Por que contratar uma agência de SEO?
Apesar dos resultados positivos que pode gerar para uma empresa, ainda é comum uma certa resistência ao contratar uma agência de SEO. Talvez isso aconteça pelo fato de o trabalho que as agências especializadas em otimização para motores de busca não serem conhecidas pelas empresas que não buscam esse serviço.
Afinal, o que elas fazem? Como sei que está na hora de contratar os serviços dessas agências?
Pensando nisso, separamos algumas perguntas comuns que podem surgir, quando o assunto é contratar os serviços de uma agência de SEO. Então, leia até o final para entender melhor como ela pode ajudar o seu negócio.
O que é SEO e qual a sua importância?
Ao contratar esses serviços, você estará contratando alguém para ficar responsável pela parte digital de seus negócios. Uma agência de SEO pode, inclusive, fazer ajustes na área da programação ou elaborar o site completo para a sua empresa.
Além disso, elas são responsáveis também pela produção de textos e artigos para blogs e sites. Não ficam restritas, entretanto, à produção de conteúdo. Pelo contrário, as melhorias são sempre buscando desenvolver a otimização para motores de busca.
A primeira vantagem em contratar os serviços de uma agência de SEO é que ela cuida do marketing digital do seu negócio. Afinal de contas, ao contrário do que muitos pensam e afirmam, o marketing digital não deve ficar sob a responsabilidade de uma única pessoa dentro da sua empresa.
Como um dos pilares que estão em ascensão nos negócios, o marketing digital deve ficar sob a responsabilidade de uma equipe especialista, que saiba gerenciar e indicar os melhores caminhos para a obtenção dos resultados.
Dessa forma, ao essa tarefa aos cuidados de uma agência de SEO, você terá a certeza de que o seu negócio contará com as melhores estratégias na internet.
Afinal, como o marketing digital é muito amplo, não faz sentido apenas uma pessoa cuidar dessa área tão essencial em qualquer negócio.
Como se não bastasse, uma agência de SEO também cuidará das redes sociais de sua empresa.
Resultados do trabalho de uma agência de SEO
Os resultados obtidos dessa parceria vão depender de quais são os seus objetivos. Porém, se você ainda não conseguiu estabelecer as metas para o seu negócio, também pode procurar por uma agência de SEO para consultar dicas e possíveis caminhos para o sucesso do seu negócio.
Dê preferência para agências conceituadas, e que possuam experiência no seu nicho de mercado.
Falando em resultados, você deve ter o melhor direcionamento de recursos também. Contratar uma equipe sem conhecimentos técnicos no assunto pode ser perda de tempo e dinheiro.
Por isso, a contratação de uma agência de SEO é importante para os seus negócios. Há um direcionamento dos recursos para especialistas no assunto. Além disso, sua empresa terá o melhor em se tratando de estratégias de conteúdo, marketing digital e resultados em motores de busca.
Qual o papel de uma agência de SEO?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o trabalho de uma agência de SEO não envolve apenas a produção de conteúdo.
Claro que o conteúdo representa uma parte relevante do serviço prestado, como textos, vídeos e infográficos. Porém, vai além disso.
Antes de colocar a mão na massa, normalmente é realizada uma consultoria SEO, para entender quais são as demandas mais importantes e que precisam de atenção. Afinal de contas, as equipes de SEO são compostas por profissionais de TI, marketing e comunicação social.
Essas equipes vão analisar as metas estabelecidas, utilizar as técnicas de SEO mais apropriadas e colocar em ação as estratégias propostas.
As estratégias são pautadas em cima de outras pesquisas que a equipe responsável fará. Para obter resultados, a equipe pesquisa sobre concorrência, nicho de mercado e público-alvo. Tudo isso para realizar entregas que sejam de acordo com o perfil da sua empresa, e os objetivos que estabeleceu.
Quanto custa o serviço de uma agência de SEO?
Os valores cobrados pelo serviço de uma agência de SEO depende de uma série de fatores. Assim como em outros ramos, a agência cobrará de acordo com o tipo do cliente, e os seus objetivos.
Normalmente, a cobrança do valor é sobre a quantidade de serviços prestados, e no nicho de atuação da sua empresa.
Você pode simplesmente contratar apenas alguns textos por mês, ou ainda contratar esse pacote de artigos e uma mudança de plataforma, por exemplo.
Como os tipos de serviço variam muito, e os objetivos dos clientes também, a agência de SEO pode cobrar diferentes valores para os mais diversos clientes.
Porém, cabe lembrar que contratar uma agência especializada em otimização de motores de busca não é um gasto, mas sim um investimento. Enfim, você está investindo e direcionando o seu orçamento para uma prestação de serviços séria e comprometida.
Quais são os principais cuidados na hora de contratar uma agência de SEO?
Assim como qualquer outro serviço, você deve buscar uma agência de SEO que seja conceituada. Se você ainda não sabe por onde começar a busca, nós vamos dar algumas dicas sobre o que você deve se atentar ao avaliar as agências.
Como o conceito de Marketing Digital está cada vez mais presente nas empresas, e a sua importância também está cada vez mais reconhecida, algumas agências acabam fazendo promessas milagrosas.
Essas promessas são muito perigosas e você deve ficar de olho. Como são poucas as agências que estão acima da média, também não são todas que podem cumprir com o que prometem.
Por exemplo, as empresas que garantem a primeira posição nos resultados do Google desconsideram muitos fatores. Não adianta a sua empresa atender apenas ao público local X, mas aparecer em primeiro lugar nos resultados da empresa Y.
Além da posição de resultados, a empresa deve considerar a efetividade dessa visibilidade. É importante se atentar ao tráfego gerado e à sua capacidade de conversão.
Considerações finais
Algumas agências insistem que apenas o SEO é necessário para a sua empresa, mas não é sempre assim. É bom sempre considerar o marketing outbound, verificar outras ações que podem ser boas e relevantes para a sua empresa, e não perder nenhuma oportunidade.
O marketing digital é sim importante e está cada vez mais presente nos negócios. Porém, ainda existe uma parcela de clientes que prefere as compras e o contato presencial.
Procure saber se os conteúdos que a agência de SEO faz são originais. O plágio é crime, e pode trazer má reputação aos seus negócios. Por fim, o atendimento da agência de SEO deve ser de qualidade e eficaz.
Afinal, não são só os resultados que você vai obter. Ela precisa ter um suporte qualificado caso você tenha dúvidas, assim como uma equipe responsável por passar os feedbacks de cada etapa da produção.
Resultado do CopySpider: 0,41%