Home Dicas Como saber se o celular está infectado com vírus? Confira as dicas

Como saber se o celular está infectado com vírus? Confira as dicas

por Paulo Fernandes Maciel

5 maneiras de saber se o seu celular está infectado com vírus

Como usamos o smartphone com mais frequência, é provável que não tenhamos tanto cuidado quanto com os computadores. Por outro lado, o fato de acessarmos a internet mais frequentemente nos aparelhos de menor porte significa que a quantidade de ameaças também aumentou. Mas como saber se o meu celular está infectado com vírus?

Existem diversos sinais que o seu smartphone dá quando ele está infectado. Vale ressaltar que não é boa ideia ficar com um vírus no seu aparelho por muito tempo, com alto risco de perda de dados e/ou prejuízos financeiros.

Por isso, ao notar que seu aparelho está com problemas, é importante priorizar o seu conserto. Malwares como ransomwares e spywares são algumas das diversas formas de ameaças que podem prejudicar não apenas o funcionamento do seu aparelho, mas como o acesso aos seus dados.

Nos próximos trechos, vamos mostrar porque é comum não pensarmos que nosso aparelho está com vírus, mas o motivo pelo qual é interessante prestar atenção aos sinais.

Em seguida, vamos te mostrar os principais sinais de que um celular está infectado com vírus. Confira abaixo!

Por que nem sempre a gente acha que está com vírus?

Algumas vezes, o vírus age de forma sutil no seu smartphone. Por isso, algumas vezes é difícil de notar quando está com o celular infectado.

Antes da era dos smartphones, era comum que os vírus agissem logo em computadores. Como o acesso às contas bancárias não era feito comumente pelo PC, muitas invasões tinham apenas o objetivo de assumir o controle do computador à distância, ou apenas causar danos.

Hoje, o objetivo desses programas é ser o mais sutil possível. Das três metas mais comuns dos programas maliciosos, duas são melhor aproveitadas quando não afetam tanto o desempenho do seu aparelho.

São elas:

  • Roubo ou sequestro de dados
  • Uso dos seus dados móveis ou Wi-Fi para aplicar golpes em outros usuários
  • Mineração de bitcoins.

A terceira já usa o poder computacional do seu smartphone. Essa, especificamente, irá reduzir consideravelmente o desempenho do seu aparelho, sendo a mais fácil de notar.

Bons apps de segurança, como BitDefender, Kaspersky e Avast, ajudam a prevenir esse tipo de problema. Mesmo nas versões gratuitas, todos eles são ótimas opções de antivírus para Android, que aumentam de forma considerável a proteção do aparelho. 

5 maneiras de saber se o seu celular está com vírus

Agora que conhece algumas das principais maneiras pelos quais seu smartphone pode ser invadido, veja como saber se o celular está infectado com vírus.

infectado com vírus

1. Aumento no uso de dados

Não costuma baixar tantos jogos, fotos ou vídeos no WhatsApp, mas está vendo os dados móveis do seu plano quase no limite.

Isso pode estar acontecendo por dois motivos. O primeiro é mais seguro: é possível que esteja a utilizar muitos apps que usam a internet em segundo plano. Redes sociais são alguns dos apps que mais consomem dados móveis, mesmo quando não os está utilizando.

Se esse não é o seu caso, então é provável que esteja com vírus no seu smartphone usando seu plano de internet.

2. Travamento de apps

De um tempo para cá, sente que os seus aplicativos estão travando e fechando automaticamente? Isso pode acontecer por dois motivos: o app em específico está com alguma falha de programação ou memória RAM do smartphone está sobrecarregada.

No primeiro caso, é possível que reinstalar o app funcione. Caso contrário, terá de esperar que o desenvolvedor atualize o app e torcer para que o erro tenha sido corrigido.

O segundo caso é uma espécie de defesa do smartphone. Sempre que extrapola o uso da memória, o smartphone fecha apps para conseguir voltar ao seu funcionamento normal.

Essa falha pode ser causada por vírus, como veremos a seguir.

3. Popups e apps desconhecidos no smartphone

Popups e apps desconhecidos no seu smartphone provavelmente são vírus. São raras as vezes nas quais uma atualização muda totalmente como um aplicativo aparece na sua tela.

Pode ser que tenha esquecido que instalou um app? É possível. Mas é comum lembrar de apps instalados, mesmo que não os use com frequência.

Por isso, se não tem memória alguma de um aplicativo que está no seu smartphone, desinstale-o imediatamente.

Outro indicativo claro de vírus são popups que começam a aparecer repentinamente no seu aparelho. Inclusive os que aparentam ser da sua operadora de telefonia.

4. Bateria acabando rápido ou sobreaquecendo

Esse é um dos mais difíceis de discernir, já que existem diversos fatores que podem fazer sua bateria acabar mais rápido ou sobreaquecer. A idade do seu aparelho é um deles, por exemplo. Quanto mais tempo o usa, menor fica a duração da sua carga.

Outro fator que faz a sua bateria acabar mais rápido ou sobreaquecer é manter a capacidade de armazenamento do seu celular perto do limite.

Com muitos apps, mais processamento exigirá do seu smartphone após ligá-lo. O ideal é deixar, ao menos, 10% da capacidade dele livre. Ou seja, se o seu celular tem 32 GB, é interessante deixar ao menos 3,2 GB desocupados.

Por isso, recomendamos conferir se há mais algum dos outros sinais mencionados no artigo, além do problema com a bateria, principalmente considerando apps desconhecidos.

Confira 10 dicas para economizar bateria no seu smartphone.

5. Aumento na conta de celular

Um indicativo forte de vírus é um aumento súbito na conta de celular, sem que tenha feito nada excepcional. Principalmente se não tem um plano com muitos dados.

Por outro lado, é um caso mais raro e normalmente também envolve o roubo de dados, como o CPF. Por que isso é necessário? Pois golpistas podem se fazer passar por você com os dados e contratar mais GBs em seu nome para continuar a usar seus dados móveis.

Nesses casos, é imprescindível que abra um Boletim de Ocorrência na delegacia próxima à sua residência e entre em contato com a sua operadora.

O que fazer quando seu smartphone está com vírus?

Ao notar que o seu smartphone pode estar com vírus, é importante instalar um app antivírus para lidar com a situação, as opções que citamos acima são ótimas, o BitDefender é um dos melhores e mais eficientes. Por outro lado, é importante ter em mente que o ideal é que use um aplicativo conhecido e, de preferência, pago.

Alguns antivírus grátis oferecidos na Play Store, por exemplo, podem fazer exatamente o contrário: deixar o seu computador mais infectado, fique atento e sempre pesquise sobre qualquer aplicativo, antes de instalar no seu celular.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário