Dicas para tirar o seu negócio do papel e começar a empreender
Segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021, o qual é a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo e é realizada no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), a Taxa de Empreendedores Estabelecidos, os que conseguem tirar o seu negocio do papel e começar a empreender que são os que possuem no mínimo 3,5 anos de operação, teve um aumento de 1,2 ponto percentual e passou de 8,7% da população adulta, em 2020, para 9,9% em 2021.
O empreendedorismo é amplamente abraçado pelos brasileiros, seja por oportunidade ou por necessidade.
Além disso, outro ponto positivo apresentado pelo relatório da GEM é que o empreendedorismo por necessidade diminuiu, e por oportunidade aumentou.
Isso comprova que o cenário econômico está favorável para os empreendedores que perseveram e que traçam e executam um plano estratégico inteligente.
Ficou animado para começar? Siga as dicas que separamos a seguir e execute a sua tão sonhada ideia!
Formalize-se
Independentemente do tamanho, profissionalize o seu negócio por meio de abertura de empresa (CNPJ), emissão de NF, padronização de processos, entre outros.
Prepare-se
Não deixe de estudar para acompanhar a evolução do mercado. Faça cursos técnicos e de gestão de negócios. Lembrando que existem inúmeras opções gratuitas, como por exemplo o “Defina seu negócio” do Sebrae.
Reveja suas ideias
Pivotar é um termo técnico do empreendedorismo e significa readequar o seu plano de negócio caso o atual não esteja sendo satisfatório ou caso você tenha descoberto uma brecha de mercado que pode levar a sua empresa a outro patamar de forma mais rápida.
Conheça o mercado, as tecnologias e sua concorrência
Estude o mercado e entenda qual é o seu público alvo e quais são as dores deles. Feito isso, crie soluções que atendam esses requisitos com a maior qualidade possível.
Utilize a tecnologia a seu favor para otimizar os processos e consequentemente, baratear e melhorar a sua produção.
Estruture um plano estratégico e coloque-o em prática o quanto antes. Dessa forma, é possível testar quais são os produtos e serviços que estão performando bem e ir adequando os próximos passos da sua empresa.
Analise o seu concorrente diretos e demais empresas que estiverem se destacando para estar atento aos caminhos que o mercado está se direcionando.
Escolha suas parcerias e não desista na primeira barreira
Esteja rodeado de pessoas competentes, o que inclui fornecedores, funcionários, terceirizados, etc, pois são eles que te ajudarão em momentos de dificuldade.
Os desafios que compõem a rotina de um empreendedor são inúmeros e muitas vezes, inesperados.
No entanto, a sensação de conquista ao superá-los é indescritível. Então, persevere para saborear as vitórias ao lado de seu time. Além disso, ao superar os percalços, ganha-se experiência para superar os próximos desafios que aparecerão no caminho.
Organize as suas finanças para começar a empreender
Geralmente, o período inicial de abertura da empresa passa por momentos de prejuízos antes de realmente obter lucro. Então, prepare o caixa da empresa e separe o valor necessário para o seu capital de giro.
A organização financeira da sua empresa é um fator determinante para o seu sucesso. Dessa forma, tome decisões inteligentes com o dinheiro do seu negócio.
Porém, caso precise de ajuda para quitar uma dívida ou para aproveitar uma oportunidade de negócio, contratar crédito com garantia de inóvel pode ser uma ótima opção, uma vez que essa modalidade de crédito entende e supre as necessidades específicas de um empreendedor.