TCS lança Codificadas 1º torneio de programação feminino da América Latina para impulsionar talentos e carreira
As inscrições estão abertas para o Codificadas, o primeiro torneio individual competitivo de programação exclusivamente para mulheres na América Latina. Organizado pela Tata Consultancy Services (TCS) — criadora do TCS CodeVita, a maior competição de programação do mundo — o Codificadas busca impulsionar a participação feminina no mundo da TI, celebrando o talento e o potencial por meio de uma experiência inclusiva, colaborativa e inspiradora.
As Inscrições estão abertas para Codificadas competição que busca a “Melhor Programadora da América Latina” e oferece prêmios, empregos e estágios em TI
A competição convida mulheres de todos os níveis acadêmicos e experiências: desde estudantes dando os primeiros passos na programação até profissionais experientes, todas são bem-vindas para fazer parte da iniciativa.

O torneio contará com desafios técnicos adaptados a diferentes níveis de habilidade, mentorias, palestras motivacionais e espaços de aprendizagem compartilhados, criando o ambiente ideal para o crescimento pessoal e profissional.
Para a mulher ter voz na programação
Além disso, o Codificadas promoverá a construção de comunidades e oportunidades de networking, com foco regional, conectando mulheres de diversos países da América Latina. Esta competição representa um passo firme em direção a um ecossistema tecnológico mais diverso, onde as mulheres tenham voz na programação do futuro.
“Queremos que cada participante se sinta apoiada, valorizada e motivada a continuar crescendo na área de tecnologia. O Codificadas não é apenas uma competição — é uma plataforma para descobrir o que podemos criar juntas. Acreditamos que o talento feminino em programação merece ser visto e celebrado”, afirma Ximena Jofré, Head de RH da TCS América Latina.
A participação na competição é gratuita e as inscrições são feitas online. O torneio é dividido em três categorias:
JrCoder: para mulheres entre 15 e 18 anos sem formação universitária.
UniCoder: para estudantes universitárias que se formarão em outubro de 2025 ou depois.
ProCoder: para graduadas universitárias ou de institutos técnicos.
As vencedoras serão coroadas como a Melhor Programadora da América Latina e terão a oportunidade de acessar grandes prêmios, ofertas de emprego, estágios e projetos acadêmicos em uma das principais empresas de TI do mundo.
A competição incluirá rodadas preliminares remotas pela plataforma Codeforces e culminará em uma grande final presencial. As inscrições estão abertas até 26 de agosto de 2025.
Impulsionando talentos STEM na região
De acordo com o relatório “Mudando a Equação: Garantindo Futuros em STEM para Mulheres” de 2024 da UNESCO, as mulheres ocupam apenas 22% dos empregos em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) nos países do G20. Ao mesmo tempo, a OCDE projeta que, até 2030, 80% dos empregos estarão vinculados a essas áreas, destacando a necessidade urgente de eliminar a disparidade de gênero no setor.
“A inteligência artificial e a digitalização estão abrindo novos caminhos de carreira para mulheres na região. Com esta iniciativa, a TCS reafirma seu compromisso com a equidade de gênero e o desenvolvimento de talentos em tecnologia na América Latina, defendendo uma indústria mais diversa, inclusiva e representativa, capaz de oferecer soluções mais inovadoras para nossos clientes”, acrescentou Jofré.
Para mais informações e inscrições, visite: www.tcscodificadas.com
Sobre a Tata Consultancy Services
A Tata Consultancy Services (TCS) (BSE: 532540, NSE: TCS) é a parceira preferencial em transformação digital e tecnologia para organizações líderes em todo o mundo. Desde sua fundação em 1968, a TCS mantém os mais altos padrões de inovação, excelência em engenharia e atendimento ao cliente.
Enraizada na tradição do Grupo Tata, a TCS se concentra na criação de valor de longo prazo para seus clientes, investidores, funcionários e a comunidade em geral. Com uma força de trabalho altamente qualificada de 607.979 consultores em 55 países e 202 centros de entrega em todo o mundo, a empresa é reconhecida como uma das principais empregadoras em seis continentes.
Com sua capacidade de aplicar e escalar tecnologias emergentes rapidamente, a TCS construiu parcerias de longo prazo com seus clientes, ajudando-os a se tornarem empresas perpetuamente adaptáveis. Muitos desses relacionamentos perduram há décadas e navegaram com sucesso por todos os ciclos tecnológicos — dos mainframes na década de 1970 à Inteligência Artificial atual.
A TCS patrocina 14 das maratonas e eventos de resistência mais prestigiados do mundo, incluindo a Maratona de Nova York, a Maratona de Londres e a Maratona de Sydney, com foco na promoção da saúde.