Celulares, games e bebidas são alvos preferidos de golpes em compras online
As compras online já têm feito parte do dia a dia dos brasileiros há alguns anos.
A praticidade e os preços mais baixos são os principais motivos que levaram os consumidores a optar pela lojas virtuais no momento de adquirir os produtos desejados.
Levantamento aponta as principais tendências entre fraudadores nas compras online ; dados encontrados podem auxiliar comerciantes a se proteger
Esse aumento no número de compras online é algo que anima principalmente os donos de e-commerces, que podem reduzir o custo de operações em relação às lojas físicas.
No entanto, é importante que os comerciantes estejam atentos e protegidos contra possíveis fraudes, que podem resultar em chargeback – ou estorno de vendas realizadas via cartão, solicitado pelas operadoras para proteger os clientes que tiveram seus dados usados ilegalmente.
De acordo com levantamento Mapa da Fraude 2019, realizado pela Clearsale, no ano passado houve mais de R$ 3,6 mil em tentativas de fraude a cada minuto.
Principais produtos
Ainda segundo a pesquisa, celulares, jogos e bebidas são as principais categorias de produtos fraudadas no comércio online.
Os motivos para isso incluem a facilidade para revenda dos produtos, seja pela alta procura, pelos preços ou pela facilidade de transportar.
A alta frequência de novos lançamentos para esses produtos também torna essas categorias mais visadas.
Em 2019, a categoria de celulares e smartphones obteve o maior registro de tentativas de fraudes, chegando a 8,73% das vendas.
Em seguida ficaram as bebidas, com 8,04%, e os games, com 7,61%.
Já as fraudes em compras de produtos eletrônicos representam 4,33% das vendas.
O relatório também mostrou que as tentativas de fraudes na compra de itens dessas categorias tiveram um aumento em relação ao mesmo período de 2018.
Sazonalidade também interfere
Ao contrário do que se poderia esperar, algumas datas em que as vendas aumentam, como a Black Friday, não representam necessariamente um aumento também nas tentativas de fraudes.
Para o mês de novembro, em 2019, a cada R$ 100 em transações, apenas R$ 2,38 eram de possíveis tentativas de fraude.
Já no Dia dos Namorados, em que o varejo também pode notar um aquecimento nas vendas, o número de fraudes costuma ser maior.
Em 2019, na época anterior a essa data, as tentativas de fraudes chegaram a 4,56% do total de vendas.
O Natal, outra época do ano em que os brasileiros costumam fazer várias compras online, teve 3,38% de fraudes.
Os dados levantados pela ClearSale mostram a necessidade de buscar medidas preventivas.
Afinal, a cada tentativa de fraude bem-sucedida, os comerciantes podem ter grandes prejuízos, podendo colocar em risco a saúde financeira de seus negócios.