Confira cinco dicas para estudar inglês on-line, inclusive com prática de conversação
Com as dicas para estudar é possível aprimorar a performance no idioma por meio de plataformas interativas, imersão diária, prática com inteligência artificial e muito mais
Com 23% de crescimento no uso de aplicativos de idiomas no Brasil, segundo o Duolingo, aprender inglês online nunca foi tão fácil. Entre plataformas gratuitas e outras com preços acessíveis, a prática da língua está na palma da mão ou há um clique de distância. Mas é necessário ter um direcionamento para entender como construir um planejamento de estudos e obter êxito.
Para otimizar o aprendizado on-line, confira cinco dicas essenciais para melhorar sua prática de conversação:
Usar plataformas interativas:
Ferramentas que integrem vídeos e exercícios práticos podem aprimorar a compreensão auditiva e desenvolver habilidades essenciais. A combinação de vídeos com atividades permite que os alunos absorvam o idioma em contextos reais e testem seu aprendizado de forma imediata, promovendo um aprendizado mais eficaz e contextualizado. Segundo o TIC Educação 2023, a adoção dessas tecnologias está crescendo, especialmente em estados como São Paulo, Goiás e Paraná, onde o uso de plataformas digitais na educação já atinge 57%.
Foco na imersão:
Reservar um tempo diariamente para consumir conteúdo em inglês, como filmes, séries e podcasts, é benéfica, pois a exposição frequente ao idioma em situações naturais aumenta o vocabulário, melhora a escuta e ajuda a assimilar sotaques e expressões do cotidiano.
Participar de grupos de estudo é uma das dicas para estudar:
Interagir em comunidades é uma das dicas para estudar on-line torna o processo mais colaborativo e motivador. Estudar com outros alunos amplia a troca de conhecimentos, melhora a comunicação e proporciona uma experiência mais rica e engajadora.
Método de “shadowing”:
Ouvir diálogos em inglês e repetir em voz alta logo em seguida, pode ajudar na melhora da pronúncia e da fluidez do inglês. O “shadowing” ajuda a internalizar o ritmo e as nuances do idioma, tornando a fala mais natural e precisa. Uma pesquisa realizada pela McKinsey em 2023, indicou que 85% dos participantes que praticavam o método melhoraram signitificativamente sua performance com o idioma. Segundo o Relatório de Idiomas do Duolinguo do ano passado, dedicar pelo menos 15 minutos ao “shadowing” pode resultar em melhorias perceptíveis na fala em 4 semanas.
Praticar conversação com Inteligência Artificial:
Simular conversas em inglês em situações variadas, como entrevistas de emprego e viagens, pode ser um importante método para praticar o inglês, assim como para se preparar para situações futuras. . A BeConfident é uma plataforma que oferece conversação com Inteligência Artificial via WhatsApp. Em 2024, a startup atualizou sua base de dados para contar com mais de mil cenários diferentes para os bate-papos.
Conclusão
O ambiente digital oferece uma infinidade de recursos que permitem adaptar o aprendizado ao seu estilo de vida e às suas necessidades. Aproveitar essas ferramentas é uma maneira inovadora de se preparar para desafios reais e se destacar em um mundo cada vez mais conectado. A jornada para a fluência é contínua e cheia de oportunidades—invista nela e veja suas habilidades de comunicação se transformarem.