 – Crie apresentações no PowerPoint
O Copilot no PowerPoint pode ajudar a elevar suas apresentações no PowerPoint para novos níveis. Ao abrir um novo documento em branco você pode solicitar à ferramenta para criar a apresentação sobre um assunto ou com base em algum documento específico. Em poucos segundos, o Copilot reconhecerá os tópicos mais importantes, criará uma estrutura de tópicos e slides com imagens para a apresentação e incluirá até mesmo anotações do orador para ajudar durante a apresentação.
Simplificar atividades com o Copilot no trabalho
É possível simplificar atividades do dia a dia pedindo ao Copilot para resumir a apresentação, reorganizá-la para ficar mais compreensível para determinado público ou até mesmo aplicar a identidade visual da sua empresa nos slides. Assim como no Excel, a ferramenta de IA também pode ajudar com insights e a extrair dados de uma apresentação, evitando que você tenha que gastar muito tempo olhando slide por slide.
Confira como o Copilot pode ajudar a ser mais produtivo no PowerPoint neste link.
O Copilot é um copiloto para o seu dia a dia
Esses são apenas alguns exemplos de como o Copilot no trabalho pode ajudar a agilizar suas atividades nos aplicativos que mais usa no trabalho. No entanto, a ferramenta de IA da Microsoft também pode ajudar a organizar anotações no OneNote, fazer consultas avançadas sobre seus arquivos no OneDrive, criar formulários no Forms, entre outras atividades.
Seja qual for o seu trabalho e onde quer que o realize, no celular ou computador, o Copilot estará lá para auxiliar a fazer as tarefas do seu dia a dia com mais rapidez. No centro de tudo está o ser humano, explorando e desbloqueando novos potenciais com a ajuda da IA Generativa.