Dicas para criar um site sem codificação
Se você não tem habilidades de codificação, mas não consegue desistir da ideia de se tornar um dono de site sortudo, existem serviços que tornam possível lançar um site do zero, sem qualquer tipo de codificação. Estes são os sistemas adequados e funcionais conhecidos como construtores de sites.
Um dos destaques mais notáveis e inegáveis dos construtores de sites é seu forte enfoque nas necessidades dos iniciantes. Esses serviços são fáceis de usar e convenientes até mesmo para aqueles usuários que não estiveram envolvidos no desenvolvimento de sites antes, mas têm a intenção de iniciar projetos profissionais repletos de recursos.
Painéis intuitivos e modelos responsivos
A maioria dos construtores de sites vem com painéis intuitivos, modelos responsivos gratuitos ou prontos para dispositivos móveis e ferramentas avançadas de personalização de design que ajudam você a obter o máximo do processo de design da web. Outro recurso benéfico dos construtores de sites é o suporte profissional ao cliente, que orienta o usuário em todas as etapas do processo de desenvolvimento de sites. Finalmente, essas plataformas frequentemente vêm com hospedagem integrada gratuita e escolha de nome de domínio. Isso permite criar site e publicar seu projeto diretamente no site, o que elimina a necessidade de procurar um provedor de hospedagem confiável em outro lugar.
Visões gerais sobre sites sem codificação
A gama de construtores de sites sem código é bastante extensa e cada plataforma tem recursos exclusivos para oferecer aos seus usuários. Isso é o que torna a escolha do sistema mais adequado um desafio para os não técnicos. Preparamos visões gerais das melhores plataformas que permitem que você comece sites de qualidade sem qualquer codificação. O conhecimento desses recursos permitirá que você escolha o melhor sistema que atende aos seus requisitos e necessidades individuais de design da web.
Dê uma olhada neles agora.
Criar site dedicado sem codificação
Para pequenas empresas e indivíduos sem conhecimento de programação, construir um site pode ser intimidante. Muitas vezes atribuímos a responsabilidade de construir o site da nossa marca aos desenvolvedores (por um bom motivo), porque eles têm as habilidades necessárias para criar um site dedicado.
No entanto, existem algumas desvantagens quando você não está envolvido na construção de seu site.
• Você pode ter dificuldade em fazer alterações futuras e precisar pedir ajuda a terceiros várias vezes.
• É possível que sua marca perca um pouco de sua “essência” quando você passa as rédeas para outra pessoa.
Hoje, é mais fácil do que nunca construir um site por conta própria. Existem sistemas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress e milhares de temas e plug-ins no ecossistema. Você também tem acesso a praticamente qualquer informação necessária para construir o site que deseja, graças à internet.
É útil estar ciente das habilidades específicas de que você precisa para construir um site completo. Então, vamos delinear os muitos elementos ou habilidades que fazem parte de um site impressionante que também faz seu negócio crescer.
Gerenciando um CMS
Graças aos sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), você pode construir um site moderno sem saber nada sobre codificação. Eu recomendo o WordPress por vários motivos:
Ele alimenta milhões de sites.
Existem milhares de plug-ins e temas para personalizar seu site.
WordPress é um software de código aberto que está sendo atualizado pelos melhores desenvolvedores do mundo, para que você possa sempre olhar “sob o capô” e verificar seus sistemas de segurança.
É fácil de usar e tem uma curva de aprendizado curta.
• É grátis.
Existem muitos recursos disponíveis para aprender como usar o WordPress para criar o site que você deseja. Eu sugiro usar blogs e cursos online para aprender como começar.
2. Redação e redação de conteúdo
Escrever para a internet (ou seja, seu site) é muito diferente de escrever um e-mail, um livro ou até mesmo uma postagem nas redes sociais. Quando você está enchendo seu site com informações, você está escrevendo para impulsionar seu SEO e fornecer informações relevantes para usuários impacientes da web que digitalizam em vez de ler. Isso significa que você precisa aprender as práticas recomendadas para escrever conteúdo que converta e ajude você a ter uma boa classificação nos resultados do mecanismo de pesquisa. Aqui estão minhas dicas:
Sempre faça sua pesquisa de palavras-chave e certifique-se de adicionar suas palavras-chave ou frases no título, pelo menos um título e algumas vezes no corpo.
Use frases curtas e simples e adote um tom de voz coloquial. Finja que você está falando com um amigo e deixe essa voz moldar sua escrita.
Concentre-se nos benefícios da sua solução e não nos recursos.
Estruture sua redação de modo que seja dividida em seções com subtítulos que digam aos leitores sobre o que é o parágrafo.
Não faça um parágrafo com mais de quatro linhas.
3. Experiência do usuário
Embora plataformas como o WordPress facilitem a construção de sites, isso não significa que seu site será amigável. Você precisa aprender sobre os princípios de experiência do usuário (UX) e design de interface do usuário (IU).
Este é um assunto bastante abrangente para abordar, então eu sugiro fazer um curso sobre a Udemy para obter informações detalhadas sobre como construir um site fácil de navegar. Você aprenderá sobre coisas como espaçamento, divulgação progressiva, o uso adequado de cores, contraste e muito mais.
4. Tipografia em sites sem codificação
Ter um conhecimento básico de tamanhos de letras, espaços e combinações é importante. Ao construir um site, muitas pessoas são atraídas por fontes sofisticadas que parecem bonitas, mas não são legíveis por longos períodos de tempo.
Lembre-se de que seus leitores provavelmente estão olhando para uma pequena tela de celular quando estão lendo seu conteúdo. Portanto, novamente, considere fazer um curso da Udemy ou pesquisar artigos em blogs sobre tipografia.
Você aprenderá sobre o emparelhamento de fontes, usando proporções para os tamanhos dos títulos e o espaço entre as linhas. Você só precisa de duas fontes para os títulos e o corpo das postagens em seu site. Escolher o par certo pode ser desafiador, por isso você precisa estar ciente dos princípios tipográficos.
5. HTML e CSS
Eu sei que disse que você não precisa de nenhuma codificação – mas você precisa de um pouco. Embora o WordPress possa fazer praticamente qualquer coisa se você estiver optando por um tema gratuito ou com flexibilidade limitada, você precisará saber um pouco de HTML e CSS para fazer pequenos ajustes. Algumas dessas alterações podem incluir a alteração da cor de uma borda ou parte do texto.
Você também pode descobrir, de vez em quando, que precisará inserir trechos de código no WordPress para adicionar funcionalidades. Não é possível escapar totalmente do uso de uma codificação simples para alterar seu site.
Mas não se preocupe. HMTL e CSS são as linguagens de codificação mais simples, e você frequentemente encontrará trechos de código que pode copiar sem ter que construir nenhum código. É apenas um bom senso estar ciente de como eles funcionam.
Bom para ir
Simplesmente configurar um site e colocá-lo no ar é fácil, mas é muito provável que você queira converter leitores em assinantes ou compradores. Nesse caso, são necessárias mais etapas ou habilidades para transformar seu site em um ativo que lhe traga dinheiro.
Abordei algumas das habilidades de que você precisa para construir um ótimo site. Não vai demorar muito para dominá-los, então comece agora.