As compras online se tornaram uma prática muito comum em todo o globo, e hoje cada vez mais os comerciantes têm adentrado nesse setor, oferecendo uma variedade enorme de produtos e serviços, já que a demanda da população exige isso. Mas, assim como em qualquer lugar, existem picaretas procurando vítimas desavisadas; e na internet não seria diferente. Desta forma, é necessário que os compradores tomem certos cuidados ao realizar suas transações no ambiente virtual para não acabarem caindo em uma roubada e amargando um certo prejuízo.
Neste texto, vamos listar algumas medidas que você pode adotar para descobrir se o endereço virtual onde você pretende comprar algum produto ou contratar um serviço são realmente sites seguros.
Lista de medidas para descobrir se é um site seguro
1 – Assim que você adentrar em uma plataforma online, fique atento a barra de endereços do site, e verifique se a sigla HTTP tem a letra “S” ao final (HTTPS). Esse “S” ao final da sigla significa que a página conta com uma segurança criptografada, onde seus dados estarão seguros, e você poderá realizar suas compras sem grandes preocupações.
2 – Também olhe se o site conta com um Selo de Segurança. Este recurso é dado a páginas confiáveis, ratificando a idoneidade do endereço, onde o usuário pode inserir seus dados de pagamentos sem maiores preocupações.
3 – Voltando à barra de endereços, há mais uma maneira de comprovar que site é seguro. Procure pelo cadeado antes da sigla HTTPS. Quando este ícone está presente na barra do navegador, significa que as conexões são criptografadas e apresentam proteção contra espionagem.
4 – Pesquisar a reputação e o histórico da plataforma também é mais uma forma de se proteger. Basicamente, você pode conferir o que estão falando sobre determinado site na internet, e um dos jeitos mais simples de se fazer isso é uma rápida busca no Google ou em um buscador da sua preferência. Em geral, logo aparecerão diversos resultados sobre lojas virtuais, como a qualidade do atendimento ao cliente.
5 – A Política de Privacidade de uma página da internet sempre deve ser clara para seus usuários, para que dessa forma o cliente saiba quais dados a plataforma colhe e armazena, e para quais fins eles são utilizados.
6 – Se possível, confirme as informações do contato. Como uma plataforma pode ser segura se o usuário desconhece onde é a empresa, quem a administra ou como pode contatá-los? Em muitos endereços, essas informações podem ser encontradas na aba “Sobre”, que deve conter o endereço da companhia, contatos e até um resumo da sua história. Um site seguro não deve ter problemas em disponibilizar aos seus clientes essas informações, e apesar disso não significar um aumento de segurança absurda, ao menos você saberá a quem recorrer caso precise.
7 – Cuidado com os vírus. Um dos maiores riscos de navegar em determinados endereços na internet são os vírus e os malwares, já que mesmo que você tenha se atentado e posto em prática todas as dicas que nos demos ao longo deste artigo, uma plataforma pode ter sido infectada por um deles. Então, para saber se este é o caso, fique atendo a alguns sinais:
- Avisos sobre sites infectados pelos próprios navegadores;
- Pop-ups suspeitas, aquelas janelinhas que aparecem aleatoriamente na tela do seu computador, geralmente pedindo que você realize alguma ação ou compartilhe informações;
- Erros de ortografia e gramática, além de uma comunicação apelativa;
- URLs suspeitas. Assim que um usuário coloca o mouse em cima de uma URL, é possível saber para onde o link irá lhe redirecionar, cabendo a você decidir se irá prosseguir ou não.
Esperamos que essas dicas lhes sejam úteis, e que agora você consiga identificar esses pequenos detalhes que podem influenciar drasticamente em sua experiência online.