Como fazer a impressão do cardápio ser original
A criação de um cardápio original abrange desde a escolha dos ingredientes e vai até a impressão do cardápio.
Quando você decide montar um restaurante a primeira coisa a ser feita é um estudo de concorrência e, com isso, uma análise dos pratos. Mas, além da cozinha, existem algumas dicas visuais que podem ser aplicadas para criar um material atraente para os clientes.
A impressão de cardápio original tem tudo a ver com a sua marca
A primeira delas é apostar na influência de um bom texto.
No cardápio é preciso descrever os ingredientes, certo?
Então, aproveite a chance e redija um texto que brinque com os sentidos do leitor, usando palavras e expressões que podem trazê-lo mais próximo da marca.
Não se esqueça de valorizar cada ingrediente, por exemplo, “tomates frescos e firmes foram rigorosamente selecionados para o preparo do nosso maravilhoso molho à bolonhesa”.
A casa deve ser destaque
Estudar o posicionamento e a identidade visual da concorrência faz parte das etapas iniciais de abertura de um restaurante, afinal, é imprescindível que cada estabelecimento se destaque e se diferencie em relação aos demais.
Por isso, traga a identidade da marca e do local para o cardápio, o resultado será um material bastante original.
Imagens reais sempre que possível
Usar imagens reais dos pratos é uma das recomendações para encantar clientes com a impressão de cardápio.
No entanto, a fotografia do seu produto não precisa ser algo padronizado, em um fundo branco, a identidade do seu restaurante deve estar nela também.
Por exemplo, se for uma hamburgueria com um estilo mais rústico e artesanal;
As fotos podem ser compostas com objetos de madeira e a iluminação um pouco mais dirigida sobre o produto.
Identidade de marca é preponderante
A identidade visual da sua marca ainda pode ser aplicada no layout do cardápio, como:
Na diagramação, cores, fontes e faca, que determina o formato da peça.
Para ser original busque um corte diferente, mas que acompanhe os objetivos de comunicação do seu negócio.
Cuidados com a língua escrita
Antes de partir para a fase de impressão de cardápio é preciso se certificar de que o material esteja condizente com o perfil do seu público.
Por isso, revise o cardápio, cheque se estimula o consumo e está de fácil entendimento e, claro, se não contém erros de português.
Feito isso, é só procurar uma gráfica de confiança e que atenda suas expectativas de produção.