Home Dicas Assédio no audiovisual: Curso para amenizar essa cultura invasiva

Assédio no audiovisual: Curso para amenizar essa cultura invasiva

por Paulo Fernandes Maciel

Azeitona Pessoas e Cultura ministra curso sobre combate ao assédio no audiovisual em evento destinado a profissionais do setor

O ambiente da produção audiovisual é conhecido por sua informalidade, dinamicidade e hierarquia complexa. Com a crescente influência de streaming e grupos internacionais, que trazem novas exigências como códigos de conduta, políticas de integridade, e treinamentos anti assédio no audiovisual, o cenário está mudando rapidamente.
No Brasil, as produções estão começando a ser feitas fora dos estúdios tradicionais, intensificando a necessidade de novas abordagens para a gestão e cultura no setor.

Programação do curso contra o assédio audiovisual tem como tema a gestão de pessoas como caminho para a criação de uma cultura inclusiva de trabalho

Pensando nesse cenário, Aila Sampaio e Babi Teles, fundadoras da Azeitona Pessoas e Cultura, empresa referência em gestão de pessoas e cultura organizacional da indústria criativa, ministram curso “A gestão de pessoas como caminho para combate ao assédio e a criação de uma cultura inclusiva de trabalho”, dos dias 26 a 28 de agosto, das 19h às 22h. A iniciativa, do b_arco (https://barco.art.br/) acontece de forma online e ao vivo, como parte do programa “Jornada de Produção Audiovisual”, que propõe uma trilha de formação com 5 cursos.

assédio no audiovisual


Mais sobre o curso

A pressão por orçamentos reduzidos e prazos apertados adiciona uma camada extra de complexidade, e uma pesquisa realizada pela UNI Global Union e pela Federação Internacional de Atores (FIA) em março de 2022, revelou que mais de 80% dos profissionais de audiovisual já sofreram ou testemunharam algum tipo de violência, com um percentual de 95% entre grupos historicamente minorizados. A constante rotatividade de equipes entre projetos acirra a preocupação com possíveis retaliações ao fazer denúncias, enquanto a falta de treinamento formal em soft skills cria lacunas no desenvolvimento profissional.
O curso, dividido em três encontros, abordará as estratégias sustentáveis e práticas de gestão de pessoas que visam a construção de um ambiente mais seguro e inclusivo. A proposta é destacar como a gestão eficaz de pessoas pode servir para a promoção de uma cultura de respeito e igualdade no setor. “Nosso objetivo é revisitar a importância de um gerenciamento consciente e responsável das relações interpessoais no ambiente de trabalho. O combate ao assédio deve ser uma prioridade em uma indústria operada durante décadas com um modelo de guerrilha”, afirma Aila Sampaio, CEO da Azeitona Pessoas e Cultura.

Cronograma das aulas sobre assédio no audiovisual


Aula 1: Contexto atual do audiovisual, soft skills, princípios inclusivos de gestão, mediação de conflitos e feedback.
Aula 2: Gestão de denúncias humanizada, compliance e pertencimento, estudo de caso.
Aula 3: Criação de ambientes preventivos, diversidade, equidade e inclusão, role play e pocket learning.

Mais sobre a Azeitona Pessoas e Cultura


Nascida para responder perguntas que questionam o ambiente de trabalho da indústria criativa, a Azeitona Pessoas e Cultura propõe ajudar organizações da indústria criativa a inovarem em RH e acelerarem a transformação cultural. O objetivo da Azeitona é contribuir com consultorias, gestão de casos e denúncias, programas de inclusão e equidade, alocação e desenvolvimento de RHs, coordenação de cenas íntimas e aprendizagem para que todas as pessoas envolvidas em uma produção se sintam respeitadas, ouvidas e tenham orgulho de produzir arte.

Empresas como Netflix, Warner Bros, Gullane, A Fábrica e Porta dos Fundos estão entre os clientes atendidos pela Azeitona Pessoas e Cultura. Nesse contexto, as produtoras e streamers podem usufruir de desenvolvimento de lideranças, gestão de casos e denúncias, formação em RH de produção, consultoria em saúde mental e segurança psicológica, entre outros.

Líder de negócios com experiência em execução de gerenciamento de mudanças, Aila atuou por mais de 17 anos em RH, inclusive em empresas do mercado do entretenimento, como a Rede Globo e a Netflix. Babi Teles é jornalista e há mais de 15 anos trabalha com recursos humanos. Fez carreira em empresa brasileira, tendo trabalhado na Líbia, com desafios específicos na Tunísia, Tailândia, Sri Lanka e diversas cidades do próprio Brasil. As fundadoras da Azeitona se posicionam como vozes consistentes em prol da equidade, da inclusão e da representação.

Saiba mais no Site: https://www.azeitonaconsultoria.com.br

Serviço

Curso online ao vivo

Data: 26 a 28/08/2024

Horário: 19h às 22h

Inscrição para participação online: https://barco.art.br/eventos/diversidade-inclusao-e-compliance-no-audiovisual/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações