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5 dicas para elaborar um conteúdo publieditorial

5 dicas para elaborar um conteúdo publieditorial

O publieditorial é uma poderosa ferramenta de marketing que utiliza das publicações em blogs e sites de notícia para a divulgação de produtos e serviços.

Ele é um post pago e sua grande vantagem com relação ao anúncio é que o publieditorial apresenta a empresa para o cliente através de uma abordagem sutil.

Isto dentro de um contexto amistoso e de interesse do publico leitor.

Através desta ferramenta, o anunciante tenta ganhar a atenção dos consumidores, oferecendo um conteúdo de valor, dentro do contexto da experiência do usuário.

 

Intuito do artigo

Este artigo tem como finalidade apresentar 5 dicas para a elaboração de um conteúdo publieditorial de qualidade, utilizando técnicas básicas de SEO, capaz de ajudá-lo a gerar “leads qualificados para o seu site, de forma orgânica e com baixo investimento.

Confira as dicas:

 

  • Entender a necessidade dos clientes

Muitas empresas tem a preocupação de divulgar seus produtos ou serviços online.

No entanto, quando se trata de um post patrocinado, primeiramente precisamos conhecer qual o cliente potencial para a aquisição do nosso produto ou serviço e por qual motivo este consumidor necessita do mesmo.

A tendência natural das empresas é oferecer o seu produto e elaborar conteúdos orientados na sua venda.

No entanto, o cliente fará uma compra e por um conjunto de motivos.

Motivos esses que precisamos descobrir para que seja elaborado o publipost relevante, que prenda a atenção do cliente e que o faça chegar ao nosso produto ou serviço de uma forma natural e espontânea.

Você pode elaborar uma lista dos motivos pelos quais os consumidores tenham interesse no que você pretende oferecer para ter os insights dos conteúdos a serem criados.

Exemplo: Uma empresa de antivírus provavelmente vai elaborar posts sobre tipos de ameaças online, novos vírus encontrados na web, entre outros, para alertar os usuários sobre os riscos e ameaças de ataques virtuais.

Com isto os usuários ficarão tentados a contratar o serviço de antivírus.

 

  • Identificação da palavra-chave

A escolha da palavra-chave é muito importante durante o processo de elaboração de um artigo, pois ela quem fará a ligação entre o seu conteúdo com o termo mais pesquisado sobre o assunto por usuários do Google e de outros buscadores, garantindo assim maior volume de acessos para o seu publipost.

O Google Trends é uma ferramenta muito utilizada para a identificação de volume de acessos de palavras-chave.

Com esta ferramenta, pode-se comparar qual o volume de buscas das palavras-chave de interesse para a escolha da melhor palavra-chave que será utilizada.

exemplo de utilização do Google Trends para a criação do publieditorial

Exemplo de utilização do Google Trends para a criação do publieditorial

Dica importante:

Para produtos muito concorridos, recomenda-se a utilização de palavras-chave mais extensas, chamadas de palavras-chave calda longa.

Isto porque com elas você evita a concorrência direta com sites de maior relevância e que possuem artigos que posicionarão acima do seu conteúdo na primeira página do Google.

Vale ressaltar que os artigos mais bem posicionados nas primeiras páginas dos buscadores são os mais clicados.

Exemplo:

Se você quer elaborar um texto cuja a palavra-chave é “tênis”, o seu conteúdo certamente ficará posicionado abaixo de grandes sites de e-commerce que também comercializam tênis, como Netshoes, Americanas.com, Walmart.com, entre outros.

Neste caso, recomenda-se a utilização de uma palavra-chave calda longa como, por exemplo, “tênis adidas feminino” pois a concorrência por esta palavra-chave será menor.

Uma fácil maneira de encontrar palavras-chaves calda longa é utilizando o próprio Google.

Você digita a palavra-chave e em seguida utiliza o “espaço” do seu teclado, que o próprio Google apresentará sugestões de palavras-chaves calda longa mais buscadas.

Utilização do Google para auxílio no encontro de palavra-chave calda longa para a criação do publieditorial

Utilização do Google para auxílio no encontro de palavra-chave calda longa

 

  • Elaboração do conteúdo

É recomendada a elaboração de um conteúdo extenso, exclusivo e de qualidade, pois com isto você difere o seu post dos artigos concorrentes, mostrando que a sua empresa possui autoridade no assunto.

Desta forma você gera mais valor para os seus usuários, garantindo assim um melhor posicionamento do seu publieditorial nos buscadores e por consequência mais acessos.

A palavra-chave escolhida deve estar inserida no título do post, bem como no primeiro parágrafo do texto, pois também ajudará no melhor ranqueamento em sites de buscas.

Além do título, o artigo também deve conter subtítulos, tópicos do post, um fechamento, bem como uma boa conclusão.

Imagens que elucidam informações relevantes ao texto, links de vídeos sobre o tema (se disponível), infográficos (se disponível) que complementem o seu conteúdo, também são bem recomendados para uma melhor experiência dos usuários.

 

  • Inserção dos links

Após entender as necessidades dos clientes, encontrar a palavra-chave ou a palavra-chave calda longa, elaborar o conteúdo de qualidade com imagens, vídeos, infográficos, etc, demonstrando que você é autoridade no assunto e que contextualize para os leitores a introdução do seu produto ou serviço, é hora de pensar na inserção do(s) link(s) para o publipost.

É recomendável a utilização dos links no meio do conteúdo como a “solução para um problema” ou ao final do texto, apresentando o produto ou serviço da empresa.

Recomenda-se também a utilização de links de sites terceiros que são autoridades em seus assuntos e que tenham uma ótima relevância para palavras ou termos dentro do post que não sejam de fácil compreensão e entendimento para todos os leitores.

 

  • Escolha da mídia para veiculação

Com o conteúdo finalizado, é hora de escolher o blog ou site de notícias para negociar a veiculação do seu publieditorial.

O mais recomendável é que o seu post esteja associado ao veículo de comunicação que possua sinergia ao conteúdo proposto.

Exemplo:

Se você elaborou um artigo sobre o lançamento de um “equipamento eletrônico” para a divulgação de um produto, é mais recomendado que você procure sites com categorias específicas de equipamentos eletrônicos ou blogs especialistas no tema.

Ou se você desenvolveu um texto apresentando um determinado aplicativo, é indicado que você publique-o em um site que possua a sessão de apps.

O OverBr, por exemplo, é um site de tecnologia e possui categorias específicas para:

Notícias, atualidades, apps, games, fotografia, gadget, lançamentos, empreendedorismo, mídia corporativa, palestras e eventos, dicas, artigos, entre outras.

Autoridade e relevância

A escolha de um veículo relevante e com autoridade no assunto influenciam e muito no desempenho de conteúdos publieditoriais.

O MOZ é uma ótima ferramenta para análise da autoridade de um site ou blog.

E ela possui uma versão gratuita que dispensa necessidade de investimentos financeiros para esta análise.

Análise de autoridade de um site através do MOZ

Análise de autoridade de um site através do MOZ

Quanto maior for o “PA” (Page authority, que determina a relevância de cada página que compõe o site) e o “DA” (Domain authority, que determina a relevância do site) maior será a chance de haver um bom volume de acessos no seu publipost em função de um bom posicionamento nas primeiras páginas em sites de buscas.

Inclusive, a publicação de um artigo com o link do seu site em um blog ou site de notícias com boa autoridade ajudará o seu próprio site a conquistar uma melhor relevância.

Isto ajudará a sua página a conquistar melhores posições em sites de busca e ser encontrado com mais facilidade pelos seus clientes.

Após feita essa análise ficará mais fácil para você decidir qual site ou blog você entrará em contato para negociar o valor para a publicação de seu post.

 

Resultados

O artigo apresentou 5 valiosas dicas de como elaborar um post patrocinado de qualidade que o ajudará a gerar “leads” qualificados para o seu site, de forma orgânica e de baixo custo.

Foi detalhada a importância de entender os motivos pelos quais os clientes se interessam por seu produto ou serviço para elaboração de um artigo que entregue o que os clientes buscam.

Além disso, foram apresentadas as formas para a identificação de palavras-chave e palavras-chave calda longa mais buscadas pelos usuários e a sua importância.

Este artigo também deu detalhes sobre a elaboração de um conteúdo de qualidade e estruturado, a inserção correta dos links, assim como a escolha do melhor veículo de comunicação para a negociação e veiculação do artigo.

Todos esses fatores são de suma importância e influenciam diretamente na boa performance do publipost.

Se elaborados de forma correta, o seu post patrocinado gerará para o seu site leads extremamente qualificados, pois serão de usuários envolvidos no contexto do conteúdo e consequentemente muito mais propensos à compras do que leads advindos de outras fontes de mídia paga.

 

Conclusão

Um publieditorial de qualidade e elaborado da forma correta é capaz de levar para o seu site um público mais “reduzido” se comparado a outras formas de publicidade mais genérica, porém infinitamente mais qualificado e muito mais propenso à compra de seu produto ou serviço.

O seu investimento é infinitamente menor se comparado com outras formas de publicidade, pois o investimento é feito apenas uma vez no momento da sua publicação.

O seu retorno sobre o investimento (ROI) bem maior se elaborado da forma eficiente, pois o publipost trará para o seu site tráfego de forma orgânica mensalmente.

Se você achou o artigo complexo ou não tem tempo disponível para a elaboração de publieditoriais.

Ssaiba que existem empresas especializadas em SEO e que você pode contratar este serviço.

Se você já tem o artigo finalizado, é hora de encontrar o veículo para publicá-lo.

 

Equipe OverBr.

Maiores informações para publicação de artigos: [email protected]

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