Home Dicas 6 dicas preciosas para otimização de vendas na ‘Era do Mobile Social’

6 dicas preciosas para otimização de vendas na ‘Era do Mobile Social’

por Agência Canal Veiculação

O acesso a websites via dispositivos móveis aumenta a cada dia. Neste contexto, algumas dicas simples podem transformar positivamente a experiência do consumidor no ambiente virtual e ainda converter o tráfego em receita para as empresas.

Nos dias de hoje ter um simples website já não é suficiente para gerar conversões de vendas. Para obter sucesso na web é necessário investir em um design atraente, mecanismos simples de busca, conteúdo relevante e que se conecte com a presença da sua marca nas redes sociais, o que ajudará a sua empresa a impulsionar novos negócios.

Diante deste cenário, é importante ressaltar que a porcentagem de visitantes a sites B2B que o fazem através de dispositivos móveis teve um aumento de 50% no último ano (Webbiquity), e mais de 59% dos decisores e influenciadores B2B usam seus smartphones para acessar informações sobre a compra de produtos ou serviços (eMarketer 2012). Além desses números, outra informação relevante é que os profissionais de marketing elencam as mídias sociais como o segundo mais importante canal de buscas de informações sobre produtos e serviços.

Com isso, o crescente uso das mídias sociais e dos dispositivos móveis entre os consumidores traz aos profissionais de marketing vários elementos-chave que devem ser considerados para ajudar a alavancar as taxas de conversão do seu site:

 

1. Leve em consideração os comentários e depoimentos de clientes:

Cada vez mais consumidores estão investindo seu tempo na busca por produtos antes mesmo de serem comunicados pelas empresas. Entre as primeiras informações que esses prospects buscam estão os depoimentos de outros clientes. Eles querem conhecer a experiência que outros consumidores tiveram com o produto ou serviço antes de investirem seu tempo e dinheiro. Por isso, as empresas devem estar atentas a esta necessidade incluindo tais depoimentos, tanto na versão padrão, quanto na mobile do website. Também, é importante estar atento ao que estão dizendo sobre a empresa através dos diversos canais sociais para poder rapidamente solucionar eventuais casos de insatisfação.

2. Pergunte apenas o que é importante:

Quanto mais obstáculos você inclui no caminho entre o cliente e a conclusão da compra, maiores as chances dele desistir antes de finalizá-la. Se você está tentando coletar informações através de um formulário, não pergunte nada de que você não precise. Recomendamos manter formulários com, no máximo, quatro campos (os três mais comuns são: nome, sobrenome e email). Além disso, considere também o uso de um perfil progressivo e ferramentas que extraiam os dados das mídias sociais para reunir e integrar informações adicionais ao seu banco de dados.

3. Ofereça um conteúdo relevante:

O crescimento do uso das mídias sociais tem sido acompanhado pelo crescimento do marketing de conteúdo. Se o seu objetivo é fazer com que formadores de opinião, decisores e consumidores convertam suas ideias através de white papers, webinars, guias, artigos em blogs, ou em qualquer outro formato, esses conteúdos precisam de fato ser relevantes. Um recente estudo realizado pelo B2B Marketing Insider identificou que os fornecedores que produzem conteúdo de baixa qualidade são 27% menos propensos a serem considerados no processo de decisão e têm 40% menos chances de ganhar o negócio.

4. Enfatize a experiência positiva do usuário e o design intuitivo:

A conversão deve ser simples e rápida, com o mínimo de distrações. O cliente não deve esperar mais do que alguns segundos para o carregamento da página, e os próximos passos devem sempre ser simples e fáceis de identificar. No acesso móvel, isso significa criar botões grandes e óbvios o suficiente para que se destaquem, orientando o consumidor a clicar neles. Certifique-se de visualizar seus projetos de páginas e templates de email em um layout móvel (em vários tipos de dispositivos e provedores de email, se possível) para que você saiba como os usuários irão visualizar o seu design.

5. Os altos executivos da empresa devem estar nas mídias sociais:

Um estudo da eMarketer verificou que 77% dos compradores preferem comprar de uma companhia em que seu CEO interage ativamente nas redes sociais, enquanto 94% disseram que a participação de uma marca nas mídias sociais melhora a sua imagem. É importante que a empresa tenha presença nesses canais, e não se deve subestimar a relevância do envolvimento dos altos executivos.

6. Analise os dados:

O tráfego que chega ao seu site provém de todos os canais, principalmente dos digitais. Você pode usar um serviço de análise para avaliar quais desses canais estão gerando um maior número de conversões, o que irá ajudá-lo a identificar as campanhas e canais em que você deve concentrar mais esforços e investimentos. O rastreamento de páginas com altas taxas de rejeição pode ajudar a diagnosticar as áreas problemáticas que estão impulsionando os consumidores a deixarem o seu site. As análises podem até mesmo revelar quais palavras-chave têm as maiores taxas de conversão, para que você saiba para onde e como direcionar a sua mensagem.

*Edson Barbieri é Managing Director da ExactTarget LATAM, provedora global de soluções SaaS (Software as a Service) para marketing digital interativo cross-channel.

 

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