Todo mundo que tem internet em casa, provavelmente, enfrenta ou já enfrentou problemas de conexão relacionados ao sinal Wi-Fi. É comum que sua potência vá diminuindo de cômodo para cômodo, podendo até mesmo ser inexistente em certos pontos da casa. Muita gente acaba confundindo essa questão com a qualidade do plano de internet contratado, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Por mais que sua velocidade suporte centenas de megabytes de conexão, isso ainda vai acontecer, pois é algo que está diretamente relacionado com o roteador.
Os repetidores de sinal Wi-Fi são os aparelhos mais populares para melhorar a qualidade da sua internet em casa; entenda como eles funcionam
Um roteador expande o sinal da internet pela casa através de ondas de rádio comuns, e todo modelo, independentemente de ser dos mais básicos, fornecidos pela operadora, ou um mais caro, vendido separadamente, possui um limite de alcance. Além disso, qualquer barreira que estiver no caminho já consegue enfraquecer consideravelmente a qualidade do sinal, então toda parede serve de obstáculo para seu Wi-Fi, e é por isso que ele fica mais fraco a cada cômodo.
É por isso que, quando conectamos algum eletroeletrônico smart diretamente ao roteador, via cabo de rede, conseguimos usufruir da internet em seu potencial máximo, pois não existem esses empecilhos do Wi-Fi, e o aparelho acaba recebendo todos os dados disponíveis, via cabeamento. A boa notícia é que existem algumas tecnologias para melhorar a qualidade do sinal pela casa, e uma das mais populares é o uso de repetidores de sinal, um acessório vendido separadamente que consegue corrigir parcialmente o problema
.Entendendo seu roteador
Antes de aprendermos mais sobre como os repetidores de sinal funcionam, é importante entendermos melhor sobre as funções de um roteador e como fazer o melhor proveito possível dele. Hoje em dia, o modelo mais popular são os chamados dual band, que proporcionam dois tipos diferentes de conexão: 2.4 GHz e 5 GHz. Eles já se tornaram o padrão das operadoras; então, a não ser que você já esteja há anos sem trocar de aparelho, provavelmente, seu roteador possui banda dupla.
A diferença entre essas duas opções está no alcance e na qualidade da conexão. A rede de 5 GHz disponibiliza a internet em todo seu potencial, mas possui um alcance bastante reduzido; já a de 2.4 GHz limita consideravelmente a velocidade de conexão, porém consegue alcançar pontos mais distantes da casa. Esses roteadores dinâmicos certamente são bastante úteis e resolvem em partes os problemas de sinal, mas obviamente a causa central permanece: quanto mais longe, pior a conexão.
Para fazer melhor uso da sua rede doméstica, o primeiro passo é escolher um ponto estratégico para posicionar seu roteador. O ideal é sempre colocá-lo em um cômodo centralizado, que expanda o sinal de uma forma mais equilibrada pela casa. Deixar seu roteador em um cômodo mais ao extremo da estrutura acaba fazendo com que as partes mais distantes não recebam nenhum sinal. Outra forma de definir o melhor local para o modem é analisar qual lugar da casa possui mais aparelhos eletrônicos que precisam de internet, como televisores, computadores e outros.
Hoje em dia, contar com uma internet boa em casa é algo indispensável, especialmente para quem trabalha ou estuda de forma remota. Graduandos em Jornalismo, Marketing ou Biomedicina EAD precisam de uma conexão estável para assistir às aulas e realizar apresentações, assim como aqueles que trabalham em regime home office. O posicionamento do roteador já ajuda a garantir uma melhora, mas só isso não é o suficiente; é aqui que entram os repetidores de sinal.
Como funciona um repetidor de sinal Wi-Fi?
O repetidor é um acessório que deve ser ligado na tomada de algum cômodo para replicar o sinal que está recebendo adiante. Um exemplo: se o seu roteador está posicionado na sala, e você ligar o repetidor na cozinha, todo o sinal recebido ali será transmitido para os cômodos seguintes, então acaba sendo uma forma de expandir a rede e evitar que ela chegue enfraquecida no restante da casa. Vale ressaltar que a função do repetidor é apenas repetir o sinal que está recebendo, então ele não consegue oferecer 100% de cobertura e também não interfere na velocidade da internet.
A quantidade de repetidores que serão instalados varia de acordo com o tamanho da casa e com a necessidade do morador, então vai de cada um construir seu próprio sistema de repetição de sinal para suprir cada cômodo da casa. Porém é importante ter em mente que o fato do repetidor replicar apenas o sinal recebido acaba sendo uma limitação que deve ser levada em consideração.
Para que ele receba a maior quantidade de sinal possível, seria necessário colocá-lo mais próximo do roteador, o que não faria sentido, considerando que os cômodos próximos ainda recebem um bom sinal. O ideal sempre é priorizar os quartos que ficam no meio termo, pois, caso coloque em um que esteja distante demais, o sinal recebido e replicado será igualmente fraco.
Uma outra vantagem é que não é obrigatório que o repetidor seja da mesma marca que o roteador, mas ainda é preciso ficar alerta com a compatibilidade, pois é possível que as configurações do seu roteador não funcionem com o acessório em questão. Caso seu modem seja dual band, um modelo mais moderno de repetidor provavelmente dará conta do recado, já que esses possuem todas as atualizações necessárias para funcionarem com qualquer tipo de dispositivo. Agora que você já sabe como os repetidores de Wi-Fi funcionam, basta encontrar o modelo que melhor se adeque às suas necessidades e fazer adaptações no posicionamento do seu roteador, para garantir que o sinal seja igualmente expandido por toda parte