Home Dicas Área de informática | garantia de bons negócios

Área de informática | garantia de bons negócios

por Paulo Fernandes Maciel

Como se especializar na área de informática e ter sucesso na área

Você já pensou em como se especializar na área de informática e ter sucesso na área? Hoje em dia, existem muitos cursos de Informática Avançada e até mesmo de outras áreas dentro do mesmo universo, além de muitas vagas de emprego e oportunidades de empreendedorismo para quem atua nesse segmento ou tem conhecimentos específicos . Por isso, dominar a Informática pode ser uma boa forma de ter sucesso profissional.

Para se ter uma ideia, a área de TI é, hoje, uma das que mais cresce no Brasil, tanto em faturamento, quanto em oportunidades de empregos. Além disso, por causa de inovações como Big Data, Machine Learning, Inteligência Artificial, Computação em Nuvem e muitos outros, empresas de todos os segmentos estão contratando muitos profissionais de informática ou o serviço de empresas especializadas na área.

Portanto, é muito útil aprender como se especializar na área de informática e ter sucesso na área. Quer aprender mais sobre isso?

Então siga a leitura abaixo!

área de informática

Como se especializar na área de informática e ter sucesso na área em 5 passos

1. Aprenda o básico sobre como computadores funcionam

O primeiro passo para poder se especializar na área da Informática é entender o básico sobre o setor. Isso é importante pois uma formação básica bem feita, em que se domina os preceitos centrais do assunto, ajudarão a perceber as opções disponíveis para você, bem como entender melhor quando você começar a se especializar.

No entanto, não é porque estamos falando em “básico”, que queremos dizer “superficial”. Na verdade, é bem o oposto disso. Básico, nesse contexto, significa aquilo que dá base. A ideia é justamente obter o conhecimento que é primordial para poder construir uma carreira sólida e duradoura por cima. Somente assim será possível encontrar os resultados que você deseja ter no futuro.

2. Escolha uma subárea de informática para trabalhar

Depois de você dominar o básico sobre o assunto, é hora de escolher uma subárea da Informática para poder se especializar. Isso é necessário pois a Informática é um campo de conhecimento enorme, em que não dá para ficar sem se especializar. Por exemplo, não existe alguém que é “Informático”, mas sim um programador, um assistente técnico, etc.

A parte boa é que existem muitas áreas diferentes nas quais se especializar. Veja algumas:

  • Programação web;
  • Desenvolvimento de aplicativos móveis;
  • Programação para games;
  • Assistência técnica;
  • Técnico de Redes;
  • Cloud Computing;
  • Machine Learning;
  • Cientista e Analista de Dados;
  • Analista de segurança.

Essas são só algumas das possíveis áreas da Informática nas quais você pode se especializar. Por isso, conheça um pouco de cada uma e veja qual delas tem mais a ver com você.

3. Entenda que cursos só o levarão até um ponto

Um ponto importante para entender sobre a Informática é que essa é uma área que está se expandindo nesse momento. Por exemplo, não é como se formar em Contabilidade que, por mais que seja uma área que passe por desenvolvimentos, têm a mesma lógica desde sempre.

A informática é uma área em que nascem subáreas do nada. Por exemplo, há 15 anos ninguém sabia sequer o que era Cloud Computing. Hoje em dia, é um dos maiores segmentos da Informática. O mesmo vale para a Ciência de Dados ou o Machine Learning. Quem sabe qual será a próxima subárea a crescer?

Pensando nisso, é essencial saber que nem sempre você conseguirá ir até o fim dos estudos com cursos apenas. Alguns conhecimentos estão em desenvolvimento agora mesmo, por exemplo.

Por isso, você terá que ter uma postura de cientista e explorar os conhecimentos, vendo blogs de profissionais, lendo papers e estudos, além de fazer experimentos por conta própria. Apenas isso permitirá que você domine mais conteúdos na área.

4. Siga estudando e fazendo testes por conta própria

Como mencionado, você precisará continuar estudando e fazendo testes por conta própria. Isso é importante pois ajudará a desenvolver mais seus conhecimentos e a colocar em prática os conteúdos que você aprendeu. Sem praticar, esses conhecimentos nunca ficarão firmados na sua cabeça.

5. Desenvolva experiência e documente-as

Por fim, não esqueça que você é um dos responsáveis por avançar o conhecimento em áreas que ainda são nascentes. Por exemplo, o Brasil tem uma cena muito forte de Segurança Digital. Isso porque são dezenas de profissionais que atuam regularmente fazendo experiências e sendo criativos na busca por formas de quebrar e proteger códigos. Mesmo assim, 4 em cada 10 empresas da área não têm políticas de segurança digital.

Esse trabalho, depois, é documentado e ajuda empresas a elaborarem ferramentas mais importantes e úteis para o público. Por isso, sempre que você fizer um experimento, documente-o para poder mostrar para os outros.

Pronto! Agora você já aprendeu como se especializar na área de informática e ter sucesso na área. Agora é só colocar essas 5 dicas em prática para aumentar a sua chance de alcançar sucesso profissional ou empreender da maneira certa. Dessa forma, você conseguirá preparar o caminho para realizar o seu sonho profissional. Ótimo, não é mesmo?

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de deixar um comentário abaixo!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário