A Empresa de segurança da informação preparou uma lista para ajudar o usuário a não cair em golpes virtuais
A Black Friday de 2017 deve resultar em R$ 2,2 bilhões em vendas pela internet no Brasil, segundo pesquisa recente do Google, valor 15 vezes maior que um dia comum no e-commerce brasileiro e R$ 2 milhões mais alto que no ano anterior, de acordo com dados do e-bit.
O Data Breach Investigations Report 2017 mostra que um dos maiores perigos nessa data;
É ter a identidade roubada por meio de ataque virtual ao visitar um site de e-commerce.
Sabendo do perigo maior nesta data, a ESET, líder em detecção proativa de ameaças virtuais;
Preparou algumas dicas que podem ajudar o consumidor a aproveitar os descontos da Black Friday sem medo:
1 – Ao fazer uma compra ou operação financeira, use uma conexão segura, como uma rede wi-fi conhecida ou, melhor ainda, seu plano de dados pessoal.
2 – Utilize um dispositivo confiável, com sistema operacional e o antivírus atualizados.
São essas duas medidas que vão garantir que o usuário esteja protegido das mais recentes ameaças.
3 – Tenha bom senso.
Cuidado com ofertas que pareçam muito boas para ser verdade.
Geralmente, elas são armadilhas para atrair os usuários mais desavisados.
4 – Confira atentamente a URL, ou seja, o endereço da página para saber se é real.
Se verificar que o site tem um endereço que não condiz com o nome da loja, evite clicar e inserir informações pessoais.
5 – Cuidado ao clicar em ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais.
Prefira entrar na página oficial.
Muitas vezes e-mails de oferta são recheados de links maliciosos que levam para páginas onde é necessário preencher cadastros com dados pessoais para um possível golpe.
6 – Observe a segurança da página.
Existem formas de identificar sua credibilidade, tais como a certificação digital, indicada por HTTPS:// ou por um cadeado no rodapé da página.
7 – Nunca forneça os dados do cartão de crédito em sites sem conexão segura ou em e-mails não criptografados.
8 – Tome cuidado com anúncios online (banners e pop-ups, por exemplo).
Muitas vezes eles podem ser utilizados por criminosos virtuais para redirecionar para sites maliciosos.
Acima de tudo, conforme ressalta Camillo Di Jorge, country manager da ESET e especialista em segurança da informação,;
“O bom senso é a melhor ferramenta possível para manter-se seguro. Sempre se certifique antes de clicar em uma promoção, preencher dados ou encaminhar uma informação para seus contatos. Procure os sites oficiais dos varejistas e pesquise sobre os anunciantes virtuais dos quais nunca ouviu falar antes de concluir uma compra.
Não se esqueça de checar a política do site em que está comprando”;
Alerta o especialista.
Para mais informações, acesse o portal de notícias da ESET chamado WeLiveSecurity em: https://www.welivesecurity.com/br/
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Sobre a ESET
Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a usar tecnologia com segurança.
Seu portfólio de soluções oferece às empresas e aos consumidores em todo o mundo um equilíbrio perfeito de desempenho e proteção proativa.
A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e tem escritórios em Bratislava;
São Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo.
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Desde 2004, a ESET opera na América Latina, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.
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1 comentário
Antes de comprar sempre dou uma olhada no histórico de preço do produto. Costumo consultar o gráfico de preços do comparador Econovia, mostra valores de até um ano e só mostra lojas conhecidas, acho os dados mais confiáveis.