Home Dicas 5 motivos para trocar seu financiamento por um consórcio para apartamento

5 motivos para trocar seu financiamento por um consórcio para apartamento

por Paulo Fernandes Maciel

Confira 5 bons motivos para trocar seu financiamento por um consórcio para apartamento

O consórcio imobiliário permite que você faça a compra de um bem imóvel de maneira planejada e parcelada. Entre as possibilidades de uso, há o consórcio para apartamento, que ajuda na aquisição da unidade ideal para as suas necessidades.

Com essa alternativa, você tem muito mais vantagens do que escolher um financiamento. Então, que tal descobrir por que trocar o financiamento pelo consórcio para apartamento?

Continue a leitura e descubra 5 motivos que ajudam a justificar essa decisão!

consórcio para apartamento
Embora haja sinais de que a crise no setor está diminuindo, as expectativas dos empresários continuam pessimistas. A intenção de investimentos é uma das mais baixas desde 2013.

1. Sem pagamento de juros com o consórcio

Uma das vantagens mais importantes do consórcio para apartamento em relação ao financiamento é o fato de não haver a cobrança de juros. Ou seja, você não precisará pagar juros sobre juros em relação ao montante devido quando escolher o consórcio.

Com o financiamento, você fica obrigado a pagar uma taxa anual, que incide em cada parcela. Então, quanto mais tempo você passa financiando o imóvel, maior é o custo efetivo total (CET) da operação.

No caso do consórcio, é diferente. A principal cobrança é a taxa de administração, que corresponde a um percentual que incide sobre o valor da carta de crédito. Em vez de a cobrança variar com o tempo, ela é fixa, por ser diluída nas parcelas.

Essa vantagem faz com que você tenha a chance de economizar, sem ter que adquirir um apartamento mais barato, por exemplo.

2. Parcelamento integral do valor via consórcio para apartamento

Outro diferencial é que o consórcio não exige que você dê uma entrada, o que garante que o valor seja integralmente parcelado. Então, se você ainda não fez o seu financiamento, é mais interessante recorrer ao consórcio — especialmente, se você não tiver nenhum dinheiro guardado.

No caso de você ter um montante adequado para pagar como entrada, mesmo assim o consórcio se mostra mais vantajoso. Sabe por que isso acontece? Devido à possibilidade de oferecer lances!

Você pode utilizar o montante como lance fixo ou livre, dependendo das condições do contrato. Nessa situação, você tem mais uma chance de antecipar a sua contemplação.

Se o seu lance for considerado o vencedor, você passa a ter acesso direto ao valor da carta de crédito. Além de tudo, é uma forma de abater uma parte do valor a ser pago, reduzindo o tempo necessário até a conclusão da sua obrigação financeira.

"ligado”

3. Flexibilidade para utilizar o valor

O consórcio para apartamento também é mais vantajoso que o financiamento porque ele é mais flexível, em relação ao uso do dinheiro para a compra. No caso do financiamento, é bastante comum que você tenha que atender a critérios como local do imóvel, preço de avaliação e até as condições dele.

Isso acaba limitando seu poder de escolha e você pode terminar comprando um imóvel que, na verdade, não é perfeito para você. Além disso, certos tipos de financiamento não ficam disponíveis, caso você já seja dono de um imóvel.

Com o consórcio, por outro lado, você tem muito mais liberdade. É possível usar a carta de crédito do consórcio para comprar um apartamento novo, usado ou até mesmo na planta. Portanto, você tem muito mais poder de decisão, de acordo com as suas necessidades, expectativas e preferências. Se você quiser ter mais liberdade, essa é a escolha mais alinhada para você.

4. Negociação de compra mais fácil ao usar a carta de crédito

Outro destaque que indica por que trocar seu financiamento pelo consórcio para apartamento é a facilidade que você pode obter na negociação. Quando você decide financiar o imóvel, o vendedor recebe à vista, mas o trâmite costuma ser burocrático e até demorado.

Com a carta de crédito, por outro lado, a compra acontece à vista. Embora você pague parcelado, o pagamento é feito em dinheiro, de uma só vez, por parte da instituição responsável pela administração.

Logo, você tem a chance de negociar condições melhores, como descontos ou isenção de pagamento da documentação, como a escritura. Com isso, é possível economizar ou mesmo fazer mais com o seu dinheiro.

5. Menos burocracia para contratar o consórcio

Se você ainda não tiver contratado um financiamento, vale a pena ter atenção com essa dica. Ao decidir financiar o imóvel, você passará por um extenso processo de avaliação de crédito.

Ele envolve a análise dos seus documentos, das suas informações financeiras e do seu histórico de pagamento. A instituição que oferece o crédito busca saber qual é o risco que você oferece em relação ao uso do dinheiro.

Dependendo do resultado, você pode pagar uma taxa de juros mais cara ou até receber uma negativa quanto à contratação do crédito. Portanto, há uma demora considerável nesse processo.

Com o consórcio para apartamento, tudo é mais simples. Basta definir as condições ideais, simular o consórcio e contratá-lo junto à instituição administradora. Desse modo, a contratação é muito mais dinâmica — e a troca permite que você comece a realizar seu sonho mais rapidamente.

Como você acompanhou, trocar o financiamento pelo consórcio para apartamento pode ser a melhor alternativa se você quiser economizar e se quiser mais praticidade. Então vale a pena recorrer a essa escolha e aproveitar o que ela tem a oferecer!

Quer contratar um consórcio para comprar o apartamento dos seus sonhos? Simule agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações