Home Dicas Backup de energia é essencial para evitar prejuízos

Backup de energia é essencial para evitar prejuízos

por Paulo Fernandes Maciel

Empresas: backup de energia é essencial para evitar prejuízos

Entre os componentes que garantem o funcionamento da indústria e do comércio, um dos mais importantes é a eletricidade que não deve ser interrompida e nisso o backup é inportante.

O recurso fornecido pelas concessionárias é a principal fonte de energia para 79% deste setor no Brasil.

Por outro lado, de acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 67% das fábricas do país sofrem prejuízos com falhas ou interrupções no fornecimento de energia elétrica.

A falta de energia é prejudicial para empresas de todos os segmentos, mas a criticidade aumenta em setores nos quais a matéria prima depende de processamento ou armazenamento climatizado, como o alimentício.

backup

Como garantir eficiência energética para empresas

Diante de um cenário no qual há inconstância no fornecimento de energia elétrica, as empresas podem buscar formas alternativas para ter à disposição energia em tempo integral e evitar os prejuízos.

Uma das saídas é incorporar o uso do gerador de energia backup, que garante a continuidade do funcionamento de empresas em caso de instabilidades na rede ou falta de fornecimento de energia.

O equipamento é capaz de gerar energia elétrica sem interrupções e está disponível no mercado em diferentes capacidades e modelos.

Por meio dele, é possível manter aparelhos eletrônicos funcionando por longos períodos de duração, oferecendo a segurança energética de que os negócios precisam.

Os geradores backup, portanto, são essenciais para evitar prejuízos acarretados por paradas na produção e perdas de matéria-prima, que também podem ocorrer durante a falta de energia. Por este motivo, podem ser considerados um investimento indispensável para empresas que desejam assegurar operação segura e contínua.

Como contratar energia backup?

Manter um gerador backup em funcionamento, no entanto, vai além da simples instalação do equipamento.

Para que as empresas se beneficiem das vantagens do equipamento, algumas questões devem ser observadas visando garantir que o  investimento seja feito de forma correta.

Neste aspecto, há três itens-chave: planejamento, instalação e manutenção. 

O primeiro passo é buscar um fornecedor de qualidade, que tenha credibilidade neste mercado.

Essencial também é realizar o cálculo da carga necessária, do tempo de resposta para o equipamento entrar em funcionamento em caso de falta de energia, além da  definição do local de instalação do gerador.

A recomendação é que o equipamento fique próximo àqueles que irá alimentar. 

Além disso, a empresa contratante deve solicitar à contratada a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART.

A manutenção também é um fator de extrema importância.

Locação de geradores

O serviço deve incluir não só as preventivas como também as corretivas para garantir perfeito funcionamento do gerador de energia.

Afinal, é preciso garantir que o equipamento funcionará no momento em que for solicitado.

Neste caso, o aluguel de geradores costuma ser mais vantajoso que a compra, principalmente em função do serviço prestado. Ao alugar, a Locadora fica responsável por todo o processo desde o dimensionamento correto da geração, instalação, comissionamento e todo o suporte durante o período contratual.

É possível estabelecer em contrato um SLA (service level agreement), onde a locadora tem até x horas para reestabelecer a energia em caso de falha do grupo gerador.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário