5 Ferramentas de Análise de Sentimentos Fundamentais para comerciantes de mídia social.
A análise do sentimento vai além de gostos, compartilhamentos e comentários nas mídias sociais.
Ela usa ferramentas de processamento de idiomas para avaliar sentimentos por trás de termos e frases nas plataformas de redes sociais (ou seja, opiniões, comportamentos e emoções).
As ferramentas mais eficientes de análise do sentimento ajudam os profissionais de marketing a avaliar informações e insights do público;
Diferentes tipos de comentários, incluindo críticas positivas e negativas, opiniões, ideologias contraditórias e muito mais.
Para os profissionais de marketing para capturar a complexidade das reações das pessoas nas mídias sociais, a análise do sentimento ajuda a definir e polir sua estratégia.
Não veja e interprete apenas os números;
Use a ferramenta análises de sentimentos para cavar um pouco mais e verificar métricas de qualidade.
Qualidade de compromisso, qualidade de compartilhamento, opiniões, taxas de satisfação;
Re-tweets e respostas são parte de uma campanha eficiente de rastreamento e monitoramento.
Nós detalhamos 5 ferramentas de análise de sentimentos fundamentais que todo comerciante de redes sociais deve implementar para negócios.
Tenha um olhar mais atento.
1. Alertas do Google
O Google Alerts é uma ferramenta GRATUITA de análise de sentimentos que permite às empresas rastrear e ouvir conversas sobre elas nas mídias sociais.
O melhor dos Alertas do Google é que você pode observar de perto todos os que ligam para sua marca e negócios.
Use-o para:
Monitorizar a presença on-line da sua empresa
Verificar se os seus clientes potencializam o seu negócio com comentários e gostos
Verificar se os seus clientes potenciais têm queixas.
2. Google Analytics
Os comerciantes de redes sociais podem usar o Google Analytics para descobrir quais canais têm o maior impacto nas perspectivas, compradores e assinantes.
A ferramenta destaca muitas funcionalidades, mesmo que seja grátis.
Use-o para descobrir exatamente como os visitantes localizaram seu site.
Otimize palavras-chave e encontre os termos exatos que seus visitantes digitam nos mecanismos de busca para localizar seu site.
O Google Analytics é uma poderosa ferramenta de análise de sentimentos que ajuda os comerciantes a elaborar relatórios e anotações personalizados para manter o olho nos esforços de marketing e design do site.
Para obter informações mais valiosas sobre a forma como o seu público se sente ao acessar suas páginas de redes sociais, o Google Analytics é ótimo no monitoramento de experiências on-line.
Relatórios de audiência no Google Analytics ajudam os comerciantes:
Compreender o público
Segmente sua lista seguindo critérios como idade, gênero, localização e até interesses pessoais.
3. Facebook Insights
O Facebook Insights é uma ferramenta que aborda páginas empresariais do Facebook com mais de 30 curtinhas.
Os comerciantes podem usá-lo para ver:
Número total de fãs
Número total de gostos
Usuários ativos diariamente
Demografia
visualizações de página
A página gosta / não gosta
Exibições de página únicas
Número do fã.
Essas métricas podem ser usadas para elaborar uma análise completa do sentimento.
Insights é excelente em níveis de engajamento de rastreamento.
Use o “Relatório de mensagens” para avaliar:
Quando os fãs estão online:
Isso dá uma perspectiva mais ampla de quando os seguidores iniciam o login e estão ativos.
Tipo de postagens:
Informações sobre como o envolvimento de suas postagens são
Estatísticas das postagens publicadas: uma visão geral de todas as suas postagens publicadas, incluindo estatísticas detalhadas para cada um (por exemplo, cliques, ações, compartilhamentos e comentários).
4. Tweetstats
Tweetstats é uma útil ferramenta de análise de sentimentos ainda pouco usada;
Que ajuda os profissionais de marketing a rastrear e medir parâmetros específicos do Twitter, incluindo:
Média do tweet por dia
Taxa de crescimento dos seguidores
Estatísticas de resposta
Tweet timeline
Tweets por hora / mês.
Com o Tweetstats, você pode comparar diferentes contas do Twitter para obter uma visão geral do progresso geral da página;
E do relacionamento geral que você possui com seus principais concorrentes.
5. Grade do site powered by Hubspot
A Grade do site é uma ferramenta que usa mais de 35 métricas para avaliar seu funil de marketing. Pegue a presença on-line do seu site no próximo nível e analise seu potencial de marketing.
A Grade do site usa as métricas acima mencionadas para fornecer um grau de marketing geral que varia de uma escala de 1 a 100.
Analisa:
Regularização do blog
Tweet Frequência
Atualizações do Facebook
Conversão de visitantes em leads
As métricas destacadas destacam o que precisa ser feito para melhorar suas prioridades de marketing.
Se houver algo que possa ser melhorado – como o nível de legibilidade de suas postagens ou níveis eficientes de sua campanha de marketing de redes sociais;
O Site Grader fornece recursos que o ajudam a aperfeiçoar seus esforços de marketing on-line.
Tabela de comparação
Para uma melhor visão geral das principais ferramentas de análise de sentimentos para os comerciantes de redes sociais;
Criamos uma breve comparação, destacando os recursos principais e as coisas que mais amamos sobre as ferramentas.
Observe que o desafio do sentimento quando o marketing nas mídias sociais é mais fácil dizer do que fazer.
Felizmente, há ferramentas para orientá-lo na direção certa.
O sucesso depende da quantidade de informações e insights que você tem em seu público.
Quanto mais você sabe sobre seus gostos e desgostos, melhores chances você tem que entender como se sentem.
Ouça e fique atento às menções de marca, gostos, compartilhamentos e comentários;
Utilise ferramentas de análise de sentimentos para obter uma melhor visão e entendimento.
Créditos: Florian Hiess